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DEFICIÊNCIA VISUAL DADOS ESTATÍSTICOS: DADOS ESTATÍSTICOS: –Segundo o Censo do IBGE 2000, no Brasil existem 24,5 milhões de pessoas com deficiência, sendo.

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1 DEFICIÊNCIA VISUAL DADOS ESTATÍSTICOS: DADOS ESTATÍSTICOS: –Segundo o Censo do IBGE 2000, no Brasil existem 24,5 milhões de pessoas com deficiência, sendo que destas, 48,1 % são consideradas deficientes visuais; –De acordo com a OMS, existem 140 milhões de pessoas com baixa visão no mundo e 45 milhões de cegos e, 80 % destes casos poderiam ser evitados com tratamento e prevenção.

2 SISTEMA BRAILLE Leitura e acesso ao conhecimento: Leitura e acesso ao conhecimento: –Transformar as relações homem/cultura; –Contato com livros amplia as capacidades criativa e crítica; –Noção simbólica; –Compreensão e interpretação do mundo; –Domínio da linguagem; –Maiores oportunidades de inclusão;

3 FATORES DESFAVORÁVEIS –Ausência de materiais em Sistema Braille; –Elevado custo na produção de materiais; –Desconhecimento de profissionais da educação sobre o código; –Despreparo técnico.

4 VISÃO X TATO Tato Tato –Sentido analítico capaz de perceber o mundo pelo toque, ou seja, pelo contato direto entre a superfície cutânea e o objeto de exploração;

5 * Visão Visão –Sentido globalizante, capaz de comunicar- se com o mundo captando registros próximos e distantes, com detalhes e relações simultâneas de posição,tamanho, formato, coloração...

6 AUSÊNCIA DA VISÃO O deficiente visual não é mais imaginativo; O deficiente visual não é mais imaginativo; Mecanismo sensorial e processo de observação são organizados de forma diferente - estimulação de outros sentidos; Mecanismo sensorial e processo de observação são organizados de forma diferente - estimulação de outros sentidos; Percepção de forma, extenção, textura, dimenções é obtida pelo desenvolvimento motor. Percepção de forma, extenção, textura, dimenções é obtida pelo desenvolvimento motor.

7 FASE PREPARATÓRIA Anterior a alfabetização; Anterior a alfabetização; Atingir a prontidão para os avanços no aprendizado do Braille; Atingir a prontidão para os avanços no aprendizado do Braille; Explorar objetos pelo movimento de mãos e dedos; Explorar objetos pelo movimento de mãos e dedos; Abundância de materiais para a estimulação tátil em diferentes graus de dificuldade; Abundância de materiais para a estimulação tátil em diferentes graus de dificuldade;

8 * Utilização de materiais que direcionem a experiência tátil ao Sistema Braille Utilização de materiais que direcionem a experiência tátil ao Sistema Braille –materiais em escala ampliada até reduzir à grafia no papel; –Jogos sensoriais e adaptados.

9 Habilidades e capacidades sensoriais, motoras e cognitivas Desempenho satisfatório no rítmo e liberdade dos movimentos; Desempenho satisfatório no rítmo e liberdade dos movimentos; Precisão nos movimentos; Precisão nos movimentos; Firmeza nos punhos; Firmeza nos punhos; destreza na manipulação de materiais; destreza na manipulação de materiais; Posição correta para a escrita; Posição correta para a escrita; Controlar a pressão dos dedos e mãos; Controlar a pressão dos dedos e mãos; Qualidade na leitura. Qualidade na leitura.

10 ALFABETIZAÇÃO –Ausência de pistas visuais; –Análise fragmentada e não globalizante; – método silábico; –Combinação de elementos isolados para agrupá-los posteriormente em palavras e sentenças; –Alternar processos de leitura e escrita, já que apresentam graus diferentes de dificuldades.

11 COMO FACILITAR A LEITURA EM BRAILLE? –Controlar os movimentos e a pressão dos dedos sobre o papel; –Descansar alguns minutos após longo período de leitura; –Uma temperatura ambiental agradável, que não prejudique a sensibilidade dos dedos, como ocorre em climas frios; –Distribuir o texto de forma lógica no papel;

12 * –Encadernações que facilitem o manuseio das folhas, principalmente no caso de haver escrita interpontada; –Não colocar sobre as folhas escritas em Braille objetos pesados ou que possam danificar o relevo; –Folhas escritas em Braille não podem ser dobradas, a não ser que se destine um espaço "em branco" para esse fim;

13 * –Para processos iniciais de alfabetização, recomenda-se um espaçamento maior entre linhas e palavras, um papel mais encorpado para que os pontos sejam marcados com uma saliência maior; –A posição de leitura deve ser confortável, de modo que as mãos dos leitores fiquem ligeiramente acima dos cotovelos.

14 COMO FACILITAR A ESCRITA EM BRAILLE? –Observar movimentos de transição entre "celas" e linhas, bem como processo de inversão ou "espelho" para a escrita manual; –Para os processos iniciais de alfabetização, recomenda-se "cobrir" algumas linhas da régua metálica do reglete, evitando confusões na troca de linhas e escrita seqüencial, já que o espaço é muito limitado e demora a ser percebido pelo tato e assimilado;

15 * –O punção não deve ser levantado, nem para a troca de janelas, nem para movimentos dentro de uma mesma "cela" braille. O constante contato com o papel facilita a identificação de onde se encontra; – Manter sempre a prancheta do reglete alinhada a carteira, pois sua inclinação pode resultar em dificuldades na localização das "celas" braille;

16 * –Não ter o hábito de executar ações repetitivas, como perfurar as mesmas letras ou seqüências continuamente; –Não é necessário empregar grande força para se obter o relevo. O que garante a qualidade na impressão das letras é o posicionamento correto do punção, de modo que esteja perpendicular ao papel.

17 MATERIAIS Reglete - comparado ao caderno e produz escrita manual, no sentido inverso; Reglete - comparado ao caderno e produz escrita manual, no sentido inverso; Punção - equivalente ao lápis e de acordo com a força empregada, diferencia a escrita de uma pessoa para outra. Punção - equivalente ao lápis e de acordo com a força empregada, diferencia a escrita de uma pessoa para outra.

18 * máquinas de datilografia - produz escrita mecânica. Ao mesmo tempo em que se escreve, pode-se fazer a leitura. Teclas referentes aos pontos da "cela" Braille, perfurados simultaneamente. máquinas de datilografia - produz escrita mecânica. Ao mesmo tempo em que se escreve, pode-se fazer a leitura. Teclas referentes aos pontos da "cela" Braille, perfurados simultaneamente.

19 * Impressoras - permitem escrita "interpontada" (nas duas faces do papel). Produz em grande escala e com auxílio da informática; Impressoras - permitem escrita "interpontada" (nas duas faces do papel). Produz em grande escala e com auxílio da informática;

20 TRANSCRIÇÃO –Interpretação do código pela escrita convencional; –Pode ser acessível a todas as pessoas pela transcrição ou pelo domínio de seus sinais; –Não é considerado uma linguagem, por não haver tradução; –Associar a grafia das letras a algum objeto ou imagem mental;

21 * –Quem enxerga não consegue desenvolver habilidades para a leitura tátil, por ter a visão como sentido dominante na construção da linguagem escrita. A leitura se processa com o olho; –A transcrição deve ser feita acima da palavra e obedecer suas produções, mesmo estando com erros;

22 * –O transcritor não corrige os erros, mas sim os reproduz para que a escrita se torne legível a quem a desconheça; –Utilização de letras cursiva, pois representa uma escrita manual; –Não há relação entre Braille e grafia convencional, no desenho das letras.

23 DADOS: Slide preparado e elaborado pela profª Luciane Maria Molina Barbosa, a partir de conteúdo trabalhado em cursos para Capacitação de Professores. Slide preparado e elaborado pela profª Luciane Maria Molina Barbosa, a partir de conteúdo trabalhado em cursos para Capacitação de Professores. –Reprodução do conteúdo deste slide somente mediante autorização.


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