A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BELEZA DA FAMÍLIA. FAMÍLIA – DNA DA VIDA Tanto a vida pessoal como a social é profundamente marcada pela família. A serenidade pessoal como a convivência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BELEZA DA FAMÍLIA. FAMÍLIA – DNA DA VIDA Tanto a vida pessoal como a social é profundamente marcada pela família. A serenidade pessoal como a convivência."— Transcrição da apresentação:

1 A BELEZA DA FAMÍLIA

2 FAMÍLIA – DNA DA VIDA Tanto a vida pessoal como a social é profundamente marcada pela família. A serenidade pessoal como a convivência social depende muito da família. O Concílio Vat. II afirma: a salvação da pessoa e da sociedade está estreitamente ligada à felicidade familiar. Nosso povo costuma exclamar: como é bela uma família unida e feliz. Nossa identidade, nossa personalidade, nossa originalidade estão ligadas à família, DNA de nossa vida.

3 FAMÍLIA – PEDRA FUNDAMENTAL DA EXISTÊNCIA HUMANA Todos precisamos de segurança, cuidado, certezas, rumos e valores. O alicerce de tudo isso é a família. Ela é a coluna, o fundamento, a rocha da existência humana onde recebemos as condições para uma vida sadia pessoal e social. As primeiras noções do bem e da verdade, do amor e da justiça, recebemos na família. Sem esta pedra fundamental, os povos se debilitam e a sociedade se desestrutura.

4 FAMÍLIA – BENFEITORA DA HUMANIDADE Ela é a primeira forma da comunhão das pessoas, o lugar primário de humanização, a primeira sociedade natural, titular de direitos próprios e originários pelo bem que faz aos cônjuges, aos filhos, à sociedade e à humanidade. Assim, o mundo inteiro, a comunidade internacional, a sociedade estão chamadas a ser uma grande família, onde todos somos irmãos e a terra é nossa casa comum.

5 FAMÍLIA – O MAIS PRECIOSO CAPITAL HUMANO O progresso e o desenvolvimento humano que não valoriza a família, destrói seu principal tesouro, sua maior riqueza. Nenhum sucesso empresarial se mantém mediante o fracasso familiar. A família é o maior recurso para a pessoa e a sociedade, o bem mais precioso, de extraordinária importância.

6 FAMÍLIA – UM INSTINTO NATURAL O homem é um animal familiar. Suas pulsões naturais, sua necessidade de comunicação, sua procura do amor verdadeiro o impelem ao encontro com o outro. Na família acontece a reciprocidade dos sexos e das gerações. Está dentro do ser humano o impulso a constituir família, o matrimônio e a vida em comum. O homem é um ser familiar, porque necessita de relação humana plena e estável, de amor autentico, oblativo e duradouro.

7 FAMILIA – COMUNIDADE E ALIANÇA DE PESSOAS A família é uma equipe, um grupo, uma comunidade de pessoas. É o lugar onde se vive em espírito de equipe, em cooperação, reciprocidade, comunicação, doação de si. Não é bom estar só, diz a Escritura, mas ser uma só carne. A família é o berço, o ninho, onde a vida é acolhida e a pessoa nasce e cresce aprendendo a conviver com os outros, portanto, crescendo na sociabilidade.

8 FAMÍLIA – UM SEGUNDO ÚTERO Nela somos gerados para a vida cultural, social, espiritual através da educação. Nesse útero construímos a personalidade sadia e as condições para sermos pessoas humanizadas, civilizadas e amadurecidas. Trata-se do segundo útero, isto é, do crescimento humano, relacional, comunitário, educacional e social.

9 FAMÍLIA – NOSSA PRIMEIRA PÁTRIA Nosso chão, nossa casa, nossa identidade. Sem esta primeira pátria não se constrói a outra pátria, na qual somos irmãos e formamos uma grande família. Percebemos que a família é um fenômeno universal, um patrimônio da humanidade, um tesouro dos povos, a célula social. Da família depende o destino do homem, sua felicidade, o sentido de sua vida. Que a família acredite naquilo que ela é.

10 FAMÍLIA – EIXO TRANSVERSAL DO VIVER HUMANO A família perpassa todas as experiências da vida. Não ter pai, mãe, irmãos é uma experiência dolorosa. Quando alguém está hospitalizado, preso, acidentado, tem necessidade da família. A escola, a fábrica, a catequese, a política, a segurança pública são instituições que contam com a família e nela encontram uma esperança para as soluções de seus problemas. A família nos confere a identidade de pai, mãe, irmão, avô, avó, primo, solteiro, casado, viúvo, etc.


Carregar ppt "A BELEZA DA FAMÍLIA. FAMÍLIA – DNA DA VIDA Tanto a vida pessoal como a social é profundamente marcada pela família. A serenidade pessoal como a convivência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google