A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ILHA DE CRETA e a civilização cretense. Creta Primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.) Desenvolveu-se na Ilha de Creta, no mar Egeu,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ILHA DE CRETA e a civilização cretense. Creta Primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.) Desenvolveu-se na Ilha de Creta, no mar Egeu,"— Transcrição da apresentação:

1 A ILHA DE CRETA e a civilização cretense

2 Creta Primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.) Desenvolveu-se na Ilha de Creta, no mar Egeu, entre a Grécia e a Turquia;

3 O BERÇO DA EUROPA

4 – PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO: Civilização Creto-Micênica (cretenses + aqueus); Cretenses: comércio marítimo, talassocracia (poder nas mãos de elite comerciante), escrita (Linear A - inspiração egípcia - hieróglifos e Linear B – grego primitivo), destaque para as mulheres; Micênicos: Grécia Continental – aqueus. Conquistaram os cretenses, porém assimilaram alguns de seus valores culturais;

5

6

7 A outra versão A lenda do Minotauro: Além da associação com Atlântida, Cnossos abrigou a lenda do Minotauro. O rei Minos teria pedido a Poseidon que mandasse um touro branco como reconhecimento de seu reinado. Só que Poseidon queria que o rei Minos sacrificasse o animal, o que não foi atendido – Minos acabou sacrificando outro animal no lugar deste. Afrodite então fez com que a mulher de Minos, Parsifae, se apaixonasse pelo touro. Parsifae então pediu para que o artesão Dédalo construísse uma vaca de madeira para que ela, uma vez escondida dentro da vaca, pudesse se entregar ao animal. O resultado desta união é o Minotauro. Parsifae cuidou da criança, mas à medida que ela crescia ficava cada vez mais furiosa. A única coisa que aplacava a fome do Minotauro era a carne humana, e Minos mandou construir um grande labirinto para abrigar a criatura. Nesta época a cidade de Atenas era governada pelo rei Egeu. Uma versão da lenda diz que Androgeu, filho de Minos, teria sido morto por atenienses e que seu pai declarou guerra a Atenas e venceu, obrigando Egeu a enviar anualmente 14 jovens, sendo 7 homens e 7 mulheres, para servir de alimento para o Minotauro. No terceiro ano que teria que enviar os jovens, o filho de Egeu, Teseu, se ofereceu para matar o Minotauro e seguiu junto com os outros jovens para Creta. Mesmo contrário à idéia, Egeu aceitou que o filho fosse até Creta mas pediu que, caso Teseu voltassecom vida, levantasse velas brancas no barco. Chegando à ilha, a filha de Minos, Ariadne, apaixonou-se por Teseu e deu a ele um novelo, no qual ele poderia se guiar no caminho de volta – uma versão diz que a própria Adriadne guiou Teseu até onde estava o Minotauro. Teseu então lutou bravamente contra o monstro até matá-lo. Liderando outros atenienses na fuga, conseguiu ainda destituir Minos do trono só que, ao voltar para casa, esqueceu de hastear velas brancas no barco e Egeu, seu pai, ao ver velas pretas no horizonte, entrou em desespero – acreditando que o filho estava morto – e se jogou no mar, que acabou ganhando seu nome.

8 Dédalo e Ícaro (mito) Dédalo era um soberbo inventor, que trabalhava vulgarmente com o seu sobrinho Talo, do qual estava encarregado da educação. Talo, um dia, após passear pela praia, viu o esqueleto de um peixe, forma na qual se viria a inspirar para criar a primeira serra. Com alguma inveja, Dédalo tentou matar este seu sobrinho, atirando-o de um sítio alto. Contudo, antes que atingisse o chão, os deuses interviriam, e o jovem foi transformado numa perdiz, que voou para evitar a desgraça iminente. Culpado de homicídio, Dédalo foi obrigado a abandonar a cidade natal, indo refugiar-se em Creta, a ilha do famoso rei Minos. Aí, foi incumbido de construir um labirinto, onde o famoso Minotauro viria a ser aprisionado. Seria, mais tarde, impedido de deixar esta ilha, altura em que concebeu a sua mais famosa invenção, umas asas que lhe permitiriam voar. Pretendia, juntamente com o filho, usá-las para escapar da ilha. No entanto, as coisas não iriam correr bem para o pequeno Ícaro. Ignorando os conselhos de Dédalo, voou demasiado alto, o que fez com que a cera que prendia as asas derretesse, precipitando-o no mar. Quando a Dédalo, escapou da sua prisão e passou a viver na ilha da Sicília.

9 Séc. XV Séc. VIII Séc. VSéc. IVSéc. IIISéc. II Período HoméricoPeríodo Arcaico Período Clássico Período Helenístico Período Micênico Expansão dos povos vindos da Ásia Menor Aqueus Eólios Jônios Dórios 3000 a.C Creta Cnossos E o rei Minos (mito do minotauro) MICENAS ESPARTA - militarização ATENAS - democracia Peloponeso Ática Mar Egeu Bálcãs Genos patriarcais ou Comunidades Gentílicas que evoluem para a formação das cidades-estado (polis) – disputas entre elas (Guerra de Tróia). Gradual hierarquização das sociedades. 2ª diáspora Apogeu de Atenas - democracia - Liga de Delos – Guerras Médicas ( aC) - Liga do Peloponeso Guerra entre Atenas e Esparta ( aC) Filipe II ( aC) e Alexandre ( aC) da Macedônia Império Macedônico 1ª diáspora Homero -Ilíada – narra a Guerra de Tróia -Odisseia – narra o retorno de Ulysses propriedade coletiva propriedade privada a.C.


Carregar ppt "A ILHA DE CRETA e a civilização cretense. Creta Primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.) Desenvolveu-se na Ilha de Creta, no mar Egeu,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google