A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO (POR QUE TUDO É TÃO CARO NO BRASIL?)  O Sistema Tributário constitui a arrecadação de recursos de um Estado (Impostos).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO (POR QUE TUDO É TÃO CARO NO BRASIL?)  O Sistema Tributário constitui a arrecadação de recursos de um Estado (Impostos)."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO (POR QUE TUDO É TÃO CARO NO BRASIL?)  O Sistema Tributário constitui a arrecadação de recursos de um Estado (Impostos).  Quase todos os investimentos públicos são realizados com dinheiro arrecadado pela cobrança de Impostos, que pode ser direta ou indireta.  Os impostos diretos recaem sobre a renda ou o patrimônio. Exemplos: Imposto de Renda (IR) Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) Imposto Territorial Rural (ITR)

2  Os impostos indiretos são embutidos nos preços de produtos e serviços. Exemplos: Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) Imposto sobre Serviços (ISS) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Fontes: Revista ÉPOCA e IBPT.

3 Fontes: pesquisa ÉPOCA, IBPT e International Telecommunications Union [Adaptado].

4

5  O que faz com que os produtos comprados pelos brasileiros sejam duas, três, até quatro vezes mais caros que no exterior?  Valorização do Real  Alta taxação dos produtos importados  Monopólios em diversos setores da economia no país ( Ex.: setor de cimento).  Impostos  Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil está entre os países com os impostos mais altos do mundo.

6  Elevação da carga tributária desde o final da década de Fontes: OECD, Heritage Foundation e IBPT

7  Os impostos elevados são além de tudo cruéis: como boa parte deles recai sobre os preços dos produtos, seus efeitos são muito maiores para os pobres. Fonte: IBPT

8  Os governos, principalmente o federal, gastam muito e precisam do dinheiro dos impostos para pagar suas contas, principalmente o custeio da máquina administrativa.  O Brasil cobra impostos de país desenvolvido mas não oferece à população às mesmas qualidades na prestação dos serviços públicos.

9  A alta carga tributária cobrada pelo país pode causar diversos obstáculos à economia brasileira, como:  Obstáculos ao crescimento.  Sonegação de impostos.  Dificuldade na administração dos impostos.

10 Referência Bibliográfica FUCS, José. Por que tudo é tão caro no Brasil? Revista ÉPOCA. 24 de maio de 2010, nº 627. p. 72.


Carregar ppt "SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO (POR QUE TUDO É TÃO CARO NO BRASIL?)  O Sistema Tributário constitui a arrecadação de recursos de um Estado (Impostos)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google