A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UniEVANGELICA CURSO DE ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UniEVANGELICA CURSO DE ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UniEVANGELICA CURSO DE ENFERMAGEM
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DE PACIENTES HEMODIALÍTICOS EM USO DO CATETER DUPLO LÚMEN Enf ª NERIANE NUNES MENDONÇA Enf ª Ms. ÁGUEDA MARIA RUIZ ZIMMER CALVANCANTE Enf Ms. LUCIANO RAMOS DE LIMA

2 Insuficiência Renal Falência na função renal e metabólica que prejudicam a regulação do organismo; Insuficiência renal Aguda (IRA) e Insuficiência renal crônica (IRC); IRC- perda progressiva ou irreversível da função renal; Tratamento; (RIBEIRO, et al., 2007)

3 Hemodiálise Terapia renal substitutiva;
Acesso venosos permanentes e temporários; FAV (fístula arteriovenosa) e CDL (cateter de duplo lúmen) Cateter de duplo lúmen- essencial para hemodiálise, porém poder causar varias complicações. (ROCHA, et al., 2008)

4 Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
A SAE; Processo de Enfermagem (PE): sistematização da assistência- 5 fases; O PE na hemodiálise. (HORTA,1979; CIANCIARULLO; FUGULLIN; ANDREONI, 1998; OLIVEIRA, et al., 2008)

5 O número de pacientes dialíticos aumentou 8,1% ao ano;
No Brasil a doença renal crônica é considerada um sério problema de saúde pública. O número de pacientes dialíticos aumentou 8,1% ao ano; Sendo assim, torna se necessário investigar quais são os principais problemas encontrados (Diagnósticos de Enfermagem) em pacientes hemodialíticos em uso do CDL. (SBN, 2007)

6 Objetivos Objetivo Geral:
Identificar o perfil diagnóstico de enfermagem (DE) de pacientes em tratamento de hemodiálise em uso do Cateter de Duplo Lúmen (CDL) em duas Unidades de Hemodiálise no interior de Goiás.

7 Metodologia Tipo de estudo; Local; Amostra/Amostragem;
Critérios de inclusão; Aspectos Éticos: protocolo 201/2008; Coleta de dados: 1ª fase- entrevista e exame físico 2ª fase- DE

8 Resultados e Discussão
Tabela 1. Distribuição dos clientes hemodialíticos usuários de CDL, segundo as variáveis socioeconômicas. Interior de Goiás, março a setembro de 2009. (DOMINGOS, 2007; MENDONÇA; LIMA,2009)

9 Resultados e Discussão
Continuação Tabela 1. Distribuição dos clientes hemodialíticos usuários de CDL, segundo as variáveis socioeconômicas. Interior de Goiás, março a setembro de 2009. (DOMINGOS, 2007; MENDONÇA; LIMA,2009)

10 (FERREIRA; ANDRADE, 2007; MENDONÇA; LIMA, 2009; LATA, 2007; SBN, 2007)
Tabela 2- Distribuição dos clientes usuários do CDL em hemodiálise quanto ao seu numero de implantes e segundo fatores de riscos para a Insuficiência Renal Crônica (IRC) interior de Goiás, março a setembro de 2009 (FERREIRA; ANDRADE, 2007; MENDONÇA; LIMA, 2009; LATA, 2007; SBN, 2007)

11 -17 NHBs psicobiológicas; -3 NHBs psicossocial; -1 NHB espiritual
Diagnósticos de Enfermagem encontrados e Necessidades Humanas Básicas (NHBs) afetadas: Foram encontrados 21 DE; Os 21 DE identificados foram classificados de acordo com as NHBS nas quais: -17 NHBs psicobiológicas; -3 NHBs psicossocial; -1 NHB espiritual

12 Tabela 3-Diagnósticos de Enfermagem e fatores relacionados mais freqüentes identificados nos pacientes usuários do CDL em hemodiálise Diagnósticos de Enfermagem n % NHBs* Risco de perfusão renal ineficaz relacionado a doença renal, hipertensao e tabagismo 16 100,0% Eliminação, Regulação Mobilidade física prejudicada Motilidade; Locomoção Risco de síndrome por estresse por mudanças Exercícios e atividade física Risco de infecção Segurança e proteção Risco de integridade da pele prejudicada 100,00% Integridade cutâneo-mucosa Integridade da pele prejudicada Integridade tissular prejudicada Proteção ineficaz Regulação: vascular Risco de trauma vascular Integridade vascular

13 Continuação.... Tabela 3-Diagnósticos de Enfermagem e fatores relacionados mais freqüentes identificados nos pacientes usuários do CDL em hemodiálise

14 -Mobilidade física prejudicada relacionada a restrição de movimentos prescrita, com desconforto e dor no local do CDL evidenciado por dificuldade por virar-se. -Risco de síndrome por estresse por mudanças relacionados a mudanças na rotina de vida e estado de saúde física diminuída por falência renal. -Risco de infecção relacionado a procedimentos invasivos como implantação do CDL, conhecimento deficiente para evitar exposição a patógenos e destruição de tecidos. -Risco de integridade da pele prejudicada relacionado a imobilização física como no local de inserção do CDL; fatores mecânicos como adesivos e circulação prejudicada. (MARQUES; RODRIGUES; KUSUMOTA, 2004) (PICOLLOTO; BARROS, 2002 ; SOUZA; MARTINO; LOPES, 2007)

15 -Integridade da pele prejudicada relacionada a fatores mecânicos como adesivos na pele e hipertermia evidenciado por rompimento da superfície de pele, invasão de estruturas como a implantação do CDL e destruição de camadas da pele. -Integridade tissular prejudicada relacionado por déficit de líquidos, fatores mecânicos (CDL), mobilidade física prejudicada evidenciada por tecido lesado no local do CDL. -Proteção ineficaz relacionado por tratamento de hemodiálise evidenciado por fadiga, fraqueza e imobilidade. (DOMINGOS et al., 2006) (LIMA; MELO; FUZZI, 2008) (SOUZA; MARTINO; LOPES, 2007)

16 Conclusão Foram identificados 21 DE e os respectivos fatores relacionados e CD Foram afetadas 17 NHBs sendo a mais afeta psicobiológica A equipe de enfermagem deve estar atenta as alterações psicobiológica, assim como a forma de avaliar o paciente fundamentado em teoria, no período de tratamento em hemodiálise em uso do CDL, para elucidar os problemas (DE) e propor possíveis intervenções de enfermagem Permitiu conhecer a realidade dos pacientes hemodialíticos em uso do CDL, já que estes exigem cuidados especiais.

17 Conclusão Acredita-se que este trabalho contribui para possíveis reflexões sobre implementação dos cuidados de enfermagem (NHB X CDL). A aplicabilidade de uma teoria facilita a identificação dos problemas dos pacientes, contribuiu para identificar os DE e também nos desenvolvendo habilidades do julgamento clínico necessário ao exercício profissional do enfermeiro Sugere-se que este estudo seja realizado por outros pesquisadores com a Teoria de Wanda Horta para confrontar os DE encontrados.

18 Referências Bibliográficas
. Biernat, JC.et al. Contaminação de Lúmen de Cateter de Hemodiálise: Prevenção e Tratamento com M-EDTA. J. Brasileiro de Nefrologia.[periódico on line].2008.[capturado em 20 ago.2008];.30,(2): Disponível em: CESARINO, C.B. et al. Paciente com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialitico: atividade educativa do enfermeiro. Revista Latino -Am.Enfermagem, RB, v. 6, n. 4, p.31-10, out,1998. [on line].Disponivel em : < Acesso em:20 Ago.2008. Domingos, ACS , Ribeiro,ACFS, Mota,TC, Boaventura, AP, Nascimento. Diagnóstico de Enfermagem em uma Unidade de Hemodiálise de um Hospital Privado. In: X Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação –Universidade do Vale do Paraíba; 2006, Paraíba, Brasil.[Acesso em: 28 ago.2008] Disponível em: < HORTA, W.A. O Processo de Enfermagem. SP: EPU, 1979. Lata, AGB, Albuquerque,JG, Carvalho,LASBP, Lira,ALP. Diagnóstico de Enfermagem em adultos em tratamento de hemodiálise. Acta Paul Enfermagem.[periódico on line] 2007.[capturado em: 28 ago. de 2008]; 21,(num.especial): Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S &script=sci_abstract&tlng=pt > MARQUES,NASCIMENTO, C.Intervenções de Enfermagem nas complicações mais freqüentes durante a sessão de hemodiálise: revisão da literatura.Revista Brasileira de Enfermagem, SP, v. 58, n. 6, nov-dez, [on line]. Disponível em :http://www.scielo.br.Acesso em:02 set.2008. Mendonça, RR, Lima, LR. Perfil epidemiológico do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico em Anápolis-GO. Interseção. [periódico on line] [capturado em: 20 de out. de 2009]; 2, (2): 29-36, maio/out. Disponível em: North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).Diagnósticos de Enfermagem: Definições e Classificação GARCEZ, RM, tradutora..Porto Alegre-RS: Artmed, 2010 SESSO,R.et al.Resultado do Censo de Diálise da SBN Sociedade Brasileira de Nefrologia. SP,2007. Disponível em: <http://www.sbn.org.br/JBN/29-4/01/Sesso-1681´pdf>Acesso em: 02 set Sociedade Brasileira de Nefrologia [Powerpoint].Sao Paulo, SP: Estudo de caso: Aplicação da SAE no ensino clínico.; c2008 [atualizado em 2008; acessado em 14 set. de 2009].[77 slides]. Disponível em:

19 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UniEVANGELICA CURSO DE ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google