A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente."— Transcrição da apresentação:

1 Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Cristo.

2 Solidária Vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade (portadores do vírus HIV e de enfermidades crônico-degenerativas e endêmicas, neoplasias, portadores de deficiência, tóxico-dependentes, alcoolizados, vítimas da exclusão social e das inúmeras formas de violência, saúde mental, tabagismo etc.). Visa atender à pessoa integralmente, nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

3 Comunitária Visa a promoção e educação para a saúde no âmbito da saúde pública e do saneamento básico, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular em relação à saúde.

4 Político - Institucional
Atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área da saúde, para que haja reflexão Bioética e de humanização, formação ética e uma política de saúde plena, participando ainda das instâncias colegiadas do Controle Social na Saúde Pública.

5 A Pastoral da Saúde é a resposta aos grandes interrogantes da vida, como o sofrimento e a morte, à luz da morte e ressurreição do Senhor. O combate a enfermidade tem como objetivo desenvolver a harmonia física, psíquica, social e espiritual para o cumprimento da missão recebida (D. Ap. 418) despertando o espírito missioneiro do verdadeiro cristão do mundo de hoje (D. Ap. 551).

6 Princípios da Carta de Direitos e Deveres em Saúde

7

8 Toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento, reabilitação e recuperação da saúde.

9

10

11 Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde.

12

13

14 Toda pessoa tem direito à informação sobre os serviços de saúde e às diversas formas de participação da comunidade.

15

16

17 Toda pessoa tem direito a participar dos conselhos e das conferências de saúde e de exigir que os gestores federal, estaduais e municipais cumpram os princípios desta carta.

18

19 Toda pessoa deve ter seus valores, sua cultura, crença e seus direitos respeitados na relação com os serviços de saúde.

20

21

22 Toda pessoa tem direito ao atendimento humanizado, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, acolhedor e acessível a todas as pessoas.

23

24

25


Carregar ppt "Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google