A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca do Conhecimento Online – b-on Apresentação Instituicional IST.UTL, Dezembro 2007, João Moreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca do Conhecimento Online – b-on Apresentação Instituicional IST.UTL, Dezembro 2007, João Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca do Conhecimento Online – b-on Apresentação Instituicional IST.UTL, Dezembro 2007, João Moreira

2 Agenda Enquadramento –Missão, Visão, Objectivos, Instituições participantes –Evolução: Financiamento, Licenciamento, Conteúdos, Membros, Utilização utilização Serviços

3 b-on Visão Ser um pilar estratégico na construção da Sociedade do Conhecimento, funcionando como instrumento fundamental de acesso ao conhecimento para a comunidade académica e científica nacional. Missão Garantir o acesso a um vasto número de publicações e serviços electrónicos à comunidade académica e científica nacional. Valores Orientação para o cliente (utilizador) Cooperação entre instituições/ Partilha de conhecimento

4 Objectivos Contribuir para melhorar o sistema científico nacional tendo um papel activo e participativo na construção da Sociedade do Conhecimento; Dinamizar e estimular a comunidade para o consumo e produção de conteúdos científicos; Estimular a cooperação entre as entidades do sistema académico e científico nacional; Desenvolver competências-chave na gestão da informação e conhecimento; Promover o acesso electrónico às principais fontes internacionais de conhecimento; Racionalizar custos através de uma negociação centralizada com as editoras e demais fornecedores de conteúdos.

5 Estrutura administrativa Gestão, coordenação e financiamento –UMIC (Coordenação política) –POS-C (Entidade financiadora) –FCCN e WGs (Gestão operacional) FCCN (Gestãoope ) WGs (Ass e acons.) b-on POS-C (Financeira) UMIC (Política) Associações Participadas Associações participadas –ICOLC –SELL –COUNTER –IGeLU –USE Fornecedores Conteúdos Fornecedore s Tecnologia Fornecedores –Conteúdos –Tecnologia Comunidade de utilizadores –Ensino –I&D –Hospitalar –Administração pública –Entidades sem fins lucrativos Comunidade utilizadores

6 Financiamento Até 31 de Dezembro de 2006 Comparticipação POS-C/UMIC em 56% Comparticipação das instituições aderentes em 44% 2007 Comparticipação POS-C/UMIC de 100% para as instituições do ensino superior público Co-financiamento de c. de 50% para as restantes instituições (membros da b-on em 2006). 2008-2009 Comparticipação POS-C/UMIC de 100% para as instituições do ensino superior público 0% de co-financiamento para as restantes instituições aderentes que passarão a assegurar todos os custos

7 O modelo da b-on, baseia-se num A-A – All for All, ou seja, Tudo para Todos. Licenciamento

8 2007 existência de conteúdos S-S – Some for Some – das editoras mais subscritas pelas instituições extra b-on: Apenas para as instituições que quiserem e sem co- financiamento Licenciamento

9 Sistemas de informação Alguns periódicos existentes... Eng. Electrónica Eng. Química Eng. Informática Eng. Geológica Eng. Civil

10 Utilizadores Em 2004 a b-on começou por integrar 48 membros. Em 2005 este número aumentou para 69 e em 2006 para 74. Actualmente tem 75 membros, servindo um total de c.313.000 utilizadores.

11 Utilização A b-on apresenta um crescimento do número de donwloads, tendo começado em 2004 com cerca de 2.120.000, atingido em 2005 cerca de 3.230.000 e em 2006 mais de 3.600.000 downloads.

12 Agenda Enquadramento Serviços –Negociação –Conteúdos –Comunicação, disseminação e formação –Avaliação –Portal de pesquisa

13 Necessidade do recurso Avaliação Triagem Questionário NegociaçãoExperimentação Aquisição Ciclo de vida dos conteúdos Acesso Conteúdos

14 Negociação com editores Equipa constituída por: 1 Perito em negociações, 1 Jurista, 1 Bibliotecária, 1 Técnico e 1 Financeiro Existência de um Guião de Negociações constituído pelos seguintes anexos: Informação geral, Conteúdos, Requisitos Técnicos, Financeiro, Administração Metodologia: 1.Envio do guião 2.Resposta do editor 3.Reunião presencial 4.Inquérito às instituições 5.Assinatura dos contratos 6.Preparativos para o acesso 7.Acesso

15 Negotiations guide - Technical Web standards and file formats Federated search Metadata Harvesting News and alerting Context-sensitive linking Statistical data in accordance with normalized criteria Standard data container for moving Project COUNTER usage statistics into a digital repository (SUSHI)

16 Objectivos : Disseminar e promover a utilização da b-on na comunidade Manter os informados os vários stake-holders do projecto Communication and Dissemination Materiais: Manual b-on Manual utilizador Guia do utilizador Panfletos Ferramentas Website público Website bibliotecários Others Relatórios, seminários, etc

17 Objectivos: Desenvolver competências Produzir efeito cascata Optimizar a utilização Training Ferramentas: Formação em sala M-learning Números: 2006: 21 sessões, 400 formandos 2007: 26 sessões, 500 formandos

18 Avaliação b-on Em Março de 2006, teve início o Programa Integrado de Avaliação b-on, (PIA b-on) com os seguintes objectivos: identificar as necessidades de informação e os indicadores relevantes para os vários parceiros envolvidos (stakeholders) no projecto; avaliar a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados e a satisfação dos seus membros e utilizadores e o respectivo impacto; criar condições para a realização de benchmarking entre os membros do consórcio e entre a b-on e outras iniciativas similares; contribuir para o desenvolvimento sustentado e continuado da b-on através da disponibilização de informação e de dados que permitam melhorar o suporte à decisão em matérias como a coordenação política, financiamento, gestão operacional e evolução geral da iniciativa.

19 Foram realizados vários questionários online dirigidos a públicos distintos: –utilizadores b-on, –bibliotecários das instituições membro, –chefes dos serviços de documentação e –dirigentes das instituições b-on. Programa Integrado de Avaliação b-on

20 Portal de pesquisa Interface único de pesquisa Agrupar os vários recursos de informação por tipos e categorias Fusão dos resultados e a eliminação dos registos duplicados Integração de novas funcionalidades e serviços na instituição( como, por exemplo, a criação de uma bibliografia no Procite EndNote) Plataforma que engloba todos os formatos MARC e não-MARC Customização do ambiente Alertas periódicos Interface Formulário

21 Portal de pesquisa

22 Linking ágil e facilitado da referência bibliográfica para: –Full text –Outros serviços (ILL, Catálogo) Sensível ao contexto (quem e o quê) Possibilidade de costumização; Ferramentas standardizadas para configuração e actualizações facultadas pelos fornecedores de conteúdos; Fornecimento de estatísticas de uso.


Carregar ppt "Biblioteca do Conhecimento Online – b-on Apresentação Instituicional IST.UTL, Dezembro 2007, João Moreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google