A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bibliotecas Digitais Danilo Gleimar Rodrigo. Biblioteca: Em busca do conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bibliotecas Digitais Danilo Gleimar Rodrigo. Biblioteca: Em busca do conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Bibliotecas Digitais Danilo Gleimar Rodrigo

2 Biblioteca: Em busca do conhecimento

3 Definição – Digital Library Federation (FDL) As bibliotecas digitais sao organizacoes que fornecem os recursos especializados pra selecionar, estruturar, oferecer acesso, interpretar, distribuir, conservar a integridade e assegurar a persistencia atraves do tempo de colecoes de trabalhos digitais para que estes estejam disponiveis de forma facil e economica para serem usados por uma comunidade determinada ou por um conjunto de comunidades. Waters, D.J.: What Are Digital Libraries? CLIR Issues, 4, 1998,

4 Recuperação de Informação nas Bibliotecas As bibliotecas estão entre os primeiros tipos de instituição a adotar sistemas de RI. A primeira geração de sistemas apenas automatizava tecnologias já utilizadas, como uso de catálogos. Na segunda geração foram acrescentadas funções de busca, pelo uso de palavras-chaves e alguns tipos de consultas mais complexas. Na terceira geração, que é a que está sendo atualmente desenvolvida, o principal foco está em criar interfaces gráficas, formulários eletrônicos, características de hipertexto, e arquiteturas de sistemas abertos.

5 A Web e as Bibliotecas Digitais Se considerarmos as máquinas de busca da web atualmente, concluímos que elas continuam usando índices similares aos utilizados por bibliotecários há séculos atrás. O que mudou então? Três mudanças drásticas ocorreram durante o avanço da tecnologia computacional e no crescimento da web: Tornou-se muito mais barato ter acesso a várias fontes de informação. Isso permite que seja realizado um número de pesquisas tão grande, como nunca foi possível anteriormente. O avanço em todos os tipos de comunicação digital produziu um acesso ainda maior às redes. Isso implica que as fontes de informações estão disponíveis, mesmo que localmente distantes e que o acesso pode ser realizado rapidamente. A liberdade de divulgar qualquer tipo de informação que uma pessoa julgue útil. Isso aumenta cada vez mais a popularidade da web. Pela primeira vez na história, muitas pessoas têm acesso livre a uma enorme quantidade de publicações de médio e pequeno porte. Basicamente baixo custo, maior acesso, e liberdade para publicações têm permitido às pessoas usarem a web e as bibliotecas digitais modernas como a forma mais interativa de comunicação.

6 Definição: O que é uma Biblioteca Digital?! Acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede; Utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas; Inclusão de produtos e serviços de uma biblioteca ou centro de informação; Existência de coleções de documentos correntes onde se pode acessar não-somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo. O percentual de documentos retrospectivos tenderá a aumentar à medida que novos textos forem sendo digitalizados pelos diversos projetos em andamento;

7 Conceito Provisão de acesso em linha a outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas); Utilização de maneira que a biblioteca local não necessite ser proprietária do documento solicitado pelo usuário; Utilização de diversos suportes de registro da informação tais como texto, som, imagem e números; Existência de unidade de gerenciamento do conhecimento, que inclui sistema inteligente ou especialista para ajudar na recuperação de informação mais relevante.

8 Implementação de uma Biblioteca Digital: Instalações Físicas Infra-estrutura Eletrônica (Equipamentos, Computadores) Coleção Básica: (Aquisição, Desenvolvimento de Coleções)

9 Implementação de uma Biblioteca Digital: Treinamento dos Usuários Equipe Treinada Acesso Remoto aos Documentos Direitos Autorais

10 Construção Open Digital Libraries (ODL) Baseado em arquivos abertos. Neste cenário, componentes se comunicam através de protocolos baseados em XML (XOAI). – Vantagens Simplicidade: O protocolo de arquivos abertos é fácil e simples de entender. Abertura: O protocolo de arquivos abertos é de domínio público. Reuso: construir sistemas através de componentes leva ao reuso dos resultados.

11 Construção Fedora È um repositório extensível para armazenamento, gerenciamento e disseminação de objetos complexos e relacionamentos entre eles. A arquitetura é implementada como um serviço web(sistema de software desenhado para suportar interações entre aplicações de uma rede.

12 Construção OpenDLib – Toolkit para criação de bibliotecas digitais, de acordo com os requisitos de um usuário. – O toolkit são serviços que implementam a funcionalidade de uma biblioteca digital, fazendo poucas suposições sobre a natureza dos documentos armazenados – Similar ao ODL, mais não usa o protocolo OAI – Utiliza abordagem de componentes. – Não utiliza a tecnologia de serviços web

13 Construção Greenstone – Um dos pioneiros a adotar a abordagem de componentes – Não utiliza arquivos abertos nem serviços web(penalizando a interoperabilidade) – Uma das vantagens é que seu mecanismo de busca proporciona busca por palavra-chave e realiza compressão do arquivo invertido utilizado neste processo.

14 Descrição do projeto O repositório de dados, baseado na arquitetura Fedora, que também fornece serviços básicos de infra-estrutura, como um provedor de dados OAI e versionamento dos objetos. Serviços web, responsável por prover os serviços da biblioteca digital. Camada cliente, responsável pela interface com o usuário, envio de dados aos serviços web e tratamento da resposta retornada pelos mesmos. Neste trabalho, esta camada é composta por servlets Java, que executam transformações XSL (XSLT) nos dados retornados pelos serviços.

15

16 Direitos Autorais Open-Archives Royalties Pay-per-view

17 Vantagens Conjuga a nova tecnologia informática com a milenar tecnologia da escrita, possibilitando o arquivo e a disponibilização do saber a todos os seus utilizadores; Funciona 24 horas por dia e permite o acesso à distância; Desenvolve-se a partir de contribuições individuais dos seus utilizadores; Permite o acesso simultâneo de um número infinito de utilizadores;

18 Vantagens Permite o acesso em linha a outras fontes de informação externas; Comporta diferentes formatos de informação; Os custos de aquisição são reduzidos; Facilitam o acesso a pessoas com deficiência. Desempenha um papel importante na preservação dos documentos;

19 Preservação dos Documentos

20 Desvantagens O excesso de informação cria redundância e perda de tempo; Inexistência de infra-estruturas necessárias; Perigo relacionado com os Direitos de Autor; A complexidade dos sistemas informáticos pode levar à info-exclusão.

21 Digitalização

22

23

24 Conclusão O contexto digital é uma realidade inquestionável. Mas as dificuldades de acesso para uma parcela da população tanto significa que políticas públicas serão necessárias para reduzir essas dificuldades, quanto que certos modelos do contexto tradicional poderão permanecer, cumprindo a função de um atendimento mais amplo a determinadas comunidades sem acesso à Internet. Em ambos os contextos, o tratamento da informação permanece como uma atividade crucial, pois cumpre função fundamental no trabalho de facilitar o acesso à informação.

25 Bibliotecas Digitais Nacionais Domínio Público: Bilioteca Digital do Governo do Brasil Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Campinas, Brasil, São Paulo (em português) Pesquisa Mundi BND - Biblioteca Nacional Digital Espaço de obras da BND Biblioteca Digital de Estatísticas Oficiais Biblioteca Digital da Universidade do Minho Biblioteca Digital do ICEP Biblioteca Digital da Universidade Aberta Biblioteca Digital do Centro de Estudos Galegos Biblioteca Digital da Fundação Mário Soares Biblioteca Digital Ferroviária Biblioteca Digital da Assembleia da República Biblioteca do Conhecimento On Line Biblioteca Virtual - Brasil Escola

26 Referencial Teórico


Carregar ppt "Bibliotecas Digitais Danilo Gleimar Rodrigo. Biblioteca: Em busca do conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google