A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca do Conhecimento Online – b-on

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca do Conhecimento Online – b-on"— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca do Conhecimento Online – b-on

2 Agenda Histórico da b-on Motivação Visão, missão e objectivos
Estrutura administrativa Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área pessoal

3 Agenda Histórico da b-on Motivação Visão, missão e objectivos
Estrutura administrativa Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área pessoal

4 Motivação A b-on, Biblioteca do Conhecimento Online, reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais de modo a oferecer um conjunto vasto de artigos científicos disponíveis on-line. Visa possibilitar o acesso electrónico às principais fontes de conhecimento, abrangendo todas as áreas científicas, e estimular as condições de acesso universal ao saber por parte da comunidade científica e académica, promovendo as condições de universalidade de acesso à produção científica.

5 b-on Visão Ser um pilar estratégico na construção da Sociedade do Conhecimento, funcionando como instrumento fundamental de acesso ao conhecimento para a comunidade académica e científica nacional. Missão Garantir o acesso a um vasto número de publicações e serviços electrónicos à comunidade académica e científica nacional. Valores Orientação para o cliente (utilizador) Cooperação entre instituições/ Partilha de conhecimento

6 b-on: objectivos Objectivos
Contribuir para melhorar o sistema científico nacional tendo um papel activo na construção da Sociedade do Conhecimento; Estimular a comunidade para o consumo e produção de conteúdos científicos; Estimular a cooperação entre as entidades do sistema académico e científico nacional; Desenvolver competências-chave na gestão da informação e conhecimento; Promover o acesso electrónico às principais fontes internacionais de conhecimento; Racionalizar custos através de uma negociação centralizada.

7 Estrutura administrativa
Gestão, coordenação e financiamento UMIC (Coordenação política) POS-C (Entidade financiadora) FCCN e WGs (Gestão operacional) FCCN (Gestãoope) WG’s (Ass e acons.) Associações participadas ICOLC SELL COUNTER IGeLU USE Fornecedores Conteúdos Tecnologia UMIC (Política) b-on Fornecedores Conteúdos Tecnologia POS-C (Financeira) Associações Participadas Comunidade de utilizadores Ensino I&D Hospitalar Administração pública Entidades sem fins lucrativos

8 Conteúdos A b-on integra conteúdos subscritos e gratuitos das seguintes tipologias : editoras bases de dados referenciais bases de dados de texto integral com características dos dois tipos anteriores Com as editoras e bases de dados estão disponíveis + de publicações em TEXTO INTEGRAL

9 Editoras All for All Modelo A-A – All for All que permite a todos os membros o acesso aos mesmos conteúdos Editoras que fazem parte dos conteúdos da b-on (acesso ao texto integral): ELSEVIER; WILEY; SAGE; SPRINGER (inclui KLUWER); IEEE; TAYLOR & FRANCIS; ASSOC. FOR COMPUTING MACHINERY (ACM); AMERICAN CHEMICAL SOCIETY (ACS); AMERICAN INSTITUTE OF PHYSICS (AIP); ANNUAL REVIEWS; INSTITUTE OF PHYSICS (IOP); ROYAL SOCIETY OF CHEMYSTRY (RSC); SOCIETY FOR IND. AND APPLIED MATHEMATICS (SIAM).

10 Bases de Dados Referenciais
ZENTRALLBLATT MATH ISI Proceedings (ISI) Web of Science (ISI) Currents Contents (ISI) Journal Citation Report (ISI) ERIC

11 Bases de Dados em Texto Integral
Academic Search Complete Business Source Complete Academic Search Premier Business Source Premier Apenas hospitais: Biomedical Comprehensive CINAHL Health Business Nursing + Allied Health: Comprehensive Psychology + Behavioral Science Collection Fuente Académica

12 Recursos Gratuitos PubMed (Base Referencial) DOAJ Scielo
Highwire Press

13 Editoras Some for Some Em 2007 a b-on passou a disponibilizar conteúdos em regime Some for Some (S-S), mas apenas para os membros que quiserem e sem qualquer financiamento

14 Agenda Histórico da b-on Motivação Antecedentes e evolução Objectivos
Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área pessoal

15 Agenda Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos
Área pessoal

16 Conta de Utilizador Por defeito, entra no portal b-on como utilizador Não identificado.

17 Conta de Utilizador Ao criar uma conta de utilizador, gera uma área de
trabalho pessoal. Uma vez registado tem a possibilidade de: guardar pesquisas guardar resultados de pesquisa criar conjuntos pessoais de recursos adicionar periódicos criar alertas personalizar o ambiente de trabalho

18 Conta de Utilizador Para criar uma conta pessoal, deve seleccionar “Iniciar Sessão”. Constate que se encontra como utilizador não identificado.

19 Conta de Utilizador Pressione o link “registe-se aqui” para prosseguir com o seu registo.

20 Conta de Utilizador Preencha os campos do formulário apresentado. 
Os campos com “ * ” são de preenchimento obrigatório. A password deve ter um mínimo de seis caracteres. Pressione o botão “Enviar” para confirmar o registo.

21 Conta de Utilizador O sistema envia-lhe uma mensagem indicando se o pedido foi ou não realizado.

22 Entrar na Conta Pessoal
Para iniciar uma sessão de trabalho autenticada seleccione “Iniciar sessão”. Identifique-se com o seu código de utilizador e a password correspondente.

23 Entrar na Conta Pessoal
O sistema passa a reconhecer-nos, indicando o nosso nome de registo.

24 Sair da Conta Pessoal Para terminar uma sessão de trabalho autenticada seleccione a opção “Terminar sessão”. Na janela apresentada pressione o botão Sair.

25 Exercícios Caderno de Exercícios 2.1 Auto-Registo

26 Portal b-on A área de pesquisa é a parte mais importante do portal: aqui encontra os vários conjuntos de recursos disponíveis para realizar as pesquisas .

27 Portal b-on Para visualizar os recursos presentes em cada conjunto deve pressionar o rato sobre a denominação do conjunto.

28 Portal b-on Na nova janela, podemos obter mais informação sobre cada um dos recursos pressionando o botão .

29 Portal b-on Pressionando sobre a designação do recurso, acede ao interface nativo desse recurso, que também pode ser utilizado para pesquisa.

30 Exercícios Caderno de Exercícios 2.2 Funcionalidades 2.3 Conjuntos

31 Pesquisa Rápida Tem sempre de seleccionar o conjunto no qual deseja efectuar a pesquisa Expressão de pesquisa Campo de pesquisa Operador booleano

32 Pesquisa rápida - resultados
A pesquisa é realizada simultaneamente nos vários recursos. Os resultados vão sendo recolhidos e apresentados num ecrã intermédio enquanto decorre o processo de pesquisa.

33 Pesquisa rápida - resultados
Os resultados obtidos a partir dos diferentes recursos são apresentados agregados numa lista.

34 Pesquisa rápida - resultados
A primeira ordenação é por rank

35 Pesquisa rápida - resultados
Para alterar a ordenação dos resultados deve seleccionar o termo de ordenação.

36 Pesquisa rápida - resultados
A lista de resultados disponibiliza uma outra lista com os resultados agregados por:

37 Pesquisa rápida - resultados
Pode seleccionar os resultados que preferir

38 Pesquisa rápida - resultados
Pode ver os resultados por recurso. Abre-se uma pequena janela, com o número de registos de cada um dos recursos pesquisados.

39 Pesquisa rápida - resultados
Nessa janela pode escolher, o recurso a partir do qual quer ver os resultados da sua pesquisa.

40 Pesquisa rápida - resultados
Cada registo possui um conjunto de serviços adicionais, a que pode aceder a partir das acções.

41 Pesquisa rápida - SFX São vários os serviços que podem estar associados a cada registo.

42 Pesquisa rápida - resultados
Na maioria dos casos, tem acesso ao texto integral.

43 MetaPesquisa A metapesquisa foi desenvolvida a pensar nos utilizadores mais especializados. Acede à metapesquisa a partir da opção correspondente, na barra superior.

44 MetaPesquisa A selecção de recursos pode ser efectuada de diferentes formas: conjuntos áreas temáticas localizar

45 MetaPesquisa: Conjuntos
Seleccionando a opção Conjuntos, surge a lista dos conjuntos criados.

46 MetaPesquisa: Conjuntos
Quando seleccionar um conjunto, aparecem, na parte direita do ecrã, os recursos que pertencem a esse conjunto, ficando disponíveis para pesquisa ou para adicionar aos favoritos.

47 MetaPesquisa: áreas temáticas
Seleccionando Áreas temáticas, aparece a lista das categorias existentes. As sub-categorias não estão activas.

48 MetaPesquisa: áreas temáticas
Quando for seleccionada uma dada temática, os recursos que pertencem à mesma ficam disponíveis para pesquisa ou para adicionar aos favoritos, pressionando o botão . Por opção da b-on, foi decidido não classificar os recursos em sub-categorias.

49 MetaPesquisa: Pesquisar
O Localizar permite encontrar recursos de acordo com vários critérios

50 MetaPesquisa Deve seleccionar os recursos onde pretende pesquisar.
Em algumas situações, podem aparecer-nos recursos com um cadeado. Significa que o acesso ao recurso não é permitido no local onde nos encontramos. Nestes casos, o recurso não está disponível para pesquisa integrada só sendo pesquisável no interface do editor. Pressione o botão “GO” para desencadear a pesquisa.

51 MetaPesquisa Depois da selecção dos recursos, deve escrever o termo ou expressão de pesquisa que pretende utilizar. A metapesquisa permite pesquisar, simultaneamente, em recursos de diferentes tipologias e conjuntos distintos, adaptando-se às necessidades do utilizador.

52 MetaPesquisa A pesquisa é lançada nos recursos seleccionados.

53 MetaPesquisa Surgem depois os resultados correspondentes à pesquisa.

54 Guardar Pesquisas Para guardar pesquisas realizadas, deve ir à área das “Pesquisas anteriores”. Esta operação só é possível se o utilizador estiver autenticado no sistema. Verifique se o utilizador corresponde ao seu login. Se o utilizador é não identificado deve autenticar-se com o seu utilizador e password.

55 Guardar Pesquisas A partir daqui, abre-se a janela com a lista das pesquisas efectuadas. Pode agora adicionar pesquisas ao «Histórico». Pressione o botão para adicionar a pesquisa ao histórico.

56 2.4 Pesquisa Rápida e Metapesquisa
Exercícios Caderno de Exercícios 2.4 Pesquisa Rápida e Metapesquisa

57 Recursos O portal possui uma área de Recursos, a partir da qual pode aceder individualmente ao interface de cada fornecedor de conteúdos. Nesta área, pode pesquisar recursos de acordo com diversos critérios. É também a partir deste menu que pode iniciar a constituição de conjuntos pessoais de recursos.

58 Recursos No separador Título, é possível:
pesquisar a lista de recursos por ordem alfabética localizar um recurso introduzindo a sua designação ou parte. (alguns recursos estão limitados apenas às instituições hospitalares) Pode visualizar todos os recursos ou apenas aqueles a que tem acesso.

59 Se clicar na letra S surgem os recursos iniciados pela mesma

60 Portal b-on: Recursos O separador Localizar permite aceder a recursos através de diversos critérios: título, editor, área temática, palavra, tipo. .

61 Portal b-on: Recursos O separador Área temática permite aceder aos recursos classificados em cada à temática. As sub-áreas não estão activas.

62 Informação detalhada de Recursos
Pode ver informação adicional sobre o recurso, a partir do botão .

63 Adicionar Recursos a conjuntos pessoais
A partir do botão , pode acrescentar este recurso a um conjunto pessoal de recursos. Uma vez seleccionado um recurso, o botão passa a ser mostrado como .

64 Portal b-on: Recursos Pode fazer a pesquisa no recurso individualmente, mas na interface da b-on. Terá de clicar em

65 Portal b-on: Recursos Neste caso, abre-se uma janela onde pode introduzir as expressões de pesquisa.

66 Portal b-on: Recursos

67 Recursos Se clicar na denominação do recurso entra na interface do recurso seleccionado

68 Plataforma das editoras

69 Plataforma das editoras
Atenção à simbologia utilizada nos diversos fornecedores

70 Exercícios Caderno de Exercícios 2.5 Recursos

71 Periódicos Na área de Periódicos, pode procurar títulos subscritos no âmbito da b-on, bem como ver os serviços que lhe estão associados

72 Portal b-on: Periódicos
No exemplo, procuramos um periódico que contém a palavra «nursing» no título Expressão de pesquisa

73 Portal b-on: Periódicos
É apresentada uma lista com todos os periódicos contendo o termo «nursing».

74 Portal b-on: Periódicos
Encontrado o título pretendido, pode visualizar informações sobre ele, a partir do botão

75 Portal b-on: Periódicos
Pode ver informação adicional sobre o recurso, a partir do botão . Tenha atenção à disponibilidade temporal do recurso.

76 Portal b-on: Periódicos
A partir do botão pode adicionar os periódicos que quiser à sua área pessoal Desta forma evita ter de ir sempre ao Menu Periódicos procurar os seus títulos favoritos. Passa a ter uma lista com os seus periódicos favoritos, na Área Pessoal.

77 Portal b-on: Periódicos
No separador Área Temática pode obter listas de títulos subordinados a determinada área e sub-área.

78 Portal b-on: Periódicos
No separador Localizar consegue encontrar periódicos associando diversos itens: título, ISSN, fornecedor e área temática

79 Portal b-on: Periódicos
No separador Citações pode encontrar um artigo em concreto a partir de alguns dados bibliográficos

80 Portal b-on: Periódicos

81 Exercícios Caderno de Exercícios 2.6 Periódicos

82 Área Pessoal - Guardar Pesquisas
Pode ver o Histórico na sua área pessoal. Seleccione o link “Área Pessoal” para visualizar o histórico. 82

83 Área Pessoal - Guardar Pesquisas
Abre-se a lista com as pesquisas guardadas. Estas ficam guardadam na área pessoal mesmo depois de terminada a sessão. Pode, a partir daqui, voltar a correr a pesquisa. Criar um alerta, para que a pesquisa seja automaticamente efectuada a intervalos de tempo regulares. Pode apagar uma pesquisa guardada. 83

84 Área Pessoal - Criar Alerta
A partir do botão , abre-se uma janela onde pode definir opções para alertas. É obrigatório: atribuir uma designação ao alerta; indicar um endereço para onde os resultados serão enviados; definir a periodicidade de execução da pesquisa e envio de alerta. 84

85 Área Pessoal - Criar Alerta
Opcionalmente, podemos também: escolher se queremos receber mensagens de alerta mesmo que não haja registos novos; alterar os recursos a pesquisar, eliminando-os. 85

86 Área Pessoal - Criar Alerta
O alerta fica activo depois de se pressionar o botão «Guardar» e a pesquisa guardada passa a exibir informação sobre as opções do alerta. 86

87 Área Pessoal - Opções Ao seleccionar “Opções” o utilizador tem a possibilidade de definir a forma de visualização dos recursos e dos resultados, bem como, o número de referências apresentadas por página.

88 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
Ao aceder à Área Pessoal, por defeito, é apresentado o menu Pasta, onde estão guardadas as referências dos artigos que foram guardados.

89 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
Nesta área do portal é possível gerir a informação de acordo com as necessidades de cada utilizador. Por defeito, todas as referências são colocadas na pasta “Basket”.

90 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
Existem diversos modos de guardar e organizar as referências adicionadas à Área Pessoal. Pode guardar todas as referências que existem em “Basket” numa pasta única, através do botão

91 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
Após atribuir uma designação, deve guardar. Todos as referências são guardadas na nova pasta.

92 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
É possível transferir referências através do botão . Desta forma, é possível seleccionar apenas algumas das referências a colocar nas pastas pretendidas.

93 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
As referências são apresentadas na janela do lado direito. Pode seleccionar apenas algumas das referências a colocar nas pastas pretendidas.

94 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
Ao seleccionar o botão , abre-se uma nova janela: Após atribuir um nome à pasta, deve guardar.

95 Área Pessoal – Guardar resultados de pesquisa
Uma vez criada a nova pasta e seleccionadas as referências pretendidas, basta seleccionar o botão e estas serão copiadas para a nova pasta.

96 Área Pessoal - Recursos
Os recursos seleccionados através do botão são guardados, dentro da Área Pessoal, no submenu Recursos.

97 Área Pessoal - Recursos
Na nova janela, encontra, na Área de Transferência, o conjunto dos recursos que foi seleccionando.

98 Área Pessoal - Recursos
Deve dar um nome à pasta e pressionar o botão «Guardar». Pode guardar estes recursos numa pasta, usando o botão .

99 Área Pessoal - Recursos
A pasta é criada, passando a estar activa do lado esquerdo do ecrã.

100 Área Pessoal - Recursos
Pode criar um novo conjunto usando o botão Deve atribuir um nome à pasta e pressionar o botão «Guardar».

101 Área Pessoal - Recursos
Após criar o novo conjunto, utiliza-se o botão para adicionar os recursos pretendidos ao conjunto.

102 Área Pessoal - Recursos
Se voltar ao ecrã de Pesquisa Rápida, vê que os conjuntos criados foram acrescentados, de modo a poderem ser seleccionados para pesquisas.

103 Área Pessoal - Recursos
Os mesmos conjuntos estão disponíveis também na área de MetaPesquisa.

104 Área Pessoal - Periódicos
Também os periódicos adicionados anteriormente se encontram na sua área pessoal.

105 Exercícios Caderno de Exercícios 2.7 Área Pessoal

106 A sua opinião é importante para nós
A sua opinião é importante para nós. Por favor preencha o questionário disponível em

107 Fim da apresentação do Portal b-on
Equipa de formação b-on: Ana Cosmelli, Augusto Ribeiro, Diana Silva, Manuel Montenegro, M.ª Teresa Costa, Sílvia Lopes


Carregar ppt "Biblioteca do Conhecimento Online – b-on"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google