A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meio Ambiente: Sustentabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meio Ambiente: Sustentabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Meio Ambiente: Sustentabilidade
Material de apoio ao professor CQN 2011 – Apresentação II Tema: Sustentabilidade Ênfase: Divisões conceituais de Meio Ambiente Energia / Recursos Naturais A água, recurso indispensável ao Homem Área de mananciais / Billings Autoria: Daniel M. Cywinski Material de uso exclusivo do Projeto Curta Química e Natureza É proibida a reprodução sem autorizacão prévia do autor.

2 Os próximos dois slides, de maneira especial,
são para reflexão do professor.

3 “A educação ambiental é um processo de educação política
que possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como a formação de atitudes que se transformam necessariamente em práticas de cidadania que garantem uma sociedade sustentável.” Maria Cecília Focesi Pelicioni

4 “O Educador precisa estar preparado para conhecer
causas e consequências dos problemas ambientais e ter uma visão crítica da realidade na qual está inserido, de forma a perceber as inter-relações dos fatores socio-econômicos, políticos e culturais nos níveis, local, regional, nacional e transnacional que interferem na qualidade de vida e saúde...” Maria Cecília Focesi Pelicioni

5 Material de apoio ao professor
CQN 2011 – Apresentação II Tema: Sustentabilidade Ênfase: Sustentabilidade, o que é isso?

6 A integração do HOMEM com a NATUREZA é fundamental
e sem ela a vida das sociedades é impossível, o HOMEM sempre dependeu desta integração para sobreviver, independentemente dos avanços tecnológicos.

7 Por conta da tecnologia digital e da eletrônica,
dependemos hoje em dia ainda mais da relação com a natureza, sem energia elétrica, por exemplo, os sistemas de informação e funcionamento das cidades ficam inviáveis.

8 Mas essa relação muitas vezes tem sido desequilibrada,
INSUSTENTÁVEL, provocando consequências de degradação ambiental e possibilidade de grandes dificuldades para as gerações futuras.

9 Muitos exemplos disso podem ser observados em praticamente
todos os ambientes do planeta TERRA.

10 O Lixo urbano, o lixo radioativo (Nuclear), a poluição dos mares,
das represas e rios, a devastação da matas e a falta de políticas públicas e de controle socioambiental, são responsáveis em grande parte das vezes por efeitos que resultam em impacto negativo para as sociedades, isto é, para o HOMEM. Quando para sua sobrevivência um ser humano, empresa, cidade ou país interferem negativamente na natureza, poluindo, extraindo recursos naturais em demasia, ou degradando o meio, então existe nessa relação uma INSUSTENTABILIDADE, que será prejudicial para o próprio HOMEM, em especial para as gerações futuras.

11 Quais são os caminhos ?

12 tenham ouvido as palavras: SUSTENTABILIDADE
É provável que todos já tenham ouvido as palavras: SUSTENTABILIDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Mas o que é isso?

13 De maneira geral aceita-se como conceito
para SUSTENTABILIDADE, a capacidade de se viver (desenvolver) sem interferir nas possibilidades de vida (desenvolvimento) das gerações futuras. Pense nisso...

14 Os principais aspectos da Sustentabilidade são:
Usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e a dignidade dos seres humanos. Não esgotar os recursos naturais. Conciliar crescimento econômico e preservação da natureza. Não poluir, não deixar sobras nocivas nos processos de prodeução. Não interferir na vida das sociedades em função do desenvovlimento. Reduzir o consumo e reutilizar as sobras evitando a utilizacão de recursos naturais.

15 E é importante pensar que esse novo jeito de pensar e viver,
Para alcançar essa SUSTENTABILIDADE, a humanidade necessita de uma NOVA CONCEPÇÃO de vida, de um novo jeito de viver, de novas maneiras de se pensar e agir. E é importante pensar que esse novo jeito de pensar e viver, a tal sustentabilidade, começa dentro de cada um.

16 ? Podemos começar a pensar nessa questão realizando algumas
perguntas simples, vamos tentar? ?

17 Quantos coisas uma pessoa precisa realmente ter para viver?
Quantos pares de sapato, calças? Quantas bolsas? Quantas camisetas? Quantos telefones celulares? Quantos carros? Quanto????

18 E assim podemos progredir tentando responder
as questões que podem ser formuladas por qualquer um em um interessante exercício de reflexão. Inclusive um ótimo exercício para ser feito, é tentarmos Responder essas questões em nossas vidas particulares. Segundo a Organização mundial da saúde, um bebê europeu consome 250 vezes mais do que um bebê africano. O consumismo exagerado é Sem dúvida a principal causa da insustentabilidade Que o planeta enfrenta.

19 Perguntas simples que fazem parte do nosso cotidiano,
que nos fazem pensar sobre a sustentabilidade da nossa vida. Se você refletir sobre suas respostas poderá facilmente perceber se seus hábitos são sustentáveis ou não.

20 Levando essa reflexão para outros níveis,
pensando nas cidades, no país e no planeta, as perguntas ficam maiores mas seguem a mesma linha de Pensamento... podem ser:

21 Local A cidade (região) em que vivo recicla o lixo? Tem tratamento de esgoto? Trata a água usada por seus moradores? É poluída? Tem trânsito? Os rios são limpos?

22 Nacional O País em que vivemos gera energia sem degradar o meio ambiente? Sem desmatar? Sem poluir? Sem alterar o curso de rios e florestas? O Transporte de produtos é feito com energia limpa? Todas as pessoas tem comida e casa para morar? As pessoas tem acesso a educação, saúde e cultura?

23 Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) provou
que a poluição causada pelos transportes, provoca mais mortes do que os acidentes rodoviários. Por exemplo: No Brasil, o transporte rodoviário é o mais utilizado, superando em muito o Transporte ferroviário e marítimo. Portanto o transporte em nosso país, não é ambientalmente sustentável. Pense nisso…

24 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
“SUSTENTABILIDADE”

25 Para concluir nossa reflexão podemos
visualizar algumas soluções encontradas pelo HOMEM na busca pela sustentabilidade. Ônibus movido a BIODÍSEL, menos poluente. Esse meio de transporte já é utilizado em várias cidades do mundo e no Brasil na cidade de Campinas, por exemplo.

26 Energeia Eólica, turbinas movidas pelo vento geram energia elétrica
Energeia Eólica, turbinas movidas pelo vento geram energia elétrica. É uma tecnologia muito utilizada em vários países do mundo inclusive no Brasil. Trata-se de uma geração de energia absolutamente limpa.

27 Energia Solar, painéis gerando energia elétrica. É uma
Tecnologia também muito utilizada em vários países do mundo E amplamente utilizada no Brasil, especialmente para o aquecimento da água em residências. Trata-se de uma geração de energia absolutamente limpa.

28 Madeira reflorestada (certificada). Madeira proveniente de plantaçnoes
especialmente realizadas para o corte, diferentemente da madeira extraída da floresta

29 Tratamento de esgoto, é considerada hoje em dia
a principal medida a ser adotada para a redução da poluição em todo o mundo. Pesquise mais sobre isso com seus amigos.

30 Coleta seletiva e reutilizacão.

31 A coleta seletiva possibilita a redução do consumo de matéria prima
A coleta seletiva possibilita a redução do consumo de matéria prima. Observe o ciclo de vida dos materiais apresentado no esquema acima. Pense nisso!!!!!

32 COMO ATINGIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade. Um novo jeito de ser, com novos desejos, em especial, desejo de ser “mais leve”, de viver sem impactar… Pense nisso!!!!

33 Você pode adotar prática simples no seu cotidiano, aqui estão alguns
Amplamente divulgados e praticados no Brasil por pessoas conscientes: Prefira transporte coletivo Utilize sacolas retornáveis Dê carona Ande de bicicleta Separe e encaminhe pilhas nos locais apropriados Compre produtos certificados

34


Carregar ppt "Meio Ambiente: Sustentabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google