A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade
Prof. Álvaro

2 Contabilidade e sociedade: o imperativo da mediação
Referência básica: CONFLITO DISTRIBUTIVO E O PAPEL DA CONTABILIDADE Conflito distributivo – é o processo de confronto entre pessoas tendendo naturalmente à se apropriar da maior quantidade de bens e de serviços(p.2) Os vários caminhos para mensuração da remuneração de cada fator de produção geram conflitos. Papel da Contabilidade: Atuar como mediadora dessa luta social. Requer distanciamento dos agentes econômicos.

3 Contabilidade e sociedade: o imperativo da mediação
O DISTANCIAMENTO REQUERIDO DA CONTABILIDADE FUNDA-SE EM: AUTONOMIA TÉCNICA E CIENTÍFICA REPRESENTAÇÃO CORPORATIVA; E COMPREENSÃO ÉTICA E SOCIAL A autonomia cientifica pressupõe um ambiente inclusivo dos pares, com base no todo social. O ambiente fomentador e disseminador da compreensão ética e social da contabilidade é a representação corporativa.

4 Contabilidade e sociedade: o imperativo da mediação
REPRESENTAÇÃO CORPORATIVA É a representação institucional do conjunto de profissionais nas várias especialidades e campos de aplicação. Elementos que sustentam essa concepção: a) a legitimidade de representação; b)a prevalência do bem comum, compreendido em escala social, sobre os interesses particulares da corporação.

5 Contabilidade e sociedade: o imperativo da mediação
 INSTRUMENTOS UTILIZADOS MARCADORES Marcadores são métricas contábeis, meios de mensuração Mapa de Marcadores - Um conjunto de métricas contábeis, produzidas no âmbito do sistema de informações.

6 Contabilidade e sociedade: o imperativo da mediação
O mapa de marcadores precisa ser aceito por toda a sociedade participante do processo de produção e distribuição da riqueza, para servir como instrumento imparcial da melhor, e mais justa, remuneração dos agentes econômicos. Quem são os responsáveis pela elaboração desse Mapa de Marcadores: OS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE

7 Contabilidade e sociedade: o imperativo da mediação
FUNDAMENTOS DA MEDIAÇÃO IMPERATIVA DA CONTABILIDADE A) A IMPORTANCIA DO PAPEL SOCIAL DA CONTABILIDADE B) AVALIAÇÃO SOBRE A NATUREZA E A CAPACIDADE DE AS MÉTRICAS SERVIREM PARA OS OBJETIVOS JUSTIÇA SOCIAL ESPERADOS

8 Conhecimento, ciência, teoria e teoria da contabilidade
A importância da teoria da contabilidade se circunscreve em três ações humanas: Compreender, Criticar e Transformar.  Compreender exige um corpo de doutrinas, estruturado a partir de conceitos sistematicamente organizados e refletido em teorias.  O objetivo de estudar a teoria é compreender o mundo prático.

9 Conhecimento, ciência, teoria e teoria da contabilidade
Criticar – A crítica organizada, aberta e não acabada, se afirma como um dos motores do avanço social. Transformar – É mudar a realidade conhecida e praticada.

10 Conhecimento, ciência, teoria e teoria da contabilidade
Teoria - É uma expressão cognitiva que propõe uma forma controlada de acesso à realidade tangível. Teoria da Contabilidade - é um conjunto de conhecimentos, com graus variados de sistematização e interdisciplinaridade, voltados à descrição, explicação e significação de fenômenos contábeis para auxiliar o processo de arbitramento do conflito distributivo na sociedade.

11 Conhecimento, ciência, teoria e teoria da contabilidade
Os fenômenos contábeis somente poderão ser caracterizados após uma definição social prévia dos conceitos, métricas e modelos que permitirão suas existências no momento seguinte. REQUER SEMPRE A ATUAÇÃO DO HUMANA

12 Conhecimento, ciência, teoria e teoria da contabilidade
HIPOTESES PARA ELABORAÇÃO DOUTRINAS, REGRAS E PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS Um mover utópico em busca do modelo ideal; Uma insatisfação percebida com a estrutura vigente; e Uma observação sistemática, crítica e explicativa do funcionamento do modelo atual.

13 Abordagens metodológicas para a construção do conhecimento em contabilidade
METODOLOGIA CIENTIFICA É a disciplina que instrumentaliza o processo de produção de conhecimento cientifico, na perspectiva de gerar caminhos que aperfeiçoem a civilização humana.

14 Abordagens metodológicas para a construção do conhecimento em contabilidade
Processo criativo-normativo Características: a) Observação formal e informal, como desdobramento da atitude de pesquisar. b) depende de acúmulo relevante de conhecimento pretérito sobre as várias dimensões da contabilidade c) requer maturidade do pesquisador. A criatividade é base do processo metodológico.

15 Abordagens metodológicas para a construção do conhecimento em contabilidade
Processo descritivo-positivo É oposto ao criativo-normativo Características: a) busca o distanciamentos dos fenômenos analisados; b) descreve os fenômenos contábeis tal como se apresentam no mundo real; c) é essencialmente empirista; d) O trabalho de pesquisa cientifica é relacional; e) Geralmente, utiliza ferramentas matemáticas e estatísticas para a produção do conhecimento. A dúvida sistemática é o seu esteio cientifico, para elaboração de hipóteses.

16 Abordagens metodológicas para a construção do conhecimento em contabilidade
Processo descritivo-normativo É uma tentativa de conciliação de ambas as abordagens anteriores Características: a) aliar a capacidade analítica com a força criativa; b) combinação das características do processo criativo-normativo e descritivo-positivo


Carregar ppt "Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google