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Projeto político-pedagógico
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Conceito É o plano global da instituição;
Sistematização de um processo de planejamento participativo, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realização; É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
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Relevância Instrumento para uma prática reflexiva e participativa
Expressa o compromisso do grupo com uma caminhada Favorece a autonomia: pode se constituir em instrumento de luta e denúncia
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Periodicidade de revisão e atualização das partes do projeto
Marco referencial: médio prazo (3/4 anos) Diagnóstico: anual Programação: anual
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Marco referencial: partes
Marco situacional: Onde estamos, como vemos a realidade? Marco Doutrinal ou Filosófico: Para onde queremos ir? Marco Operativo: Que horizonte queremos para nossa ação?
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Marco situacional Como compreendemos/vemos/sentimos o mundo atual?
Quais os sinais positivos? Quais os sinais negativos? Quais as causas? Diferentes dimensões: econômica, política, cultural e científica, ética...
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Marco Doutrinal Que tipo de sociedade queremos construir?
Que tipo de pessoa humana queremos contribuir para a formação? Que papel desejamos para a Escola em nossa realidade?
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Marco operativo Expressa a utopia instrumental do grupo.
“Expõe as opções em relação ao campo de ação e à instituição e fundamente essas opções em teoria”. (Danilo Gandin)
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