A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LH S DA ALMA. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através do Museu do Imigrante e o IFRS (Instituto Federal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LH S DA ALMA. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através do Museu do Imigrante e o IFRS (Instituto Federal."— Transcrição da apresentação:

1 LH S DA ALMA

2 A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através do Museu do Imigrante e o IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS), através do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais).

3 Essa parceria deu-se devido à necessidade de o único Museu da cidade poder mostrar, através dos Olhos da Alma, a quem não consegue ver com os olhos do mundo a história e a origem dos primeiros imigrantes italianos.

4 Desta preocupação surgiu o interesse em, através de artistas locais ministrarem oficinas de arte (escultura e pintura), onde serão feitas réplicas de algumas peças museológicas para serem tateadas por pessoas com deficiência visual.

5 Essas oficinas acontecerão nas dependências do NAPNE em uma sala totalmente equipada e as peças prontas ficarão expostas no Museu.

6 Pensamos em uma maneira de mostrar o museu a todas as pessoas e esse foi o caminho que encontramos para solucionar um problema que preocupava toda a equipe do Museu quando uma pessoa com deficiência visual tencionava conhecer o mesmo.

7 Os principais museus do mundo estão preocupados em garantir o acesso à arte pictórica para pessoas com deficiência visual. É uma tendência cada vez mais acentuada também no Brasil. E nós não poderíamos ficar fora dessa iniciativa de tornar nosso museu acessível a todas as pessoas.

8 Antes de começar a visita pelo museu, nosso visitante com deficiência visual terá oportunidade de conhecer o prédio do museu através de uma maquete. Assim, ele terá condições de familiarizar-se com a arquitetura exterior.

9 Com o objetivo de deixar TODOS os visitantes muito a vontade, preparou-se uma estrutura especial para o acesso das pessoas com deficiência visual. No chão, um caminho feito de piso tátil o conduzirá até as obras (réplicas) que podem ser sentidas através do tato.

10 Esse cenário impõe um desafio, onde capacitar para o mundo não é repetir algo, mas sim, criar algo, dando a todas as pessoas possibilidade de dominar o fazer, adquirindo uma nova concepção do viver, buscando o resgate da cidadania por meio da arte.

11 OFICINADE ARTEOFICINADE ARTE

12 Oportunizaremos um trabalho de arte na reabilitação e inclusão social a pessoas com deficiência, que se apropriam da arte para trabalhar as funções motoras, cognitivas e emocionais.

13 A acessibilidade pode e deve ser assegurada a partir do exemplo fundamental, por iniciativa dos professores de artes, mesmo que de forma simplificada.

14 Inúmeras técnicas podem ser exploradas, com os mais diversos materiais e recursos ou sucatas artísticas.

15 Na oficina de arte, usaremos como um dos recursos a confecção de uma mandala, que nada mais é que a geometria de seu próprio inconsciente, revelando sua personalidade, limpando bloqueios, medos e traumas.

16 A mandala é o poder do infinito, das infinitas possibilidades. Trabalhar mandala é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.

17 Essa energia que influi através do desenho nos mantém em equilíbrio, conectados com nossa essência mais inteligente: o espírito!

18 Nossa proposta, através da arte, é oferecer condições de auto-ajuda e de auto- conhecimento. Nesse trabalho, a atenção concentrada silencia a mente e automaticamente expressa nosso verdadeiro EU.


Carregar ppt "LH S DA ALMA. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através do Museu do Imigrante e o IFRS (Instituto Federal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google