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PublicouBreno Grego Alterado mais de 10 anos atrás
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PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE –PDTU /RMR
Julho /2007
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DESAFIOS Ofertar um transporte de qualidade que
promova a inclusão social Viabilizar espaço para acomodar o volume crescente de automóveis na RMR Integrar os diversos níveis de governo para juntos arquitetarem um Plano Estratégico, que promova o máximo de benefícios para população com os escassos recursos previstos para o setor.
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PARA QUE SERVE O PDTU? nortear as ações relativas aos transportes a
serem desenvolvidas pelos governantes que atuam na RMR evitar desperdícios racionalizar a aplicação de recursos reduzir poluição resultante dos transportes reduzir os acidentes proteger o patrimônio das cidades melhorar a qualidade de vida da população
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HISTÓRICO PDTU 1982 (Geipot) elaborado a partir do Plano de Organização Territorial (Fidem)
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O QUE OCORREU APÓS 1982? Construção da Linha Centro do Metrô;
Início da Construção da Linha Sul do Metrô; Descentralização do Comércio (Shoppings e Centros Secundários) Início das atividades de SUAPE; Aeroporto Internacional dos Guararapes; Implantação do SEI; Implantação da Bilhetagem Eletrônica; Indice de Motorização (hab/veíc) decresceu de 10,11 para 5,64 ( ) A frota existente na RMR é de veículos, dos quais estão em Recife (2005).
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NOVO PDTU modernização dos modelos atuais utilizados para o planejamento do Sistema; maior participação dos órgãos envolvidos e de toda sociedade; visão da cidade que se deseja; consideração das interfaces existentes entre o desenvolvimento urbano, transporte público e circulação ; defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico das Cidades contempla todos os modos de transportes, que se complementam;
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PROCESSO PARTICIPATIVO DO PDTU/RMR
Coordenação Técnica Deliberativa Órgãos governamentais (federal, estadual, municipais) Coordenação Técnica Executiva Órgãos governamentais (federal, estadual, municipais) – Assessores Fórum Técnico (45 membros, em equipes diversas) Equipes técnicas (órgãos locais, universidades, consórcio consultor) Fórum Consultivo (~ 120 membros) Sociedade civil organizada (entidades de classe, ONGs, associações comunitárias)
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OBJETIVOS PRINCIPAIS DO PDTU
Compatibilizar e consolidar os planos e projetos de transportes e planejamento existentes e futuros da RMR através de uma visão sistêmica e coordenada Formular uma política de transportes para a RMR Definir uma estratégia de implantação Sedimentar um processo de planejamento
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ETAPAS DO PDTU/RMR 1 – Consolidação do plano de trabalho 2 – Caracterização do sistema de transporte e uso do solo existentes 3 – Definição da visão prospectiva da RMR 4 – Definição dos objetivos e diretrizes da política de transportes 5 – Diagnóstico do sistema de transporte 6 – Elaboração de cenários futuros 7 – Elaboração de estratégias alternativas 8 – Avaliação das estratégias 9 – Detalhamento tático operacional 10 – Plano de ação estratégico 11 – Elaboração de sistema de acompanhamento 12 – Elaboração do relatório final
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ETAPA 1 – MOBILIZAÇÃO Mobilização da Equipe e Consolidação
do Plano de Trabalho Escolha e Instalação dos Softwares de Apoio Software de Planejamento Estratégico –TRANUS Software de Planejamento Tático Treinamento da Equipe
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Mobilização da Equipe e Treinamentos Iniciais
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CONCEITO DO PROCESSO DO “PDTU”
Localização e interação entre atividades Mercado imobiliário Oferta física e operativa de transporte Demanda por serviços de transporte ATIVIDADES TRANSPORTE Demanda Equilíbrio Acessibilidade e custos de
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Modelo de Uso do Solo (completo)
Edificações Uso do Solo MATRÍCULAS no setor Educação EMPREGOS na Saúde em Serviços no Comércio Institucionais (Agric. + Industrial) Residências Isoladas Vilas e Conjuntos Residenciais Condomínios e Edifícios Galpões Fábrica / Depósito Uso do Solo Misto Residencial Centros Empresariais e Shopping Centers Distritos Industriais POPULAÇÃO Renda Alta Renda Média Renda Baixa
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ETAPA 2 – CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DO SISTEMA DE TRANSPORTE
Levantamento de Estudos Existentes Levantamento de Dados Existentes Organização das Informações: Dados Sócio-Econômicos Oferta de Transportes Uso do Solo Mercado Imobiliário Aspectos Institucionais Aspectos Ambientais Caracterização da Situação Atual
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Informações Coletadas
PESQUISA ORIGEM E DESTINO – OD/97 Locais de pesquisa Banco de dados de viagens Distribuição das viagens Motivo das Viagens Distribuição da população Pesquisa da linha de contorno (cordon-line) Elaboração das matrizes de viagem
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Informações Coletadas
PESQUISA ORIGEM E DESTINO – OD/97 Modos da viagem + transferências Produção de viagens (p/ zona) Taxa de mobilidade (p/ renda) Linhas de desejo (entre zonas) Tempo de viagem, por modalidade Tempos de viagens, por renda, etc. 249 zonas internas
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Informações Coletadas
INFORMAÇÕES DE ÁREAS Disponibilidade / Uso das ÁREAS URBANAS Zonas de Análise: OD/97 Área Global (m2) Áreas a serem DESCONSIDERADAS (m2) Represas / Rios / Riachos / Canais Várzeas / Mangues APAs (Proibição de uso / uso controlado) Aeroportos / Parques / Centros de Exposição / Cemitérios Sistema Viário (vias, praças, terminais, estações)
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Informações Coletadas
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Informações Coletadas
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Informações Coletadas
Planos, Projetos, Estudos e Programas Planos Diretores dos Municípios Informações Coletadas para Plano e Programas Local Quando acontecerá? Quantificar empregos, habitações etc. Maiores detalhes
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Informações Coletadas
VALOR DA TERRA Análise do Mercado de Solo Urbano na RMR Residencial (função do incremento da infra-estrutura) Outros usos Comercial / Área Central e Sub-centros de Bairros Serviço / Shopping Center Educação Corredor de Transporte Coletivo Outros Industrial / Tipo de empreendimento Agrícola Acessibilidade Institucional Valor não considerado
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Planos e Projetos Existentes (2005)
TRANSPORTES URBANÍSTICOS
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Metrópole Planejada Metrópole Saudável e de Qualidade Ambiental Metrópole Agradável Metrópole Economicamente Sustentável Metrópole Justa Metrópole que Caminha
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Metrópole Planejada Gestão metropolitana dotada de instrumentos capazes de garantir a articulação e integração de projetos de interesse comum. Gestão metropolitana e municipal integradas. Mancha urbana contida, evitando elevados custos de urbanização. Participação cidadã garantida por programas permanentes de capacitação. Planejamentos urbano e de transporte integrados.
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Metrópole Saudável e de Qualidade Ambiental Equipamentos de transporte urbano utilizando “energia limpa”, especialmente nos corredores estruturais. Parques metropolitanos implantados, visando aumentar a taxa de área verde por habitante. Veículos não poluentes com utilização incentivada.
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Metrópole Agradável Área central do Recife com estímulos para habitação. Áreas ocupadas (formais e informais), que podem ser urbanizadas, dotadas de infra-estrutura. Áreas urbanas hoje deterioradas renovadas. Exemplo: Rua Imperial, Avenida Sul, Cais José Estelita, Vila Naval etc. Áreas urbanizáveis dotadas de infra-estrutura para atrair investimentos, sem ocupação desordenada.
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Metrópole Economicamente Sustentável Área de abrangência da PE-15 adensada com atividades de comércio e serviços, por meio de empreendimento associados. Áreas lindeiras requalificadas em torno das estações do Metrô e terminais do SEI. Atividades de comércio e serviços descentralizadas, promovendo ambientes economicamente ativos. Atividades econômicas adensadas em determinados eixos de transporte metropolitanos.
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Metrópole Justa Déficit habitacional reduzido, considerando a ocupação de vazios urbanos com infra-estrutura e disponibilidade de transporte público. Pobreza reduzida através da capacidade de mobilidade, redução de tarifas e otimização do transporte público. Rede de transporte público abrangente, regular e com tarifa compatível com seu poder aquisitivo propiciando acesso da população a trabalho, saúde, educação e lazer. Redes de serviços públicos descentralizadas com prioridade para as áreas pobres (saúde, educação e serviços para o cidadão).
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Metrópole que Caminha As propostas ligadas ao caminhar estão ligadas a mobilidade, acessibilidade, qualidade dos transportes coletivos, organização dos transportes de carga e estacionamentos. Infra-estrutura de transporte incrementada na área central do Recife. Interface resolvida entre STPP/RMR e o transporte intermunicipal externo à RMR, e entre o STPP e o transporte intramunicipal. Implementação total do SEI
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ETAPA 3 – VISÃO PROSPECTIVA DA RMR
Deslocamento dos pedestres com qualidade, integrado ao sistema de transporte. Distribuição de cargas da RMR reestruturada com relação à integração entre modos de transporte e com ênfase no aeroporto. Espaços urbanos a serviço da coletividade com acessibilidade garantida aos serviços e dinâmica econômica sustentável. Estacionamento para veículos pequenos na área central do Recife e nos entornos de terminais de ônibus e estações de metrô devidamente compatibilizados com o transporte público.
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ETAPA 4 – DIRETRIZES E OBJETIVOS DA POLÍTICA DE TRANSPORTES
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ETAPA 5 – DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE TRANSPORTE
1. A EVOLUÇÃO URBANA E DOS TRANSPORTES NA RMR 2. O PLANEJAMENTO URBANO E DOS TRANSPORTES NA RMR (Histórico, Planos e Estudos mais relevantes, Intervenções Viárias ) 3. SITUAÇÃO ATUAL DO SISTEMA DE TRANSPORTE DA RMR (Caracterização da RMR, Distribuição da Forta, Estruturação e Funcionamento do Sistema Viário, Caracterização do STPP e da Circulação) 4. O CONTEXTO INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE TRANSPORTE NA RMR 5. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES A SEREM CONSIDERADOS NO PDTU-RMR
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ETAPA 6 – ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS
H B Consolidação de Cenários Futuros Estimativa de Variáveis Básicas por Cenário Elaboração de Fórum Técnico Formulação do Cenário Base Edição do Relatório: 5.9 6.1 6.2 6.4 6.5 6.3 7.1
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Formulação Preliminar – CENÁRIOS DE ANÁLISE
ETAPA 6 – ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS Formulação Preliminar – CENÁRIOS DE ANÁLISE
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ETAPA 7 – ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS
C Consolidação das Estratégias Propostas Grupo 4 Grupo 3 Grupo 2 Grupo 1 3º Seminário Elaboração de Alternativas Preparação de Material para Discussão Discussão do Material e Metodologia Fórum Técnico e Consultivo Proposta Preliminar Edição do Relatório: Alternativa de Estratégia 5.9 6.4 7.1 7.2 7.3 7.5 7.6 7.4 4.1 8.4
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Avaliação Estratégias
ETAPA 8 – AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E G C B L H M N Montagem e Calibração do Modelo Estrat. Simulação das Estratégias para cada Cenário Cálculo dos Indicadores de Desempenho 4º Seminário Aprovação da Avaliação e da Alternativa Selec. Fóruns Téc. e Consultivo Consolidação da Avaliação Seleção Melhor Estratégia Montagem Estratégia Base Seleção Preliminar Melhor Alternativa Recombinação das Estratégias Mínima CMTU Edição do Relat.: Método de Uso software estrat. 7.5 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5 8.6 8.7 8.8 8.9 8.10 9.3 8.11 Edição do Relatório: Avaliação Estratégias e Seleção da Melhor Alternativa e Desemp. software Estratégico
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ETAPA 9 – DETALHAMENTO TÁTICO OPERACIONAL
F G C N Simulação da Rede Escolhida Pré- Dimensionamentos da Rede Escolhida Pré-Estudo de Viabilidade Socio-Econômica Montagem da Análise de Trechos Prioritários Rede para Análise de Trechos Discussão e Apuração dos Resultados Fórum Técnico Consolidação da Montagem e Calibração do Modelo Tático Detalhamento da Edição do Relat: Método de Uso do Software Tático-Operacional 9.3 9.7 9.4 9.8 9.9 9.10 9.1 9.11 10.1 8.11 9.2 9.5 9.6 9.12 Edição do Relatório: Modelo Tático-Operacional e Desempenho do Software Tático- Operacional
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O Modelo de Transporte: Conceituação da “Multi-Escolha”
caminho 2 1 3 Distribuição Multimodal Logit ORIGEM DESTINO bicicleta ônibus a pé auto Tempo de espera + custo de transbordo Metrô Fluxo no caminho 1 = logit (CustoGen1, CustoGen2, CustoGen3) As opções de viagem ou ‘passos’ são estimados com base no custo generalizado
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Etapa 10: Elaboração do Plano de Ação Estratégico
ETAPAS FINAIS Etapa 10: Elaboração do Plano de Ação Estratégico Etapa 11 : Elaboração de um Sistema de Acompanhamento Etapa 12 : Elaboração do Relatório Final Etapa 13 : Elaboração do Sumário Executivo Etapa 14 : Divulgação
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O QUE ESPERAMOS Que o PDTU/RMR seja um instrumento :
incorporado e monitorado pelos técnicos de transporte e planejamento que expresse a Política, Objetivos e Diretrizes dos Transportes da RMR nos próximos 10 anos que sirva para nortear as decisões dos governantes que atuam no Sistema de Transporte.
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Muito Obrigada
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