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Computação &Tecnologia de Informação (TI) nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.

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Apresentação em tema: "Computação &Tecnologia de Informação (TI) nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil."— Transcrição da apresentação:

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2 Computação &Tecnologia de Informação (TI) nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil

3 Campus Computing Report Início há 14 anos Foco – Computação e TI no meio acadêmico Evolução – Integração de sistemas administrativos (ERP) Atualmente: Painel evolutivo, Identificação de tendências no setor Respondem ao questionário mais de 500 IES americanas Estudos semelhantes na China, Japão, Hong Kong, Cingapura e Coreia Kenneth C. Green

4 Campus Computing Report.BR - 2004 2004 – Primeira aplicação do questionário no Brasil Aplicação e respostas exclusivamente - on line Análise dos dados –RESULTADOS GERAIS –Comparação com os resultados do CCR-2004 (EUA) –p/ Região –p/ Tipo de IES –p/ Forma de Gestão

5 IES no Brasil UniversoAmostra Número 1981(*)158 Região Centro Oeste Nordeste Norte Sudeste SUL 11% 16% 5% 52% 16% 6% 14% 8% 47% 25% Sistema Públicas Privadas 10% 90% 15% 85% Tipo de Instituição Universidade Instituto Superior Faculdade Faculdade Integrada Centro Técnico 8% 9% 68% 6% 9% 15% 4% 61% 6% 14% A aplicação e resposta aos questionários foi exclusivamente on line. Os dados referem-se portanto a IES que tem infra estrutura mínima de TI para esta forma de comunicação. (*) Dados INEP

6 Infra Estrutura de TI e Computação no Campus (avaliação escala: 0 a 7)

7 Infra Estrutura de TI e Computação no Campus

8 Infra Estrutura de TI & Computação no Campus (avaliação escala de 0 a7)

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10 Portal do Campus Serviços disponíveis (5+ comuns, em %)

11 Portal do Campus Serviços disponíveis (3+ raros, em %)

12 Redes e Internet Vias fornecidas a: ALUNOS DOCENTES Linha Discada16%20% DSL – Banda Larga10%12% Sem fio<1% 2%

13 Planejamento de Redes (5 itens mais importantes – escala 0 a 7)

14 TI e Computação: Política Geral Competência em Informática (exigência para) Alunos – 33% das IES Docentes – 42% das IES Administrativo – 65% das IES Políticas de EAD 85% das IES tem cursos inteiros on line embora uma política formal de EAD seja referida em apenas 22% das IES.

15 TI e Computação: (% de IES com Política de Proteção de Direitos Autorais)

16 TI e Computação Política Acadêmica e Recursos  Integração de TI no currículo: 32% das IES  Desenvolvimento de software instrucional: 33% das IES  Avaliação do impacto da TI na aprendizagem: 9% das IES  Recomendam que alunos tenham computador próprio: 40% das IES.  Fazem recomendações sobre marcas de produtos: 18% das IES.

17 Programas de Incentivo ao Uso Acadêmico de TI

18 O Futuro da Computação & TI no Campus Software –Linux servidor –Windows XP –Linux Cliente Hardware –Computadores Notebook –PDA/computador de mão –MacIntosh & Workstation Unix Rede e Internet –Segurança na rede –Controle de spam –Licenciamento de software Aplicativos/Recursos Instrucionais –Recursos da internet –Apresentações como apoio na sala de aula –Páginas da web para aulas Serviços e suporte em TI –Treinamento on line em TI –Suporte técnico on line –Serviços para ex-alunos via web site do campus

19 Tendências e Expectativas (% de IES que concordam com a afirmação)

20 O desafio orçamentário ORÇAMENTO COMPLEXIDADE DOS SERVIÇOS IES 39% das Instituições referem cortes significativos em seus orçamentos para computação acadêmica em 2004

21 Como o desafio orçamentário está sendo enfrentado (estratégias mais citadas, em %)

22 Planejamento Estratégico Dinamismo do setor –58% das IES reorganizaram serviços acadêmicos, administrativos e de bibliotecas nos últimos 2 anos –50% das IES terão novas organizações nos próximos 2 anos Situação atual (tem planos estratégicos para) –Planos para segurança de rede - 53% das IES –Serviços de web – 49% das IES –Serviços de Portais no Campus – 38% das IES –Up grade /substituição de ERP – 37%

23 Planejamento Estratégico Pontos Críticos Financiar a substituição de Hardware e software; Apoiar o corpo docente a integrar a tecnologia ao ensino; Providenciar EAD on line / via web; Reter equipe qualificada de TI (22% públicas e 4% nas privadas). Estratégias Mais Usadas Clarificar metas e planos institucionais em TI; Transferir mais serviços de apoio ao usuário para WEB; Avaliar os benefícios de investimentos atuais em recursos de TI; Usar recursos internet/web na instrução; Fornecer um portal do campus para serviços aos alunos via web.

24 Sobre o Software Livre... O Software Livre é uma tendência importante relacionada à economia nos gastos com licenças –52% - recomendam o uso para seus alunos –66% - recomendam o uso para sistemas administrativos –54% - recomendam para fins de pesquisa –45% - recomendam para softwares de alto desempenho –21% das IES consultadas já estão iniciando seus processos de migração para o software livre

25 Conclusões SUBSIDIOS para planejamento no setor e articulação de políticas públicas; DIAGNÓSTICO preciso sobre os programas de computação e TI nas IES; COMPARAÇÃO entre sub grupos;  Gestão pública e privada  Regiões do País  Tipos de IES existentes no Brasil MAPEAMENTO de prioridades; IDENTIFICAÇÃO das estratégias mais utilizadas; ACOMPANHAMENTO das tendências. SETOR DINÂMICO DESENVOLVIMENTO EXPANSÃO CCR.BR

26 Próximos Passos Objetivos do Campus Computing Report.Br-2005 –Ampliar a reflexão –Promover uma ampla discussão, baseada em evidências, sobre os principais desafios no campo da computação e TI nas IES do Brasil. Para que isto aconteça, cada vez mais... –Aplicação sistemática do questionário ( anual) –Fortalecimento dos canais de comunicação com os responsáveis pela computação e TI nas IES –Ampla divulgação e discussão dos resultados –Adaptações culturais e atualização permanente


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