A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao estudo da Sintaxe SUJEITO E PREDICADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao estudo da Sintaxe SUJEITO E PREDICADO."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao estudo da Sintaxe SUJEITO E PREDICADO

2 Fundamentos básicos: Texto: um ou vários parágrafos. Por exemplo: Fique em casa Não vá à Europa é o título do livro – um verdadeiro antiguia turístico – que acaba de ser lançado nos Estados Unidos. O autor, o americano Chris Harris, enumera as razões pelas quais seus compatriotas não devem atravessar o Atlântico. Algumas delas: - A Itália é um monte de ruínas imundas, os franceses são mal-educados e a Suíça é tediosa.

3 Continuação... Veneza é a única cidade do mundo onde os esgotos são atração turística. Em Pisa, os turistas se acotovelam para ver um erro arquitetônico. Três coisas são proibidas na Suíça: o barulho, as piadas e a alegria. Deus cometeu um grave erro: pôr Paris na França.

4 Período: Da maiúscula ao ponto. Período: Simples ou Composto. Oração: Enunciado com verbo. Frase nominal: enunciado sem verbo. - Fogo!

5 Atenção: reiteração de frases nominais resultando em paralelismo sintático. É recurso expressivo: A franja da encosta cor de laranja Capim rosa-chá O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar O ouro ainda não bem verde da serra A prata do trem(Caetano Veloso)

6 Termos da oração: partes que desempenham funções. Termos essenciais: sujeito e predicado (porém, há orações sem sujeito) Termos integrantes: complementos verbais (objetos) e complementos nominais. Termos acessórios: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e agente da passiva.

7 SUJEITO Termo da oração com a qual o verbo concorda em número e pessoa. O autor americano enumerou as razões. - Quando há mais de um vocábulo, o substantivo é a palavra principal, o núcleo do sujeito.

8 ATENÇÃO PARA A POSIÇÃO: A posição natural do sujeito é à esquerda do verbo, mas pode vir à direita: Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Lua se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura Em contínuas tristezas a alegria Gregório de Matos

9 Observe: Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Lua se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura Em contínuas tristezas a alegria

10 Ordem Direta do Português: Sujeito, verbo, objeto e adjuntos adverbiais: Ordem Direta: Eu acredito no senso crítico dos meus alunos. Ordem Indireta: No senso crítico dos meus alunos acredito eu.

11 A posição das palavras: É, em alguns casos, o único instrumento de interpretação: João conheceu Pedro. Pedro conheceu João. Ao João conheceu Pedro. não há sujeito preposicionado!

12 Não confundir Sujeito Semântico com Sujeito Sintático: Ex: Fulano e Beltrano não estudam nunca. Eles não são meus alunos, graças a Deus! Semanticamente: Fulano e Beltrano = Eles, ou seja, há o mesmo sujeito semântico. Sintaticamente: Fulano e Beltrano = Sujeito composto do primeiro período. Eles= Sujeito Simples do segundo período.


Carregar ppt "Introdução ao estudo da Sintaxe SUJEITO E PREDICADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google