A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira Bibliotecária da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS) Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) Porto Alegre, 13 de maio de 2010

2 O SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) é a tradução e adaptação realizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do software Open Journal Sistems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da Universidade British Columbia, do Canadá.SEER PKP

3 Lançado oficialmente em junho de Primeira revista a utilizar a ferramenta: Ciência da Informação (http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf)http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf Software multilíngüe, livre e disponível para download no site do IBICT. Pré-requisitos para a instalação: o Suporte a PHP (4.2.x ou superior) o MySQL ( ou superior) ou PostgreSQL (7.1 ou superior) o Apache (1.3.2x ou superior) ou Apache 2 (2.0.4x ou superior) ou Microsoft IIS 6 (PHP 5.x obrigatório) o Sistema operacional Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows.

4 automação das atividades de editoração; autonomia sobre a tomada de decisões do fluxo editorial; definição das etapas de acordo com as políticas da revista. adotar mecanismos para a preservação do seu conteúdo em conjunto com o projeto de preservação digital Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS)LOCKSS

5 O sistema é instalado e controlado localmente. Editores configuram requisitos, seções, processo de avaliação, entre outros. Submissão on-line e gerenciamento de todo o conteúdo. Módulo de assinatura com opções de acesso público adiado. Indexação abrangente do conteúdo como parte de um sistema global. Ferramentas de Leitura para o conteúdo, baseadas em campos definidos pelo editor. Notificações via e possibilidade de comentários por parte dos leitores. Ajuda on-line completa e sensível ao contexto.

6

7 Ciências Agronômicas e Veterinárias (40) Ciências Biológicas (59) Ciências Humanas (178) Ciências Matemáticas e Naturais (35) Ciências Médicas e da Saúde (106) Ciências Socialmente Aplicáveis (184) Engenharias e Computação (51) Linguagens e Artes (61)

8 Centro-Oeste (78) Nordeste (67) Norte (9) Sudeste (262) Sul (248) * Os números por área do conhecimento e região não coincidem com o número total de revistas devido as novas revistas que utilizam o sistema e não preencheram os dados de identificação.

9 Primeiras revistas: 2005 Implementação: 2006 Versão 2.1: títulos, entre periódicos científicos e publicações discentes* Das revistas presentes no Portal de Periódicos Científicos da UFRGS, num total de também 36 títulos, 27 utilizam a plataforma * No Portal de Periódicos da UFRGS estão presentes apenas revistas científicas.

10 Porque editar e publicar utilizando o SEER? Recomendação da Capes Padronização das informações Acesso aberto à publicação Quais os benefícios para a publicação? Possibilidade de utilizar os recursos oferecidos para a editoração e publicação da revista Gerenciamento de todas as etapas da editoração em um único ambiente Preservação do conteúdo digital

11 08, 09 e 10 de junho 8h-12h Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Laboratório de Informática da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia Sala 211 Rua Ramiro Barcelos, Campus Saúde Bairro Santana Porto Alegre – RS

12 IBICT. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Disponível em:. Acesso em: 20 abr


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google