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Inovações nas infraestruturas de transporte

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Apresentação em tema: "Inovações nas infraestruturas de transporte"— Transcrição da apresentação:

1 Inovações nas infraestruturas de transporte
Felipe Jens Odebrecht Investimentos em Infraestrutura 29 de novembro de 2009

2 Agenda Organização ODEBRECHT
Desafios para o Crescimento Sustentável da América Latina Os desafios podem ser grandes oportunidades: O que precisa ser feito?

3 ODEBRECHT: foco em infraestrutura e crescimento sustentável
100% Infraestrutura Engenharia e Construção 100% Infraestrutura Urbana Desenvovimento Imobiliário Plástico Verde 39% Química e Petroquímica 67% Energía HOLDING COMPANY Açúcar e Álcool Água e meio Ambiente 73.47% Engenharia Ambiental Energía 100% Petróleo e Gás Infraestrutura 100% Investimentos em Infraestrutra % Capital Total

4 ODEBRECHT: 30 anos de presença internacional
Organização Odebrecht Presente em 4 continentes e 17 países. Mais de 85 mil integrantes (24 nacionalidades diferentes) Receita Bruta (US$ MM) EBITDA (US$ MM) CAGR 24% CAGR 18% 4

5 Agenda Desafios para o Crescimento Sustentável da América Latina
Organização ODEBRECHT Desafios para o Crescimento Sustentável da América Latina Os desafios podem ser grandes oportunidades: O que precisa ser feito?

6 Desafios para o Crescimento Sustentável na América Latina
Investimento em Capital Humano Investimento em capital físico (Infraestrutura) A B Crescimento Sustentável Infraestrutura Produtiva Infraestrutura Social Água Saneamento Mobilidade Urbana Demandas Ambientais Energia Logística 6

7 Capital Humano: desenvolvimento de longo prazo, demanda imediata
Número de efetivos da Odebrecht CAGR 29% Odebrecht investe mais de US$20 milhões por ano na formação dos seus membros Alguns exemplos de programas de formação profissional Programa de educação desenvolvido em Porto Velho, Brasil Obra CH Santo Antônio integrantes formados, 14% mulheres 84% dos integrantes da obra são formados pelo programa Programa Construindo Talentos Programa Economia Pessoal e Mini Empresa

8 O investimento em infraestrutura prepara o país para a competitividade e crescimento sustentável
Custos Logísticos Redução dos custos logísticos: O Transporte, no mundo globalizado, é um dos principais inibidores para o comércio. PIB x investimento em infraestrutura A falta de investimento em infraestrutura, durante os anos noventa, reduziu o crescimento no longo prazo entre 1% e 3%, dependendo do país. Segundo o Banco Mundial, para combater os efeitos das mudanças climáticas é necessário investir entre US$ 150 e US$ 200 bilhões por ano, cifra que aumentará em média de US$ 400 bilhões por ano após 2020. Mudanças Climaticas Fonte: (respectivamente) Relatório de Economia e Desenvolvimento – CAF, Banco Mundial

9 Os Tigres Asiáticos investiram muito mais em infraestrutura que a AL, alcançando níveis de crescimento e desenvolvimento superiores Índice de infraestructura: AL vs. Tigres Asiáticos Segundo o Banco Mundial, os países em desenvolvimento deveriam investir de 7% a 9% do PIB em infraestrutura nos próximos anos 1% de aumento no estoque de infraestrutura reduz 0,52% da pobreza. 6,2 1980 2000 6,1% * 3,8 0,7% * 1,3 1,0 América Latina Tigres asiáticos * Crescimento do PIB per capita ano ( ) Nota: O Índice de infraestrutura inclui: estradas pavimentadas, capacidade de geração de eletricidade e linhas telefônicas por trabalhador; base 1 = Tigres Asiáticos em 1980; Fonte: Calderón e Servén (2004); Banco Mundial.

10 Os países de maior competitividade contam com menor custo de infraestrutura
Índice de competitividade em infraestrutura¹ Posição no ranking 1 2 6 14 21 28 23 66 83 81 102 Países desenvolvidos Países em desenvolvimento Índice de competitividade em infraestrutura² de transporte Posição no ranking 3 5 9 15 29 32 34 55 83 98 102 Países desenvolvidos Países em desenvolvimento Fonte: World Economic Forum 2009/10; ¹ Indice composto pelos setores de Transporte, Eletricidade, Telecomunicações; ² Média dos indices de competitividade em Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos; ³ Média dos países da AL, menos Belize, Cuba, e Haiti que não foram incluidos no relatório do WEF.

11 Na América Latina, há grandes oportunidades para reduzir o sobrecusto logístico via melhora da infraestrutura Estradas em 2008 (Km/mil habitantes) OPORTUNIDADE … com grande potencial de crescimento considerando seus altos custos logísticos Custo logístico em 2008 (% PIB) Fonte: World Bank; CIA World Factbook ; World Economic Forum

12 Alguns países da América Latina já planejaram programas estruturados de longo prazo
PAC – Programa de Aceleração do Crescimento OPORTUNIDADE Com o objetivo de estimular a economia brasileira, o governo financia o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que promove investimentos em infraestrutura, desenvolvimento urbano e energia. US$ 323 bilhões de investimentos em 5 anos (significa 7% do PIB a ano) Contratos da CNO com o PAC

13 ODEBRECHT: aproveitando as oportunidades
Concessões/ PPPs Energia 7.694 Rodoviário 4.210 Porto 1.071 Infra urbana 337 Irrigação 267 ODEBRECHT ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO Backlog US$ MM 18.092 CAGR 42% 7.093 3.214 Concessões/ PPPs Saneamento 984 2003 2006 2008 Cogeração Energia 382 Total de investimentos 14.945

14 Agenda Organização ODEBRECHT Desafios para o Crescimento Sustentável da América Latina Os desafios podem ser grandes oportunidades: O que precisa ser feito?

15 Sustentabilidade Financeira do Investimento
Riscos de mercado Sustentabilidade Financeira do Investimento + - Concessões Contratação de obra Pública Parceria Pública Privada Projetos de infraestrutura podem ser feitos de três maneiras, de acordo com o risco e sustentabilidade financeira Modelos de investimento em infraestrutura Investimentos em infraestrutura exigem valores significativos que não podem ser fornecidos exclusivamente pelo Governo (no caso das Obras Públicas) Assim, o papel das empresas privadas é essencial porque: Não contribui para aumentar o nível da dívida pública Implementa gestão mais eficiente

16 Como acelerar o processo de implementação do investimento privado em infraestrutura?
Contexto em torno do negócio O ambiente de negócios de um país deve ser forte o suficiente e atrativo para que os investimentos de longo prazo em infraestrutura possam ocorrer: A nivel Macro: Leis, Marco Regulatório, Carga Tributária, taxas de juros, gastos governamentais, como por exemplo: Estabelecer marco regulatório para a implantação de Concessões e PPP Modelos de investimentos claros e sólidos no longo prazo Eficácia jurídica e judiciária Condições locais que permitam a obtenção de financiamentos nos projetos (Project Finance) A nivel Micro: Facilidade administrativa (burocracia), Obtenção de licensas, Direito do trabalho, Eficiência de Processos Judiciais, Engenharia Financeira (modelagem de negócios por trás de cada projeto para garantir a rentabilidade). Papel do Governo O Governo deve perceber que a iniciativa privada é um meio para solucionar e agilizar os investimentos em projetos de infraestrutura, assumindo o papel de gestor e fiscalizador da administração dos ativos de interesse comum da sociedade.

17 O financiamento das PPPs e Concessões devem ser sob a modalidade de Project Finance
Mito: Não é verdade que o Project Finance é utilizado para demonstrar a inexistência da dívida no balanço das empresas Principais benefícios: Analisar e mitigar os riscos do projeto em detalhes, que se traduz em uma melhor segurança para todos os participantes. As principais garantias são as receitas futuras do projeto, que amplia a capacidade de financiamento, desde que não comprometa diretamente o limite de crédito. Reduzir a não-conformidade com os bancos. Desafíos: Estruturação do pacote de garantias para fornecer a segurança adequada para os financiadores. Obtendo as garantias necessárias para projetos em um mercado onde as seguradoras perderam a liquidez e aumentaram seus custos Os requisitos ambientais cada vez mais rígidos.

18 Exemplo: caso dos Emirados Árabes Unidos
Os fundos de investimento vinculados ao Governo comprometem-se com mais de 50% do patrimônio em projetos de infraestrutura Benefícios para o Governo O interesse público é garantido Fundos do Governo obtem altas taxas de retorno Diminuição do esforço financeiro das empresas privadas Profissionalização da gestão das SPEs Aumento do investimento em infraestrutura Governo obtém o mesmo retorno do privado Menos investimento privado por obra Aumento do número de obras CEO de Mercado Governo no Conselho de Administração Caso Ghweifat Highway PPP (em licitação): PPP e que visa construir a estrada (235 km) que liga Abu Dhabi com a Arábia Saudita Investimento total da US$ 4 MM Investidores (%) Governo de Abu Dhabi % Grupos Privados (incluye Odebrecht) % A estrutura financeira criada permite o financiamento de grandes projetos sem comprometer a capacidade financeira privada

19 Outro exemplo de sucesso é o modelo do setor elétrico no Brasil
Controlado pelo Governo Brasileiro (54% das ações ordinárias) Empresa de capital aberto, com 12 filiais, uma empresa de participação (ELETROPAR) e um centro de pesquisas (Cepel) Capacidade instalada de 39 GW (37% da Capacidade Brasileira, 2009) e 59 mil quilômetros de linhas de transmissão (62% das Linhas Brasileiras, 2009). Medidas do governo brasileiro para desenvolver o sector da eletricidade: Eletrobrás participa através de suas subsidiárias de projetos conjuntos com o setor privado com interesses minoritários (em média 43%). Com isso: O benefício de projetos a partir da vasta experiência de suas subsidiárias (por exemplo, Furnas, Eletronorte), incluindo inventários e estudos de leilões Acesso a uma empresa com grande capacidade de investimento por causa de seu baixo nível de endividamento Relação institucional, com fácil acesso aos principais players da indústria Criar um marco regulatório transparente, com leilões de concessões de energia para a participação privada em novos projetos, amplamente aceito pelas agências de financiamento (público e privado) O apoio financeiro através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que forneceu mais de US$ 9,7 bilhões dólares entre 2006 e 2008 Atualmente, a Eletrobrás, por meio de suas subsidiárias, está envolvida em 20 projetos com empresas privadas, que vai acrescentar 8,4 GW de capacidade de produção e 1,8 mil quilômetros de linhas de rede nacional

20 Exemplo de inovação na estruturação de UHE
Projeto Santo Antônio - Brasil Histórico Destaques da Estruturação Financeira Oportunidade identificada em 2001, iniciando os esforços para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e conhecimento dos detalhes e melhores soluções para o Empreendimento Leilão ocorrido em 10/07/2007 e vencido com a oferta de R$ 78,87 MW/hr para o Mercado Regulado, que receberá 70% da energia gerada, sendo os demais 30% destinados ao Mercado Livre “Project Finance” de R$ 6,2 bilhões  o maior crédito obtido por um projeto no primeiro trimestre de 2009 no mundo Debêntures emitidas em abr/09 no valor de R$ 1,5 bilhões Maior garantia emitida por meio de seguros no mundo, com emissão de Apólices de Seguro Garantia do Projeto no valor total de R$ 2,4 bilhões

21 Exemplo de inovação na obra de Santo Antônio
RIO MADEIRA MARGEM ESQUERDA MARGEM DIREITA O total de cimento utilizado na UHE Santo Antonio construiria 37 estádios do Maracanã O total de ferro utilizado ergueria 18 torres Eiffel O total de energia gerada seria suficiente para atender 5 vezes o consumo da capital São Paulo Reservatório com baixa área alagada minimizando o impacto ambiental

22 Exemplo de inovação na estruturação financeira de concessão rodoviária no Peru
IIRSA – Integración de la Infraestructura Regional Sudamericana Exios de Integração e Desenvolvimento Eixo Multimodal de Amazonas IIRSA NORTE Extensão de 955 Km Eixo Perú – Brasil – Bolívia B R A S I L BOLIVIA P E R Ú IIRSA SUL Extensão de Km

23 Desafio de viabilizar o Investimento
Os projetos foram viabilizados através de PPP (Parceira Publico Privada) com cofinanciamento do Estado O Estado faz dois tipos de pagamento: Pelas obras (Pago anual por Obra – PAO) e pela manutenção e operação da rodovia (Pago Anual por Mantenimiento y Operección – PAMO) A arrecadação de pedágio é destinada ao Poder Concedente para minizar o aporte do Estado > Não há risco comercial para o Concessionário Estruturação Financiera $ PAO PAO CAO1 19 $ T CRPAO Certificado de Reconhecimento de Direitos sobre o PAO. Documento de caráter financeiro, emitido pelo Poder Concedente Financiadores CAO1 (Certificado de Avance de Obra) 23

24 Resultado das Soluções Encontradas
Para o Estado Peruano: Desenvolvida nova classe de ativos (CRPAOS) para financiar projetos e concessões Evolução das Leis Locais: Estabelecido limite anual de 0,5% do PIB para esta classe de ativos Desenvolvimento de Marco Regulatório Para os Financiadores: Não há risco de “completion”, pois só e financiado trechos de obra já executados Para o Concessionário: Baixa necessidade de Capital Próprio Estrutura de financiamento “off-balance”

25 Conclusão Investimentos em Capital Humano e Capital Físico (infraestructura) são os maiores desafios para o crescimento e desenvolvimento econômico sustentável na América Latina O defict de infraestructura na América Latina é também uma oportunidade A parceria entre o Governo e a iniciativa privada é a forma mais viável para solucionar e agilizar os investimentos em infraestructura Dado que os projetos de infraestrutura demandam valores significativos de investimentos, o financiamento das PPPs e Concessões devem ser estruturado na modalidade Project Finance e humano

26 Charts de Back-up

27 Conclusão Investimento em capital humano e capital físico (infraestrutura) são a base para um crescimento econômico sustentável e desenvolvimento Na América Latina há uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico sustentável investindo em infraestrutura Investimento em infraestrutura exigem valores significativos A parceria entre o governo e a iniciativa privada é um meio para resolver e acelerar os investimentos em projetos de infraestrutura, quer através de PPP ou concessões Financiamento de PPPs e concessões devem seguir o modelo de project finance, mesmo com fortes desafios com respeito aos pacotes de garantias e exigências ambientais

28 ... Índice de competitividade em infraestrutura¹ de transporte 3 5 6 9
Rodovias: 6,0 (Posição 9) Ferrovias: 4,4 (Posição 23) Portos: 4,7 (Posição 45) Aeroportos: 5,2 (Posição 49) Rodovias: 2,8 (Posição 106) Ferrovias: 1,8 (Posição 86) Portos: 2,6 (Posição 127) Aeroportos: 4,1 (Posição 89) Posição Média² no ranking 3 5 6 9 15 32 34 55 98 102 106 Fonte: World Economic Forum 2009/10; ¹ Média dos indices de competitividade em Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos.

29 Exemplos de Financiamentos Estruturados pela OII
A OII já estruturou diversos projetos de infraestrutura, inclusive em Portugal Exemplos de Financiamentos Estruturados pela OII US$ MM Projeto Capex Fonte de Fincanciamento Highlights Nova Dutra Cocessão Rodoviária 526 IFC/ BNDES Entre as primeiras concessões Acesso Oeste -Buenos Aires 315 Banco da Argentina (Rio de La Plata) IPO da Concessionária Ponte Vasco da Gama 1.196 IB Europeu, Société Genérale, BNP,… Primeira PPP em Portugal Autoban Concessão Rodoviária 1.683 BNDES/ IFC/ IDB Rodonorte Concessão Rodoviária 1.000 BNDES/ IFC Caracas Metro (Linha 3 e 4) 499 BNDES Capanda Hidrelétrica 950 Banco do Brasil Itá Hidrelétrica 939 BNDES/ IDB + ABN 1ª Concessão Privada de Energia La Miel Hidrelétrica 650 FEN (Colombia) Mac Culloch Produtora de Petróleo 210 Chase Manhattan Norbes VI , VIII e IX 2.013 ABN/Santander/Société Genérale/BNP

30 Atualmente conta com mais de US$15 bilhões de investimentos
Portfólio de Investimentos US$ MM Setor Investimentos Investimento Total OII (%) T&L Concessão Rodoviária Rota das Bandeiras 1.938 100% IIRSA Sul 1.427 70% Baixo Tejo 626 7,9% IIRSA Norte 591 83% Autopista del Coral 265 50% Maden-Collon 215 Via Parque 44 Porto Embraport 895 30% Metrô Metrô Linha 4 SP 442 15% Energia Geração MESA 7.983 18,6% Não estratégicos Real Estate PPPs Centro Administrativo de Brasília 402 Outros Plataforma Logística 411 Olmos 267 Olmos Irrigação 222 Total 15.728 Câmbios utilizados: BRL/USD 1,70 e BRL/EUR 2,38.

31 Histórico de Investimentos em Infraestrutura no Brasil
... Histórico de Investimentos em Infraestrutura no Brasil Taxa de Investimento / PIB % (1990 – 2008) Portugal Brasil Crescimento do PIB(1990 – 2008) Portugal Brasil Fonte: IBGE; OCDE


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