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AULA 09 1 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !. AULA 09 2 CAPÍTULO IV.2.2 – SÓCRATES (469 A.C. – 399 A.C.) O meio de se alcançar a Ética e o Conhecimento:

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1 AULA 09 1 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

2 AULA 09 2 CAPÍTULO IV.2.2 – SÓCRATES (469 A.C. – 399 A.C.) O meio de se alcançar a Ética e o Conhecimento: o Método Socrático. Pré-requisito do Método Socrático – A abertura Mental. Quanto mais conscientes nós estivermos da nossa ignorância, mais abertos estamos para procurar a Verdade. Aqueles que conseguem reconhecer a sua ignorância são, por isso mesmo, aqueles que estão mais perto da Sabedoria. 2 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

3 AULA 09 3 Método Socrático Propriamente Dito – o Diálogo Dirigido. No diálogo, os amantes da Verdade, podem encontrar os significados profundos de virtude, temperança, coragem, justiça, piedade,... Com a sucessão de perguntas adequadas e dirigidas, a reflexão pessoal para encontrar as respostas, e o uso de exemplos concretos, as controvérsias se suavizam e se chega a idéias mais verdadeiras. Os interlocutores reexaminam as suas próprias idéias; questionam os seus dogmas (pretensas verdades não racionalmente comprovadas) e são levados a abandonar as suas crenças e opiniões inconsistentes. Os interlocutores expontaneamente substituem as idéias e opiniões inadequadas por novas idéias; opiniões e conceitos mais claros e mais próximos da verdade. (A Verdade absoluta final, no entanto, não pode ser atingida.) 3 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

4 AULA 09 4 A Essência do Método Socrático A maior parte daqueles que se julgam sábios, nem sequer se apercebem da sua ignorância. Pelo contrário, Sócrates se dizia saber que não sabia nada e, por isso, estava em melhores condições para procurar o conhecimento, partindo da máxima antiga conhece-te a ti mesmo. O método socrático leva a profundas reflexões pessoais e a uma crescente descoberta de verdades interiores. É um método de auto-conhecimento. 4 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

5 AULA 09 5 As Virtudes e o Conhecimento Todas as virtudes se reduzem a uma única realidade = o conhecimento. A virtude é conhecimento. Portanto tem uma existência objetiva. (Para os sofistas, ao contrário, a virtude era aquilo que cada indivíduo desejava que fosse.) Segundo Sócrates o mal é sempre produto da ignorância. O que leva o homem a agir mal ou agir bem é ponderar os resultados que advirão das suas ações. Saber este a que chama arte do comedimento (Prudência) e que, forçosamente, se fundamenta também no conhecimento; assim, aquele que erra, erra por ignorância. 5 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

6 AULA 09 6 Ponderar os resultados que advirão das ações, é o conhecimento do bem. Sem conhecimento não é possível a realização da vida boa. Desta forma, a virtude é o conhecimento do bem; do que é bom para o homem. Desta forma, o Conhecimento; a Virtude é útil ao homem. É um absurdo conhecer o bem e fazer o mal. Decorre daí, que o mal é resultado da ignorância. Progredir é o resultado esperado de qualquer aprendizagem. A Virtude (aretê) não pode ser ensinada de modo formal A virtude tem que ser descoberta e encontrada na mente de cada um. A tarefa é descobrir a essência de todas as virtudes particulares. 6 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

7 AULA 09 7 Conhece-te a ti mesmo, gravado no Templo de Delfos é a primeira espécie de Sabedoria e o único caminho que leva à virtude. Para Sócrates, uma vida não examinada, não questionada, não merece ser vivida. Embora não seja possível transmitir de modo eficaz a Verdade, através do uso de uma técnica tradicional, é possível e desejável dizer aos homens que eles devem procurar encontrá-la. Neste sentido, o auto-exame diário proposto por Pitágoras é potencialmente útil. A virtude é uma só. A virtude é conhecimento. É impossível conhecer em profundidade uma virtude, sem com isto, conhecer as demais. 7 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

8 AULA 09 8 É preferível sofrer o mal do que praticar o mal. (O caráter corrosivo e subversivo do Método Socrático que ensina a pensar de modo independente e não aceitar informações tradicionais e impostas como verdades, foi o que conduziu Sócrates à condenação a morte.) A TÍTULO DE CONCLUSÃO DA ÉTICA SOCRÁTICA Conseguirmos reconhecer a nossa profunda ignorância, é o primeiro passo para nos tornarmos mais sábios. Através do diálogo, da reflexão e da exploração de nosso universo interior é que alcançamos o conhecimento e a sabedoria. Tais descobertas tem caráter essencialmente individual. Podem ser tutoriadas, mas dependem na verdade, do buscador e da sua abertura a novos pensamentos. 8 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

9 AULA 09 9 Todas as virtudes tem uma só essência e se baseiam num só princípio, o Conhecimento. Conhecendo-se em profundidade uma dada virtude particular e sua essência, automaticamente se passa a conhecer o essencial de todas as demais. O mal resulta em não saber avaliar os resultados das ações. É sempre fruto da Ignorância. A virtude é o conhecimento daquilo que é bom para o homem. A virtude é útil ao homem. Uma vida virtuosa torna o homem feliz. É preferível sofrer o mal, do que praticar o mal. 9 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

10 AULA CAPÍTULO IV.2.3 – A ÉTICA DOS ESTÓICOS EXPOENTES: Cap. IV ZENÃO DE CÍTIO ( 334 a. C. – 262 a.C. ). Nasceu em Chipre. Fundou a Escola Estóica, denominada a Escola do Pórtico. O estoicismo, mais tarde, tornou-se a visão filosófica dominante do Império Romano. O Universo é um contínuum governado por uma alma do mundo. Não devemos tentar resistir à ordem natural e sim aceitar calmamente o que nos acontece. Outros nomes importantes seriam Cleantes, Panécio e Posidónio. 10 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

11 AULA Os estóicos atribuem uma natureza material a todas as realidades admitidas, tais como: Deus e a Alma, as Virtudes, os Sentimentos como Amar, as Ações como andar, etc... Assim, a realidade universal é objeto da Física e a Metafísica é essencialmente uma ilusão. Tal realidade serve de pré-suposto à Ética, única parte da Filosofia com a qual se interessam. Para os estóicos o Supremo Bem está em viver de acordo com a natureza. (Que é a base da atual ética Natural) As pessoas comuns correm atrás das paixões, submetem-se aos desejos e, com isso, apenas conseguem intranquilidade e angústia. O estóico, pelo contrário, sabe que praticamente tudo o que acontece não pode deixar de acontecer, pois quase nada se pode evitar. Desta forma, nada há a deplorar. 11 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

12 AULA Ao homem fundamentalmente apenas resta a sua liberdade interior. A paz de espírito só se atinge com o auto-domínio. Para um estóico, o princípio da moralidade assenta em distinguir o que depende de nós, daquilo que nos é estranho. Segundo Zenão de Cítio, o homem deve aceitar essa fatalidade universal, refugiar-se na sua interioridade, da qual poderá chegar a ser dono e senhor, bem como organizá-la convenientemente. Viver consequentemente é a forma de responder com elegância, a impotência objetiva, e a certeza da própria situação. 12 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

13 AULA A liberdade atinge-se quando se controlam as paixões. As paixões são impulsos que pretendem alterar a ordem universal e alteram a ordem interior. São enganosas. O estóico domina as paixões não desejando nada. Se o estóico é indiferente aos bens exteriores, nunca sente falta daquilo que não tem e permanece impertubável. 13 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

14 AULA Cap. IV Consul Romano MARCO TÚLIO CÍCERO (106 a.C. – 43 a.C Colecionou muitos inimigos poderosos e foi assassinado a mando do Imperador Marco Antônio. Influenciado pelos pensamentos de Aristóteles e Platão. O Princípio do Mundo e da Realidade é a Razão. Devemos nos devotar ao auto-controle; ao autodomínio. Há um Deus único e todos nós somos seus filhos. Todos os homens são iguais, membros de uma só família. Cícero defende a idéia de um Estado Mundial e uma Cidadania Universal. Ainda, que há um Direito Natural de Origem Divina. O homem bom deve procurar a virtude na sua ação diária. 14 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

15 AULA Quanto a política. É na polis que a virtude melhor se pode exercer, pois o político é mais importante que o filósofo e o moralista, porque enquanto estes apenas conseguem persuadir um pequeno número de pessoas a seguir seus conselhos, o político, através das leis que faz aprovar e do poder de comando que exerce, obriga todo um povo a fazer aquilo que os filósofos só imporiam à uma pequeno número de pessoas. Quanto ao sistema de governo. A monarquia se presta a abusos quando há um mau rei. A aristocracia é elitista e tende a descuidar dos direitos do povo. A democracia é exercida pelo povo, entregue às paixões, aos apetites e à inveja. No sistema ideal, o Governo deve ter suficiente poder para governar; o Parlamento, suficiente autoridade para fazer Leis; o Povo, suficiente liberdade para fiscalizar e controlar e Governo e o Parlamento. 15 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

16 AULA Quanto aos perigos da ação pública. Quanto ao perigo, o cidadão deve mostrar uma grande disponibilidade para dar generosamente à pátria uma vida, que sempre seria necessário dar um dia à natureza; não há que hesitar, assim, em adquirir pelos nossos próprios perigos, a tranquilidade de todos os cidadãos. (Uma postura altruísta.) Há um direito natural, superior e anterior ao direito positivo, estabelecido pelo Estado. Existe pois uma lei verdadeira, que é a reta razão, conforme a natureza, presente em todos os homens, constante e sempre eterna. Essa lei conduz-nos imperiosamente a fazer o que devemos, e proíbe-nos o mal, desviando-nos dele. O homem honesto não é nunca surdo aos seus comandos e proibições: mas estes não tem efeito sobre o perverso. A essa lei nenhuma alteração é permitida, e não é lícito revogá-la no todo ou em parte. 16 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

17 AULA Existe uma lei natural, enraizada na ordem natural, que foi criada por Deus e essa lei natural pode ser descoberta pela razão humana. (Uma das primeiras propostas, do que é conhecido hoje, como Ética Natural. Uma das primeiras propostas dos Direitos Humanos, independentes do direito estabelecido pelos homens.) Síntese do pensamento de Cícero Os deveres éticos do indivíduo, ao longo de sua vida, são fundamentais. Devemos procurar fazer com que a razão domine os sentimentos e os apetites, que é o mais importante para o cumprimento das obrigações individuais. O conhecimento ocupa-se com a investigação da Verdade; a Vontade ocupa-se com as ações individuais. Devemos evitar o mal em todas as situações. 17 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

18 AULA A educação ética é feita em primeiro lugar no seio familiar. A posse das virtudes é superior à posse de todos os bens materiais. Cap. IV Senador Romano LÚCIUS SÊNECA (4 a.C. – 65 d.C.) Nativo da província romana da Espanha. Autor da carta Clemência, ao Imperador Nero, defendendo uma monarquia moderada, sem o uso do terror e a tirania. Assassinado a mando de Nero. A formação da ética individual começa no seio familiar, no entanto a interação professor – aluno igualmente é importante. A sabedoria está em conduzir a própria vida conforma a razão, cumprindo um programa duplo: o domínio dos afetos da alma e o saber enfrentar impassivelmente as mudanças da fortuna. 18 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

19 AULA Todas as pessoas trazem as sementes de uma vida honesta, embora os bons hábitos e os bons exemplos tenham um papel primordial na adoção das virtudes. A educação ética consiste em levar com que os atos correspondam aos princípios éticos. Nem sempre o indivíduo possui força de vontade e a sabedoria suficientes para a adoção do bem e a rejeição do mal. Desta forma se justifica a ação de um tutor espiritual, que através de sua vigilância e bons conselhos, orienta e fortalece o discípulo. É necessário que eu não seja igual aos melhores, mas apenas melhor do que os maus; isso basta: fazer cada dia alguma poda nos meus vícios e evitar os meus erros. 19 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

20 AULA Habituemo-nos a fugir dos luxos e medir as coisas pela utilidade que nos proporcionam...Aprendamos a apoiar-nos nos nossos próprios membros....a temperar o desejo de glória, a mitigar a ira, a olhar com bons olhos a pobreza, a praticar a frugalidade, ainda que muitos se envergonhem dela. Seguir a própria razão (Fugir da opinião média e desenvolver um pensamento superior.)...É por isso que a primeira coisa a fazer é não seguir, como uma vaca, o rebanho das pessoas que nos precedem, pois nesse caso encaminhar- nos-íamos, não para onde é necessário ir, mas para onde vai a multidão. No entanto, nada nos arrasta mais para grandes males do que a conformação à voz pública, o pensar que o melhor está ligado ao assentimento de grande número, de tal modo que vivemos, não de acordo com a razão, mas por espírito de imitação. 20 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

21 AULA A opinião da multidão é indício do pior. Procuremos, pois, aquilo que é o melhor e não o que é mais comum; aquilo que nos colocará na posse de uma felicidade eterna e não o que tem a aprovação do vulgar, que é o pior intérprete da Verdade. A Felicidade se atinge na conformidade com a Lei Natural A vida feliz é a que respeita a Natureza, procura a Beleza interna, as coisas sólidas e não as aparentes. É à Natureza que cada um deve dar a sua Consciência, porque a Sabedoria reside em não nos afastarmos dela, em nos conformarmos com a Lei Natural, mantendo a alma sã, o corpo saudável, fugindo das inquietações e dos prazeres aparentes e fugidios. Apaziguando a alma e não cultivando intranquilidade. 21 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

22 AULA Mantendo Alegria perene e não exaltação. Guardando ausência de admiração em relação aos bens exteriores, porque o verdadeiro prazer está no desprezo dos prazeres. Na vida feliz a alma é livre, elevada, sem medo, constante, inacessível ao receio e ao desejo. A vida feliz é para aquele para quem só existe um bem, a beleza ética, e um único mal, a indignidade. O apego aos bens exteriores e à fama e a infelicidade Os bens exteriores, a fama e as honras não passam de algazarras confusas que não retiram nem acrescentam nada à Felicidade e que desaparecem tão depressa como surgem. Pelo contrário, os bens interiores dão uma satisfação contínua, uma alegria profunda que vem do fundo do ser, porque a alma satisfaz-se com as suas riquezas e nada deseja que lhe é estranha. 22 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

23 AULA O que valem a seu lado, as emoções corporais tênues, fúteis e sem duração? No dia em que se for vencido pelo prazer, ser-se-á também vencido pela dor. É por isso que o homem vencido pelos prazeres fica prisioneiro das dores. A liberdade só pode ser reencontrada com o repouso da alma, a elevação do espírito, o afastamento dos medos, a bondade de um coração satisfeito com o que recebe e o olhar satisfeito para o que existe no mais profundo de cada um de nós. Ninguém pode ser feliz fora da Verdade. Sem um juízo reto e firme, a alma é uma vagabunda que vagueia, sem abrigo, à procura de tudo aquilo que reluz. 23 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

24 AULA Mas a intensidade do brilho dos bens exteriores é apenas aparente, pois o prazer desvanece-se ao alcançar o ponto mais elevado; tem um espaço limitado e por isso o ocupa depressa; depois vem o aborrecimento, e, após um primeiro impulso, o prazer murcha. Quanto mais a alma se fixa na aparência das coisas, mais insatisfeita fica, Ao invés, é feliz a alma que se contenta com o que tem e que ama aquilo que tem. O Prazer dos que fazem o mal e o prazer dos que fazem o bem... Que dizer do fato do prazer existir tanto nos bons como nos maldosos, e que os seres baixos tenham tanto prazer nas suas infâmias, como as pessoas boas nas suas boas ações? 24 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

25 AULA Quanto a isso os Antigos prescreveram que se procurasse a vida mais virtuosa e não a mais agradável, de modo a que o prazer não seja o guia mas o companheiro de uma vontade íntegra e boa.. O homem bom terá uma vida equilibrada e ordenada, e será benévolo e magnânimo nos seus atos. Qualidades e defeitos Autodomínio; harmonia interior; força de vontade; frugalidade em geral; modéstia; moderação. Arrogância; Amor próprio exagerado; presunção; inveja; orgulho; preguiça; mordacidade. Origem na vontade fraca, que subordina a razão à busca e se vendendo e se escravizando ao prazer. 25 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

26 AULA Já os prazeres da alma, são calmos, inesgotáveis, ternos, moderados e discretos. A verdadeira Felicidade está na Virtude. É da Virtude que falo e não de mim. Quando me ergo contra os vícios, é antes de mais nada, contra os meus mesmos que o faço. Quanto puder, viverei como deve ser. Cap. IV Imperador Romano MARCO AURÉLIO (121 d.C. – 180 d.C.). Denominado o Imperador-Filósofo. Sua tábua de virtudes é semelhante à ética de Jesus. 26 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

27 AULA Busca a harmonia da alma com o corpo e da razão com a ação. Tábua de Virtudes: Piedade; Simplicidade; Autodomínio; Auto-respeito; Gentileza. A vida segundo a Razão A vida ética consiste em viver de acordo com a Natureza, que é o mesmo que viver no respeito pela Razão e de acordo com a Virtude. A Razão é o único instrumento de uma vida Ética. Ela dá sentido à existência e ao Universo e sua Ordem. A vida feliz é obtida pelo controle adequado das paixões, emoções e dos instintos por parte da razão. Pelo foco nos bens da alma. 27 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

28 AULA A Paz interior Há quem procure lugares de retiro no campo, na praia, na montanha; e acontece também desejar estas coisas intensamente. Mas tudo isso revela uma grande simplicidade de espírito, porque podemos, sempre que assim o quisermos, encontrar retiro em nós mesmos. Em parte alguma se encontra lugar mais tranquilo, mais isento de ruídos, que na alma, sobretudo quando se tem dentro dela aqueles bens sobre os quais basta se inclinar para que logo se recobre toda a liberdade de espírito, e, por liberdade de espírito, outra coisa não quero dizer que o estado de uma alma bem ordenada. 28 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

29 AULA A Piedade e a Veracidade A natureza universal, tendo formado os seres racionais uns para os outros, quis que se entreajudassem segundo os dons que cada um recebeu, sem se danarem de modo algum. O homem que transgride este desígnio da natureza comete evidentemente uma impiedade para com a mais venerável das divindades. A mentira é, por igual, uma impiedade para com o mesmo nome...Portanto o homem que mente voluntariamente atenta contra a Piedade, pois que, intrujando, comete uma injustiça; o mesmo se diga do que mente involuntariamente, porque destoa da natureza universal enfrentando- a; hostilizando a natureza do mundo. 29 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

30 AULA A TÍTULO DE CONCLUSÃO DO PENSAMENTO ESTÓICO Pouco ou nada podemos fazer quanto aos fatos objetivos da existência. Quase tudo podemos fazer, a respeito de nosso mundo interior. A Paz se atinge quando nos desapegamos interiormente das ocorrências sempre transitórias e fugazes da vida. Existe no Universo uma Lei e uma Ordem Natural. Cabe ao homem, criatura racional, nesta Ordem, agir pelo uso da Razão. Com a razão é possível determinar as leis e a ordem natural. A razão deve dominar as emoções, os impulsos e os instintos. 30 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

31 AULA A Felicidade e o Sumo Bem são alcançados, seguindo-se as leis naturais; a razão; a Virtude. A verdadeira Felicidade está na Virtude. A verdadeira Paz se encontra em nosso interior. O apego aos fatos objetivos da existência e às paixões leva à dor e à escravidão. O homem bom deve procurar a Virtude na sua ação diária. As pessoas nascem essencialmente boas. Bons exemplos e bons hábitos reforçam tal tendência. 31 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

32 AULA A educação ética consiste em levar com que os atos correspondam aos princípios éticos. Basta fazer a cada dia alguma poda nos vícios e evitar os erros. Os maus fazem da busca do prazer seu objetivo. Os bons buscam a Virtude e a Ética. Com isto alcançam automaticamente prazeres profundos, permanentes e duráveis. Inúmeras são as virtudes defendidas pelos estóicos: Simplicidade; Auto- gestão; Auto-Respeito; Autonomia; Liberdade e Independência de Pensamento e Opinião; Autodomínio; Indiferença às honrarias e aos bens materiais; Calma; Piedade; Altruísmo; Frugalidade em geral; Harmonia Interior; Força de Vontade; Modéstia; Moderação; Gentileza; Ajuda Mútua; Veracidade ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

33 AULA CAPÍTULO IV.2.4 – EPICURO DE SAMOS (341 A.C. – 270 A.C.) Criador da Escola do Jardim. O sumo bem é o Prazer. Ético é assim buscar o prazer; uma vida agradável. (Taxado de demoníaco na Idade das Trevas.) CAPÍTULO IV.2.5 – ARISTÓTELES (384 A.C. – 322 A.C.) Nasceu em Estagira, Macedônia, Grécia. (Daí o nome de O Estagirita.) Foi aluno de Platão. Não se tornando o sucessor deste, em 333 a.C., fundou em Atenas, a Escola chamada Liceu, por se localizar próxima do Templo consagrado a Apolo Lício. 33 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

34 AULA Também era conhecida como Escola Peripatética, pois em seu peripatos, (termo grego para passeio) os estudantes e ele, caminhavam e debatiam sobre os assuntos dos cursos. Lá passou 13 anos ensinando e escrevendo a maior parte de suas obras. Foi grande colecionador de textos. Tem cerca de 20 publicações conhecidas, graças ao organizador Andrônico de Rodes, e vários outros livros seus se perderam. Perseguido pelos Atenienses, ao fim da vida, refugiou-se em Cálcide, onde morreu. Um de seus alunos foi Alexandre o Grande. 34 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

35 AULA ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! ÉTICA DE ARISTÓTELES Alerta Inicial O fim não é o conhecimento da ética e sim o agir eticamente. Para quem segue suas paixões e não deseja se empenhar para se aperfeiçoar, o estudo da ética é vão e não produtivo. Por outro lado, para os que desejam agir e já agem de acordo com a razão este estudo é muito vantajoso. Para os que vivem ao sabor das paixões e aos incontinentes não. O objetivo da investigação é a ação. O pretendido é que o conhecimento se transforme em ação.

36 AULA Tudo visa um bem. Tudo tende para o bem. Toda a arte e toda a investigação, bem como toda a ação e toda a escolha, visam a um bem qualquer; e por isso foi dito, não sem razão, que o bem é aquilo a que as coisas tendem. Desta forma, também tudo que o homem faz visa a um bem qualquer; tudo tende para o bem. O fim último; o mais desejado é o sumo bem. O Sumo bem é o que os homens verdadeiramente buscam. 36 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

37 AULA O Sumo Bem Na busca do Sumo Bem Ponto de partida = Bens conhecidos (coisas boas conhecidas) História do maratonista..... para a busca do essencial. Portanto, se há somente um fim absoluto - um único Sumo Bem - será esse o que estamos procurando; e se há mais de um, o mais absoluto de todos será o que estamos buscando. Chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em sí mesmo e nunca no interesse de outra coisa 37 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

38 AULA Como absoluto e incondicional, o sumo bem tem que resistir à prova do tempo. Ser bom para os antepassados, para os pósteros, para toda a humanidade. Isto é, ser Universal. Nesta Busca podemos recair, por exemplo: Vida de prazer a vida de um escravo; vida alternada por sofrimento. Busca da honradez (fama, respeitabilidade, credibilidade) O Sumo Bem deve ser algo próprio do homem e que dificilmente pode lhe ser tirado. A honradez depende mais de quem a concede do que de quem a recebe. Idem para poder e fortuna. 38 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

39 AULA Conclusão: A Eudamonia, acima de qualquer outra coisa, é considerada como esse sumo bem. Eudamonia = Desenvolvimento Pessoal; Auto-realização; Felicidade. 39 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

40 AULA Como obter a Eudamonia Para explicar as coisas invisíveis, devemos recorrer à evidência das coisas sensíveis. Observação empírica: O homem feliz vive bem e age bem. Desta forma, bem viver e bem agir equivalem a ser feliz. Bem viver e bem agir equivalem a ser e agir virtuosamente. Assim a Eudamonia é exercer a atividade conforme a virtude. O homem honrado é um homem virtuoso. Mas a honradez é uma função das virtudes. A virtude é mais excelente. As ações virtuosas devem ser necessariamente aprazíveis em sí mesmas. Ações virtuosas são também boas e nobres. A Eudamonia, que é obtida agindo-se virtuosamente, como consequência, é portanto a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo. 40 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

41 AULA Estar certa e ser louvada são características da virtude. (Um patrão desonesto e antiético desejará um empregado fiel a ele, honesto a ele e laborioso para ele. Desta forma, mesmo os não virtuosos louvam a virtude, desde que os virtuosos não se voltem contra eles; desde que coadunem e seja complacentes com seus erros.) Segundo os Pitagóricos o mal pertence à classe do ilimitado e o bem à do limitado. É possível errar de várias maneiras. Só é possível acertar de uma maneira. (Mas há o mais certo e o menos certo.) 41 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

42 AULA Como ser e agir virtuosamente Bem (bom) e o Sumo bem, enquanto substância, está na área de Deus; da razão. Enquanto qualidade, está na área das virtudes. Enquanto quantidade, está na área do moderado. Enquanto relação, está na área do útil. No tempo, oportuno. No espaço, no lugar conveniente. é de se presumir que devamos começar pelas coisas que são conhecidas a nós. Desta forma, é preciso já ter pelo menos uma pequena base ética ativa – uma bagagem de comportamento virtuoso - para poder progredir eticamente a partir daí. 42 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

43 AULA Como ser e agir virtuosamente – O emprego da razão. A alma tem uma parte racional e outra irracional. São partes distintas porem inseparáveis por natureza. A parte, ou princípio racional impele para o bem. Uma parte do princípio irracional atua no sentido inverso e confere resistência. Dai a existência de continentes e incontinentes. No homem continente o elemento irracional obedece ao princípio racional. Nas pessoas temperantes e valorosas o princípio irracional será ainda mais obediente, pois em tais pessoas, ele está em todos os casos em sintonia com o princípio racional. Desta forma, o primeiro passo para atingir a Eudamonia, através do comportamento virtuoso é agir racionalmente e controlar as paixões com o emprego da razão. 43 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

44 AULA Em todas as coisas, contra o que mais devemos nos precaver é o prazer e o que é agradável, pois não podemos julgar-lhes com imparcialidade. Como ser e agir virtuosamente – O auto-condicionamento e a ação. A felicidade – o comportamento virtuoso - é conquistada(o) por meio de um certo tipo de estudo e esforço. Confiar ao acaso o que há de melhor e de mais nobre seria um completo contrassenço. Existem virtudes intelectuais e morais: A geração e o crescimento da virtude intelectual se deve em grande parte ao ensino. Requer experiência e tempo. A virtude moral se obtém pelo hábito; pela prática. 44 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

45 AULA Tornamo-nos virtuosos praticando a virtude. É pela ação que se gera ou se destrói uma virtude. Isto é, agindo-se bem ou agindo mal. Através dos atos que praticamos em nossas relações com outras pessoas. A História dos dois lobos e das duas lebres Desta forma, o segundo passo para atingir a Eudamonia, através do comportamento virtuoso é auto-condicionar-se; habituar-se a agir virtuosamente. Alguns homens se tornam temperantes e amáveis (éticos), outros intemperantes e irascíveis (anti-éticos), portando-se de um ou outro modo nas mesmas circunstâncias. Desta forma o comportamento ético independe do meio externo. 45 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

46 AULA A repetição de uma ação gera um hábito; um costume; uma maneira de agir fortalecida e condicionada. Desta forma se a virtude é condicionada, o erro se torna mais difícil. É como se dentro de nós mesmos existisse um treinador e alguém que é treinado 46 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

47 AULA Para a posse das virtudes apenas o conhecimento é de pouco ou nenhum valor. A prática reiterada de atos justos e temperantes (virtuosos) são de importância fundamental. É pela prática de atos justos que o homem se torna justo. É pela prática de atos temperantes que o homem se torna temperante. Sem essa prática ninguém tem sequer a possibilidade de tornar-se bom. Porém, a maioria das pessoas não procede assim. Refugiam-se na teoria e pensam que estão sendo filósofos e dessa forma se tornarão bons, de certo modo parecendo com enfermos que escutassem atentamente os seus médicos, mas nada fizessem do que estes lhes houvessem prescrito. Assim, como a saúde destes últimos não pode restabelecer-se com esse tipo de tratamento, a alma dos primeiros não se tornará melhor com um tal curso de filosofia. 47 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

48 AULA A principal virtude a focar: A Rainha das Virtudes: TEMPERANÇA ; MODERAÇÃO A grande maioria das virtudes tem um extremo de excesso e outro de deficiência. São tais como pontos médios entre dois vícios opostos. Está na natureza das virtudes o serem destruídas pela deficiência ou excesso. As virtudes são destruídas pelo excesso e pela deficiência e preservadas pela mediania. 48 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

49 AULA ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! DEFICIÊNCIAVIRTUDEEXCESSO TemerariedadePrudênciaCovardia; Inação VolubilidadePersistênciaTeimosia Avareza; CrueldadeMagnânimo; Liberal; Bondoso Prodigalidade Desprezo; InvejaAdmiraçãoIdolatria ImpurezaPurezaPuritanismo IradoMansidãoIndefeso Covardia; InaçãoCoragemTemerariedade; Imprudência Obesidade; Gula; Sofreguidão Parcimônia; Frugalidade Anorexia ; Ascetismo PreguiçaAtividade; DisposiçãoWorkolismo

50 AULA ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! DEFICIÊNCIAVIRTUDEEXCESSO Empolação; LuxoSimplicidadeSimploriedade IntemperançaTemperançaIntemperança MesquinhezMagnificência; Generosidade Vulgaridade; Ostentação PusilaminidadeHumildadePretensão; Orgulho DespudoradoRecatadoReprimido; Envergonhado Etc....

51 AULA Como determinar o meio justo e bom: O meio termo, a atitude virtuosa adequadamente distante das extremidades opostas é determinada de modo relativo. É uma determinação pessoal. Para auxiliar a análise (racional), observar: O que é nobre versus o que é vil. O que é vantajoso versus o que é prejudicial. O que é agradável versus o que é doloroso..... (Já vimos que a ação virtuosa é agradável, numa perspectiva de longo prazo.) 51 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

52 AULA (Observar que todos nós sempre tendemos a nos considerar suficientemente bons.) A história dos sapatos..... O prazer e a dor que se experimenta após a realização de um determinado ato, deve ser tomado como sinal indicativo de nossas disposições morais. O prazer e o sofrimento que sentimos tem grande influência em nossas ações. O homem que usa bem e reage bem aos prazeres e aos sofrimentos é bom (age eticamente). Os que os usa mal e reage mal é mau (age antieticamente). 52 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

53 AULA Como alcançar; atingir o meio justo e bom Tendência natural do ser humano Quando estamos num extremo (p. ex. covardia), observamos os corajosos ( no meio termo), como estando próximos da extremidade oposta (imprudentes). A história da tábua empenada.... Ou seja, para atingir o ponto ótimo, segundo Aristóteles, deve-se cultivar por algum tempo o hábito de ultrapassá-lo. Vício Meta Virtude Início Vício 53 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

54 AULA Alguns princípios sem excesso ou falta (exemplos): VERDADE Mas podemos ser verdadeiros com rudeza na hora inoportuna Rudeza. Ou verdadeiros com gentileza na hora oportuna Gentis. AMOR Mas podemos voltar o amor exclusivamente a nós mesmos Egoístas. Ou voltá-lo exclusivamente aos outros Altruísmo Exarcebado. 54 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

55 AULA JUSTIÇA 55 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! Cumprir além (acima)das leis formais, as leis ideais. Essa forma de justiça é a virtude completa, pois atua também em relação ao próximo. Na justiça se resumem todas as virtudes. Somente a justiça entre todas as virtudes é também o bem de um outro. O justo é o meio termo e o injusto é o que viola a proporção, pois o proporcional é o intermediário e o justo é o proporcional.

56 AULA ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! O homem que age injustamente fica com uma parte muito grande daquilo que é bom, e o que é injustamente tratado fica com uma parte muito pequena. O menor mal é considerado um bem, em comparação com o mal maior. O mal menor deve ser escolhido de preferência ao mal maior. A justiça corretiva é o meio termo entre a perda e o ganho. Devemos tanto subtrair do que tem mais, como acrescentar ao que tem menos. (Igualitarismo). Justiça é equilibrar os pratos da balança. A reciprocidade deve fazer-se de acordo com uma proporção e não na base de uma retribuição exatamente igual e é pela retribuição proporcional que a cidade se mantém unida.

57 AULA A TÍTULO DE CONCLUSÃO DA ÉTICA DE ARISTÓTELES O Sumo Bem é a Eudamonia. Obtemos a Eudamonia sendo virtuosos. Nos tornamos virtuosos agindo racionalmente a habituando-nos a ações virtuosas. A virtude se obtem pela prática. Várias virtudes são comentadas por Aristóteles: Temperança; Prudência; Persistência; Justiça; Coragem; Continência (controle); Amizade; Magnanimidade (bondade); Magnificência (generosidade) ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

58 AULA A Principal virtude é a Temperança, concebida como o meio justo e bom entre opostos de mesma natureza (vícios). O meio justo e bom adequado depende de cada indivíduo. Se determina o afastamento deste meio, pelo sofrimento e pela auto-análise. Se atinge o meio termo, a partir da detecção do desvio, forçando ações contrárias ao vício do qual estamos próximos. A Justiça é uma virtude que sintetiza as demais. Na sua ação, deve-se buscar o equilíbrio, o meio termo e a igualdade, através de ações proporcionais aos desvios. 58 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

59 AULA O falar é uma forma de ação. Denota também um comportamento virtuoso. Mensagem final aos futuros pais: Quem deseja o que é ignóbil e que se desenvolve rapidamente, deve ser refreado a tempo, e isso se aplica sobretudo ao apetite e à criança, já que efetivamente as crianças vivem à merce dos apetites e nelas o desejo do que é agradável é mais forte. Se não forem preparadas para serem obedientes e submissas ao princípio racional, irão a grandes extremos, pois em um ser irracional, o desejo de prazer é insaciável. Além disso, o exercício do apetite aumenta-lhe a força inata, e quando os apetites são numerosos e violentos, acabam destruindo a própria capacidade de raciocinar. 59 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

60 AULA CAPÍTULO IV.3 – ÉTICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA CAPÍTULO IV.3.1 – SIGMUND FREUD (1856 – 1939) Nasce como Sigismund Schlomo Freud, judeu do Império Austríaco (atual República Tcheca); casou-se e teve 6 filhos. Quatro de suas irmãs morreram em campos de concentração nazistas. Chegou a empregar a hipnose terapêutica; conceituou inconsciente, mecanismos de defesa, doenças psicossomáticas, repressões psicológicas ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

61 AULA PSICANÁLISE (É um processo de auto – conhecimento) Cura pela fala; catártica – O Sujeito dialoga com o psicanalista, e expõe suas idéias em expressão e associação livre, relacionadas aos seus problemas e sintomas indesejáveis. Naturalmente eles desaparecem. O psicanalista é como apenas uma tela de projeção aos pensamentos e sentimentos, efetuando algumas orientações quando oportuno. A sexualidade e a agressividade são as energias motivacionais primárias do indivíduo. Os sonhos e a livre associação expressam os desejos e conflitos inconscientes. 61 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

62 AULA Estrutura da Mente, segundo Freud: 62 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! Pré – Consciente (Subconsciente) Ego (Consciente) A mente saudável equilibra adequadamente o id e o superego. (Uma proposta de busca de um comportamento adequado {Ética}.) Pré – Consciente (Subconsciente) Id (Inconsciente) Sede das pulsões Energias caóticas inatas Sexuais; de agregação e de preservação (Eros) De morte; perversas (Tanatos; Ares) Para comer e sobreviver é preciso matar o alimento. Superego (Inconsciente) Juiz repressor do ego e do id. O Auto-censurador.

63 AULA ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! A origem primária de boa parte das neuroses é a atração pelo genitor de sexo oposto e a hostilidade pelo genitor de mesmo sexo. O equilíbrio se atinge quando se aceita a relação entre os pais e a neutralização dos impulsos em relação a ambos. Pensamentos e sentimentos dolorosos, bem como recordações ligadas aos mesmos, são reprimidos, não analisados e não avaliados pelo ego e lançados de modo involuntário ao inconsciente. Pessoas diferentes reprimem fatos diferentes. A observação e análise imparcial e fria dos sentimentos e pensamentos que aleatoriamente nos ocorrem é um processo natural de auto – conhecimento e catarse.

64 AULA FREUD ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! Impulsos Sexuais e Perversos Bloqueios. Repressão Excessiva. Liberação Excessiva Últimas Barreiras Sociais Crimes Sexuais e Violentos Depressão, Compulsões Distúrbios de Humor, Síndromes (do Pânico) Psiquiatria Química Intensificação das Barreiras. Justiça Opressora. Equilíbrio. Canalização Da energia Para a Subjetividade Auto- realizadora. Solução geral: psicanálise = auto - conhecimento Solução Ética

65 AULA CAPÍTULO IV.3.2 – JACQUES LACAN (Paris,1901 – Paris, 1981) De família próspera católica. Casado duas vezes; pai de 4 filhos. Formou-se em Medicina, estudando em paralelo, Literatura e Filosofia. Exerceu a Psiquiatria. Foi um psicanalista da linha Freudiana. Uma de suas colocações: O Inconsciente é autônomo em relação ao Eu (consciente) e revela-se por gracejos, atos falhos, sonhos, etc ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

66 AULA LACAN ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! Figura do pai (soberano...) Pai presente (mesmo agressor) Pai ausente Insegurança. Vida de risco Salve-se quem puder. Vida sem limites. Deterioração dos comportamentos sociais. Segurança. Competição; Discórdia entre irmãos e filhos de pais diferentes. Segurança na Coletividade Fraterna. Colaboração e Concórdia. Solução geral: psicanálise = auto - conhecimento Fundamentalismo religioso. Católico, Protestante, Islâmico.A minha religião é a única... Todos devem segui-la.

67 AULA O que vimos, leva a dois extremos: Vida Nua e Vida Qualificada. ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! VIDA NUA Retomada da dimensão da subjetividade. Canalização das energias para a Criatividade, sonhos, poesia, literatura, exercício do pensamento, Trabalho em prol da auto – realização. Segurança em Coletividade Fraterna. Colaboração e concórdia. Coisificação do ser: Preocupação com o corpo; Satisfação insaciável dos desejos; ações insaciáveis por Prazer. Perda da dimensão da subjetividade. Competição, Discórdia Vida de risco. Insegurança. Repressões. VIDA QUALIFICADA

68 AULA CAPÍTULO IV.3.3 – Segue próxima aula 68 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !


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