A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jaci José Delazeri (De Lazzari) Orígem: Povegliano - Treviso Empresário Italo Brasiliano Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jaci José Delazeri (De Lazzari) Orígem: Povegliano - Treviso Empresário Italo Brasiliano Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim."— Transcrição da apresentação:

1 Jaci José Delazeri (De Lazzari) Orígem: Povegliano - Treviso Empresário Italo Brasiliano Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL

2 Todos sabem que a emigração trevisana e vêneta, sobretudo aquela do final do século XIX, representou um grande ato de coragem: centenas de milhares de vênetos, ainda que deixando o coração na própria terra de origem, decidiram partir e enfrentar novos desafios para melhorar suas condições de vida e das futuras gerações. E isto, graças ao legado recebido da milenária cultura veneta, baseada na fé, na esperança, no amor, no trabalho, na solidariedade, na confiança recíproca. É nosso dever, pois, na condição de descendentes, de também transmitir às futuras gerações esses valores milenares, cujo alicerce, sobre o qual se apóiam e se sustentam, esta assentado na família. E nós, mesmo após gerações, nascidos no longínquo Brasil, não poderíamos deixar de recordar que o nosso modo de vida continua – e deverá continuar! – alicerçado no extraordinário legado recebido – gratuitamente! -, deste povo, o qual tanto nos honra e do qual sentimo-nos honrados de fazer parte.

3 Na condição de empresário e dirigente empresarial, devo dizer que é fato reconhecido, e não só por mim, mas por todos, que onde se encontram bem radicadas as comunidades de origem veneta, lá existe progresso e qualidade de vida. Certamente o fato de o sul do Brasil apresentar, não só a melhor distribuição de renda, mas o mais elevado índice de desenvolvimento humano de todo o Brasil, é algo que não deixa de estar relacionado à forte presença (na ordem de milhões de descendentes) de comunidades originárias destas terras. E hoje, na medida que estamos caminhando a passos largos para o desenvolvimento, também em virtude das demandas mundiais, sobretudo por produtos agro- alimentares, não é improvável que em poucos anos venhamos a alcançar os níveis de qualidade de vida do mesmo povo do Vêneto, que nos deu origem. Começamos pelo sul do Brasil, terra de chegada dos imigrantes, como pequenos agricultores familiares, mas através de re-emigrações internas de sul a norte, contribuímos também para o extraordinário salto na produção de riqueza criada atualmente pelo Brasil.

4 Além da cultura do trabalho, nós recebemos também a missão da solidariedade. A entidade que presido (Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim- ACCIE), em estreita colaboração com os empresários locais, criou a Fundação ACCIE (nosso braço operativo em campo social), para promover a inserção profissional de jovens, através de estágios junto às empresas da nossa cidade. Os ganhos auferidos por meio das atividades de gestão dos estágios, que em quatro anos já atingiu jovens,

5 são na sua totalidade reinvestidos num exemplar projeto de inclusão social, denominado: Criança feliz, encontro com a sala de aula. Tal projeto, que podemos considerar um gesto de amor ao próximo, consiste no conferimento de bolsas de estudo em favor de famílias economicamente carentes. A cada ano são concedidas em torno de bolsas, com a condição que o candidato tenha se demonstrado merecedor: com freqüência mínima de 90%, além da aprovação nos exames finais. São iniciativas baseadas no provérbio que diz: é melhor ensinar alguém a pescar, que dar- lhe o peixe.

6 Com o apoio de toda a comunidade, construímos a obra física chamada Pólo de Cultura de Erechim, para servir, sobretudo, como marco de relações saudáveis e fraternas entre as etnias presentes na nossa região, o qual tem como missão o resgate, a preservação e o fomento do patrimônio cultural de cada grupo. Deste modo, ainda que conscientes dos nossos limites, procuramos gerar - em contraste com outras tendências - um espaço de convivência pacífica e harmoniosa a nível comunitário.

7 Homenagem ao povo Vêneto, Pólo de Cultura de Erechim

8 Estamos criando, além disso, junto ao parque de exposições que se chama Parque do Imigrante, um conjunto de obras integradas para feiras, atividades culturais, sociais e ambientais, onde o parque natural representará o lugar- símbolo do nosso respeito pelo meio ambiente e para a realização de atividades de estudo e educativas sobre temas ecológicos, voltadas, sobretudo, às crianças da nossa comunidade.

9 Parque do Imigrante de Erechim


Carregar ppt "Jaci José Delazeri (De Lazzari) Orígem: Povegliano - Treviso Empresário Italo Brasiliano Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google