A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE OBJETIVO E METODOLOGIA DA CONTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE OBJETIVO E METODOLOGIA DA CONTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE OBJETIVO E METODOLOGIA DA CONTABILIDADE
Profª Marli Buzzo Sant’Ana Rodrigues OBJETIVO E METODOLOGIA DA CONTABILIDADE O ponto de partida para o estudo da teoria de uma ciência social como a Contabilidade é estabelecer seus objetivos.

2 OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O objetivo principal da Contabilidade é fornecer informação econômica, física, de produtividade e social relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. Contábil

3 Dedução e Indução O processo indutivo: Este processo consiste em obter conclusões generalizantes a partir de observações e mensurações parciais detalhadas. Muitas descobertas no campo da Física e em outras ciências foram possíveis pelo uso do processo indutivo. Em contabilidade, por exemplo, a aplicação da indução seria feita pela observação e análise de informações financeiras relativas a empresas e entidades.

4 Dedução e indução O processo dedutivo: é um método lógico que pressupõe que existem verdades gerais já afirmadas e que sirvam de base para se chegar através dele a conhecimentos novos. Em economia, por exemplo, tem sido formuladas leis gerais como a lei da oferta e da procura, no entanto, apesar do valor atribuído a essas leis na explicação dos fatos econômicos, suas exceções são facilmente verificadas.

5 Teoria normativa e positiva
O processo indutivo. Este processo consiste em obter conclusões generalizantes a partir de observações e mensuráveis parciais detalhadas. Muitas descobertas no campo da Física e em outras ciências foram possíveis pelo uso do processo indutivo. Em contabilidade, por exemplo, a aplicação da indução seria feita pela observação e análise de informações financeiras relativas a empresas e entidades. Teoria normativa, apoiada mais no dedutivismo, procura, de forma prescritiva, demonstrar como a contabilidade “deveria ser”, à luz de seus objetivos e postulados, que são dados e indiscutíveis. Teoria positiva, que surgiu na década de 60, procura explorar o caminho inverso, ou seja, descrever como a contabilidade é, entender por que é assim e procura prever comportamentos. Usualmente apoiada no método indutivo, procura estabelecer hipóteses que devem ser testadas, antes de chegar a conclusões parciais.

6 A Contabilidade Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco
CONCEITO É o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos a torna obrigatória para a maioria das empresas. Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco à deriva ao sabor dos ventos.

7 Diversos ramos de atividade:
APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE Contabilidade Geral Contabilidade Financeira Diversos ramos de atividade: Comercial Industrial Pública Bancária Hospitalar Agropecuária de Seguros Contabilidade Comercial Contabilidade Industrial Contabilidade Pública Contabilidade Bancária Contabilidade Hospitalar Contabilidade Agropecuária Contabilidade Securitária etc.

8 Técnicas Contábeis Escrituração Demonstrações Contábeis Auditoria
Análise de Balanços Consolidação de Balanços

9 Exercer seu papel social
Uma Empresa NÃO É um CORPO ISOLADO Conquistar Mercado Integração entre as funções Exercer seu papel social Ganhar Dinheiro AMBIENTE Governo Cultura Sociedade Concorrentes Clientes Fornecedores EMPRESA ÚNICO DIRECIONAMENTO

10 USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
Fornecedores Investidores Bancos Funcionários EMPRESA Sindicatos Concorrentes Órgãos de Classe Governos Outros

11 PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE
A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações. PESSOA FÍSICA é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo. (sem qualquer exceção).

12 PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE?
PESSOA JURÍDICA é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas. Entidade Contábil – Pessoa para quem é mantida a contabilidade, podendo ser pessoa jurídica ou física.

13 A Contabilidade nas Empresas Controller Tesoureiro Gerência de
Crédito e Cobrança Orçamento de Capital Contas a Pagar Conselho de Administração Comercial Adm. / Finanças Manufatura Presidente Contab. de Custos Depto. Fiscal Financeira

14 PILARES DA CONTABILIDADE
Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Entidade contábil – Uma pessoa para quem é mantida a contabilidade. Continuidade – Refere-se à entidade que está funcionando com prazo indeterminado; algo em andamento; não está em fase de extinção ou liquidação.

15 Postulados, princípios e convenções contábeis.
Registro pelo valor original – São todos os elementos do ativo que devem ter seus registros baseados no seu custo original de aquisição. Oportunidade – tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independe das causas que as originaram. Competência: demonstra que as despesas devem ser atribuídas de acordo com as receitas a que se referem.

16 Postulados, princípios e convenções contábeis.
Denominador comum Monetário: as Demonstrações Contábeis, sem prejuízo dos registros detalhados de natureza quantitativa e física, serão expressas em termos de moeda nacional de poder aquisitivo, ou seja, o denominador comum será a avaliação monetária. . Prudência- adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os componentes do Passivo.

17 Postulados, princípios e convenções contábeis.
Consistência ou Uniformidade: quando adotado um determinado processo entre vários possíveis, este não deverá ser modificado freqüentemente, a fim de não prejudicar a comparabilidade dos relatórios contábeis. Conservadorismo ou prudência: sempre que o Contador se confrontar com alternativas igualmente válidas para atribuir valores diferentes a um elemento do Ativo ou do passivo, deverá optar pelo mais baixo para o ativo e pelo mais alto para o passivo. Materialidade ou Prudência: determina que devem ser registrados na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna.

18 Postulados, princípios e convenções contábeis.
Materialidade ou Prudência: determina que devem ser registrados na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna. Objetividade: Para procedimentos igualmente relevantes, levando-se em consideração os critérios de objetividade e subjetividade, sempre deverão ser registrados os que puderem ser comprovados por documentos e critérios objetivos. Esta convenção tem o propósito de eliminar liberalismo nas escolhas de critérios, principalmente de valor.

19 Patrimônio Conceito: Patrimônio (riqueza)
Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa  Bens. Valores a receber e Direitos a Receber Direitos Contas a pagar, dívidas  Obrigações

20 Patrimônio BENS São as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Classificado em: Bens Tangíveis = Têm forma física, são palpáveis. Ex.: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas etc.) Bens Intangíveis = Não são palpáveis, não constituídos de matéria. Ex.: Marcas (Arisco, Coca-cola), patentes de invenção (direito exclusivo de explorar uma invenção).

21 Patrimônio BENS Pelo Código Civil:
OUT PUT Bens Imóveis = Vinculados ao solo. Não podem ser retirados sem destruição ou dano: edifício, árvores etc. Bens móveis = Podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais (semoventes), máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias.

22 Patrimônio BENS São as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Classificado em: Bens Tangíveis = Têm forma física, são palpáveis. Ex.: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas etc.) Bens Intangíveis = Não são palpáveis, não constituídos de matéria. Ex.: Marcas (Arisco, Coca-cola), patentes de invenção (direito exclusivo de explorar uma invenção).

23 Patrimônio BENS Pelo Código Civil:
OUT PUT Bens Imóveis = Vinculados ao solo. Não podem ser retirados sem destruição ou dano: edifício, árvores etc. Bens móveis = Podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais (semoventes), máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias.

24 Patrimônio Lado Esquerdo Lado Direito
Nesta representação, coloca-se no lado esquerdo Bens e Direitos e no lado direito, Obrigações Exigíveis. Lado Esquerdo Lado Direito

25 Bens + Direitos – Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido
O P.L. pode ser negativo ???

26 Bens + Direitos – Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido
PATRIMÔNIO DA CIA. TERESÓPOLIS BENS + DIREITOS OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS Bens Obrigações Direitos Patrimônio Líquido 130 TOTAL 4.630 TOTAL Patrimônio Líquido = $ 130 Bens + Direitos – Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido

27 PATRIMÔNIO LÍQUIDO Para se conhecer a riqueza líquida da empresa (ou pessoa): somam-se os bens e os direitos e, desse total, subtraem-se as obrigações; os resultado é a riqueza líquida, ou seja, a parte que sobra do patrimônio para a pessoa ou empresa. Ela é denominada patrimônio líquido ou situação líquida.

28 Demonstrações Financeiras Conceito.
ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Demonstrações Financeiras Conceito. Principais demonstrações financeiras. Períodos de apresentação das demonstrações financeiras. Requisitos para publicação das demonstrações financeiras.

29 Demonstrações Financeiras Usuários da Contabilidade
CONCEITO: Os dados coletados pela Contabilidade são apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada, formando assim os relatórios. Coleta de dados Contabilidade Relatórios Contábeis Usuários da Contabilidade Administração Bancos Governo Fornecedores Sindicatos

30 PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:
Balanço Patrimonial (BP) Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPAc) Notas explicativas (Notas de rodapé) Complementos das demonstrações

31 Balanço Patrimonial – uma introdução
ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO “Só um gênio consegue este milagre”

32 Balanço Patrimonial – uma introdução
IDENTIFICAÇÃO: O mais importante relatório contábil. Identifica-se com ele, a saúde financeira e econômica (no fim do ano ou qualquer data prefixada). Balanço Patrimonial Ativo Passivo e Patrimônio Líquido Lado Esquerdo Lado Direito Obs.: A Lei das Sociedades por Ações apresenta apenas o termo passivo.

33 Balanço Patrimonial – uma introdução
Representação Gráfica do Patrimônio: Ativo Passivo e PL Bens Máquinas Veículos Estoque Dinheiro Direitos Títulos a receber Depósitos em Bancos Obrigações Fornecedores Salários a Pagar Empréstimos Bancários Impostos a Pagar Patrimônio Líquido Capital Subscrito Integralizado Balanço Patrimonial Lado Esquerdo Lado Direito

34 Balanço Patrimonial – uma introdução
ATIVO: Conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa. São itens positivos do patrimônio. (Proporcionam ganho para a empresa) Contas a Receber Estoque de Produtos Acabados Máquinas e Equipamentos Prédios próprios Como considerar outros ativos? Prédios alugados Arrendamento de veículos, equipamentos etc.

35 Balanço Patrimonial – uma introdução
PASSIVO: Conjunto de obrigações exigíveis da empresa. Dívidas que serão reclamadas a partir da data do seu vencimento  PASSIVO EXIGÍVEL (CAPITAL DE TERCEIROS) Recursos de Terceiros (dinheiro); Capital de Terceiros; Fornecedores (de mercadorias); Funcionários (salários); Governo (impostos); Bancos (empréstimos) etc. Evidencia o Endividamento da empresa.

36 Balanço Patrimonial – uma introdução
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Total de aplicações dos proprietários na empresa Os proprietários (sócios, acionistas) fornecem meios para o início do negócio. A quantia inicial   PASSIVO NÃO EXIGÍVEL Recurso próprio ou Capital próprio Risco do capitalista Em caso de falência da empresa, o sócio perde o dinheiro investido (Investimento de risco) CAPITAL SOCIAL Patrimônio Líquido = Ativo (bens + direitos) – Passivo Exigível (obrigações exigíveis)

37 Balanço Patrimonial – uma introdução
O termo “Capital” em Contabilidade: Capital = Recursos Capital de Terceiros Capital Alheio Passivo = Obrigações = + Capital próprio = Recursos (financeiros ou materiais) dos Proprietários (sócios ou acionistas Patrimônio Líquido = = Capital Total

38 Balanço Patrimonial – uma introdução
O termo “Capital” em Contabilidade: Ativo Passivo + PL Bens Máquinas Veículos Estoque Dinheiro Direitos Títulos a receber Depósitos em Bancos Obrigações (Capital de Terceiros) Patrimônio Líquido (Capital Próprio) Balanço Patrimonial Capital Total

39 Balanço Patrimonial – uma introdução
O termo “Capital” em Contabilidade: Capital = Capital Nominal = Capital Social = Capital Registrado =Capital Subscrito (comprometido) Capital a Realizar (a Integralizar) – A aportar – (Ainda não colocado à disposição da empresa). Capital Realizado (Integralizado) – Aportado – (Colocado à disposição da empresa). Capital Social

40 Balanço Patrimonial – uma introdução
ORIGENS X APLICAÇÕES Caixa Estoque Máquinas Imóveis etc. Proprietários (PL) Fornecedores Governo Bancos Financeiras etc. Balanço Patrimonial Ativo P e PL (origens) Aplicações De terceiros e próprio $$$$$$$$ Origens de recursos $$$ $

41 Balanço Patrimonial – uma introdução
ORIGENS X APLICAÇÕES Aplicações dos Recursos que teve origem (Passivo e PL) = Todos os Recursos entram pelo Passivo e PL. Aplicações Ativo Passivo e PL Bens Máquinas Veículos Estoque Dinheiro Direitos Títulos a receber Depósitos em Bancos Obrigações Fornecedores Salários a Pagar Empréstimos Bancários Impostos a Pagar Patrimônio Líquido Capital Subscrito Integralizado Balanço Patrimonial Origens


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE OBJETIVO E METODOLOGIA DA CONTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google