A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Década de 60 Início das preocupação da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento do planeta e os riscos da degradação do meio ambiente. Conferência sobre Biosfera em Paris Década de 70 Crise do Petróleo. O mundo percebe que os recursos naturais são finitos e não renováveis. a. Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo - Indira Ghandi: “A pobreza é a maior das poluições” - Costa Cavalcanti: "Um país que não alcançou o nível satisfatório mínimo para prover o essencial não está em condições de desviar recursos consideráveis para a proteção do meio ambiente Publicação do estudo “Limites do Crescimento”, “Clube de Roma”: mantidos os níveis de industrializaçào, poluição, produção de alimentos e exploração dos recursos naturais, o limite de desenvolvimento do planeta seria atingido, no máximo, em 100 anos, provocando uma repentina diminuição da população mundial e da capacidade industrial. Reações contrárias dos intelectuais da economia do Primeiro Mundo e de líderes dos países do Terceiro Mundo.

2 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL canadense Maurice Strong lança o conceito de ecodesenvolvimento, cujos princípios foram formulados por Ignacy Sachs. Os caminhos do desenvolvimento seriam seis: satisfação das necessidades básicas; solidariedade com as gerações futuras; participação da população envolvida; preservação dos recursos naturais e do meio ambiente; elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas; programas de educação. - Apresentação da Declaração de Cocoyok, das Nações Unidas. - A causa da explosão demográfica era a pobreza, que também gerava a destruição desenfreada dos recursos naturais. Os países industrializados contribuíam para esse quadro com altos índices de consumo. - Não há apenas um limite mínimo de recursos para proporcionar bem-estar ao indivíduo. Há também um máximo.

3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1975 Apresentação do relatório Dag-Hammarskjöld, preparado pela fundação de mesmo nome, com colaboração de políticos e pesquisadores de 48 países. O Relatório Dag-Hammarskjöld completa o de Cocoyok, afirmando que as potências coloniais concentraram as melhores terras das colônias nas mãos de uma minoria, forçando a população pobre a usar outros solos, promovendo a devastação ambiental. O relatório mantém a exigência de mudanças nas estruturas de propriedade do campo Completamente rejeitado pelos governos dos países industrializados.

4 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1987 - A Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), presidida por Gro Harlem Brundtland e Mansour Khalid, apresentou um documento chamado Our Common Future, mais conhecido por relatório Brundtland. - O relatório diz que “Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. O relatório não apresenta as críticas à sociedade industrial que caracterizaram os documentos anteriores. Demanda crescimento tanto em países industrializados como em subdesenvolvidos, inclusive ligando a superação da pobreza nestes últimos ao crescimento contínuo dos primeiros. Assim, foi bem aceito pela comunidade internacional. Documento-base da teoria do Desenvolvimento Sustentável e sua implementação nas diversas esferas do pensamento humano.

5 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1991 Apresentação da Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, documento preparado por representantes de empresas no âmbito da Câmara de Comércio Internacional. As organizações versáteis, dinâmicas, ágeis e lucrativas devem ser a força propulsora do desenvolvimento econômico sustentável, assim como a fonte de da capacidade de gestão e dos recursos técnicos e financeiros indispensáveis à resolução dos desafios ambientais. As organizações precisam ter consciência de que deve existir um objetivo comum, e não um conflito, entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, tanto para o presente como para o futuro.

6 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1992 2a. Conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro. Demonstração do crescimento do interesse mundial pelo futuro do planeta. Lançada a Declaração do Rio, que “estabelece acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de ecologia e desenvolvimento”. Lançada a Agenda 21, documento que tem por objetivo de preparar o mundo para os desafios que virão ainda neste século. Sua implementação depende do engajamento e responsabilidade dos governos e constitui em um plano de ação para frear o processo de degradação ambiental e transformar em realidade os princípios da Declaração do Rio. Os Estados Unidos não assinaram a Convenção de Biodiversidade e forçaram a retirada do cronograma da redução da emissão de CO2 na atmosfera terrestre.

7 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2001 Apresentação do Protocolo de Kyoto, visando a redução da emissão de dióxido de carbono em 5% inferiores ao emitido em A implementação deve ser feita no período de 2008 a 2012. Proposta apresentada por 83 países, porém ratificada por apenas 46. Os países desenvolvidos ainda não se manifestaram. Realizada a Convenção de Bohn para discussão do Protocolo de Kyoto. A sua declaração final, assinada por 180 países, prevê um plano que visa: a) oferecer tratamento preferencial para a energia renovável limpa sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo; b) Evitar a promoção do uso da energia nuclear como fonte de energia limpa; c) Definir regras para o comércio de emissões; d) Estabelecer um regime de cumprimento ao Protocolo de Kyoto. 2002 3a. Conferência das Nações Unidas, em Joanesburgo, também chamada como “Rio+10” Pouco avanço nas negociações estabelecidas na Conferência do Rio. Manutenção da posição dos Estados Unidos. Kofi Annan: “Estamos somente no começo”.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google