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+ Curso livre Corpos e Sexualidades: uma questão de género na publicidade CCIF – UMAR, Lisboa Sara I Magalhães.

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1 + Curso livre Corpos e Sexualidades: uma questão de género na publicidade CCIF – UMAR, Lisboa Sara I Magalhães

2 + In todays media, possession of a sexy body is presented as womens key (if not sole) source of identity. The body is presented simultaneously as womens source of power and as always unruly, requiring constant monitoring, surveillance, discipline and re-modelling (and consumer spending) in order to conform to ever-narrower judgements of female attractiveness (Gill, 2007, p. 149)

3 + Revistas Mecanismo ideológico significativo no desenvolvimento humano e para a construção do sujeito feminino Inserem-se num continuum de homogeneização do sujeito feminino que se inicia na infância e acompanha todo o ciclo vital

4 + o corpo é ao mesmo tempo lugar de dominação e resistência (Yarnal et al., 2005)

5 +

6 + Análise de Conteúdo Visual (Goffman,1979) CATEGORIAS: Relative size Feminine touch Function ranking Ritualization of subordination Licensed withdrawal Categorias posteriores: Kang, 1997: Body display + Independence/self-assertiveness Umiker-Sebeok,1996: Movement + Location + Risk-taking Lindner, 2004: Objectification

7 + Representação da mulher Movement Independence/self-assertiveness Ritualization of subordination Feminine Touch Body Display Risk-taking Licensed withdrawal Location Objectification

8 + Os papéis de género representados nas publicidades podem ter alterado ligeiramente, mas não o suficiente. (Döring & Pöschl, 2006, p.184) Representações estereotipadas mais óbvias, quer por mensagens subtis sobre papeis de género ou sobre o papel das mulheres na hierarquia social, foram mascaradas. A imersão num mundo mediático reforça o poder das mensagens veiculadas, sobre como o homem e mulher deve ser e como devem agir, definindo o que é apropriado e socialmente aceite. Conclusões prévias

9 + Análise Discurso Análise Foucauldiana Discurso (Willig, 2003, 2008) Categorias de análise Construções discursivas Discursos Orientações para a ação Posicionamentos Práticas Subjetividades

10 + Tornar-se sexy! Ter de saber (sempre) mais… Construir uma relação heterossexual Atratividade e objetificação da mulher Construções discursivas

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15 + Principais conclusões Globalização dos media Equação atratividade – identidade – sexualidade (Brown Travis, Meginnis & Bardari, 2000) Carácter androcêntrico e heteronormativo dos conteúdos Reificação discursiva de binarismos de género Expansão de novos sexismos Manutenção da alienação do sujeito feminino Internalização de assimetrias

16 + PRECISA-SE: CRIATIVIDADE


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