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II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA

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Apresentação em tema: "II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA"— Transcrição da apresentação:

1 II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: RONDÔNIA II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Florianópolis, 25/07/2012 a 27/07/2012

2 Equipe Fabiano T. Barros – Coordenação
Carlene Reges Analista – Analista Cândrica Madalena Silva – Articuladora

3 Complicadores Iniciais
Tempo para a realização dos trabalhos: A equipe foi formada apenas no mês de março após o primeiro seminário. Rondônia possui 52 municípios 70% com difícil acesso; A falta de verba para conhecer in loco cada realidade dos municípios; Falta do conhecimento do Sistema Nacional de Cultura por parte dos artistas, produtores e gestores culturais; Inexistência dos sistemas estadual e municipais de cultura; Falta de um estudo consistente sobre o custo amazônico que influencia significativamente na implantação do sistema e criação dos planos; Ano de eleição; Falta de estrutura física e de pessoal para compor uma equipe maior; O risco de centralização da discursão apenas nas principais cidades de Rondônia.

4 Facilitadores estaduais
A implementação da metodologia deve ser executada por técnicos capacitados para atuar com viés multiplicador em todas as etapas do processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura. Descreva o processo de identificação, capacitação e o trabalho realizado pelos facilitadores estaduais: Apresente: Fabiano T. Barros – Coordenação de Cultura do SESC/RO Carlene Reges- Escritora e Artista Plástica Cândrica Madalena Silva – Gerente de Cultura da Secretaria do Estado de Rondônia. Estado de Rondônia (Região Norte) Lições aprendidas: Conhecimento da realidade cultural do Estado de Rondônia tanto nas produções artísticas quanto na realidade econômica. Estratégias de continuidade: Criação de um fórum que acompanhe e assegure a continuidade das políticas públicas para à cultura. Criação de uma plataforma on-line que crie uma conexão entre os municípios do estado de Rondônia.

5 Governança Um dos desafios para elaboração participativa do Plano Estadual de Cultura está relacionado à constituição das instâncias de governança que permitiram a efetivação de um processo de planejamento tecnicamente qualificado e politicamente representativo. FÓRUM ESTADUAL DE PLANEJAMENTO DA CULTURA Descreva o processo de criação do Fórum em seu estado O Fórum será criado através de uma conferência estadual onde serão Escolhidos 16 integrantes conforme a redação inserida na SEC. Identifique as características gerais do Fórum: O fórum será consultivo e deliberativo Composição Composto por 20 representantes de linguagens (gestores culturais, artistas) 4 representantes do governo

6 Atividades realizadas:
Conferência Estadual, organização do fórum e reuniões sistemáticas. Estrutura dos Fóruns: o fórum será constituído por um representante de cada setorial: a) Colegiado Setorial Teatro b) Colegiado Setorial Dança c) Colegiado Setorial Circo d) Colegiado Setorial Artes Visuais e) Colegiado Setorial Música f) Colegiado Setorial Redes Sócios Culturais g) Colegiado Setorial Arquitetura e Urbanismo

7 h) Colegiado Setorial Literatura
i) Colegiado Setorial Audiovisual j) Colegiado Setorial Artesanato k) Colegiado Setorial Culturas Populares l) Colegiado Setorial Culturas Indígenas m) Colegiado Setorial Patrimônio n) Colegiado Setorial Cultura Digital o) Colegiado Setorial Moda p) Colegiado Setorial Culturas Afro-Brasileiras q) Quatro representações do estado.

8 Etapa de sensibilização
SOBRE A DIVULGAÇÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO ESTADO E NOS TERITÓRIOS Descreva as atividades desenvolvidas para atender o objetivo: Contato com representantes dos municípios através de , telefone e correspondências Criação de uma plataforma de rede social online que serve de fórum virtual. Lições aprendidas: Devido a proporção do Estado há uma dificuldade significativa em alcançar todos artistas e gestores. Estratégias de continuidade: monitorar e acompanhar todas as bases criadas.

9 Etapa de sensibilização
Apresente a estratégia de comunicação utilizada para fase de sensibilização do Plano Estadual de Cultura Meios de comunicação utilizados: Telefone, correspondências, jornais e mídias eletrônicas. Público prioritário: Artistas, Gestores e Produtores Culturais. Exemplos de resultados obtidos (clipagem de notícias) Lições aprendidas: Estratégias de continuidade:

10 Etapa de sensibilização
Avalie os resultados obtidos nesta fase Plenamente Alcançado Parcialmente Alcançado Resultado Nulo Grupos técnicos de planejamento territorial capacitados x A proposta de planejamento divulgada, discutida e conhecida por meio de reuniões e oficinas de sensibilização em todo o território X Levantamento expedito da realidade de cada território realizado Grupos de Trabalho Setoriais organizados Oficinas e eventos de mobilização promovidos Fóruns territoriais constituídos Fórum estadual constituído Grupo técnico de planejamento estadual constituído

11 Etapa de diagnóstico Descreva aqui, de forma sintética , os produtos do processo de diagnóstico em seu Estado contemplando os dois itens abaixo A analise de dados coletados na amostra dos municípios que compõem os territórios de identidades foi auxiliada na sua sistematização, pelo método SWOP, que apontou os seguintes cenários: Pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Os dados foram retirados do DIAGNÓSTICO RÁPIDO DO SEGMENTO CULTURAL DO ESTADO DE RONDÔNIA DE 2011.

12 Territórios de identidade do Estado de Rondônia.
O Estado foi subdividido em cinco macro territórios: Madeira Mamoré Grande Ariquemes Região Café Zona da Mata Cone Sul

13 ESTADO DE RONDÔNIA

14 TOTAL DE DADOS CONSOLIDADOS NA AMOSTRA EM NÍVEL DO ESTADO DE RONDÔNIA
cultural cultural cultural populares tradicionais Produtores 5.640 entidades Equipamentos e Bens Festas e eventos Festas e eventos

15 PONTOS FORTES Grande potencial histórico, cultural e natural, com projeção nacional e internacional; Expressiva quantidade de produtores culturais nos diversos seguimentos culturais; Existência de grandes empresas privadas e estatais fixadas, principalmente na capital do estado; Criatividade e potencialidade dos artistas locais; Existência de comunidades tradicionais indígenas.

16 PONTOS FRACOS Baixa oferta de equipamentos culturais nos municípios;
Ausência de infraestrutura urbana adequadas às práticas culturais; Inexistência de mecanismos de financiamentos nas esferas municipal e estadual; Pouca sensibilidade e compromisso da classe política para com segmento cultural; Pouca cooperação e interação entre a classe artística; Ausência de órgãos públicos (secretarias e/ou fundações culturais); Pouco apoio e visibilidade das manifestações culturais; Falta de ações de capacitação para os agentes públicos de cultura e produtores culturais de diversos segmentos.

17 AMEAÇAS Centralização das políticas culturais pelo poder público;
Descontinuidade nas políticas públicas culturais; Falta de incentivo e apoio à criação de mecanismos de gestão pública aos municípios para implantação de sistema, do Plano, do Conselho e do Fundo de Cultura.

18 OPORTUNIDADES Reconhecimento do papel das atividades artísticas e culturais podem e devem assumir no processo de afirmação da identidade nacional, regional e local; Momento econômico do estado favorável a investimentos nos diversos setores produtivos, de espetáculos e de serviços; Surgimentos de novos públicos de maior grau de exigência potencializando a geração de iniciativas de valorização à cultura.

19 Etapa de diagnóstico Descreva aqui, de forma sintética , o último produto da etapa de diagnóstico: Em construção

20 Compartilhando Conhecimento
Descreva aqui, de forma sintética , quais foram as principais dificuldades encontradas no processo até o momento: Difícil acesso em algumas localidades; Falta de conhecimento do Sistema Nacional de Cultura por parte dos artistas, gestores e produtores culturais; Indisponibilidade de alguns órgãos governamentais de repassar informações referente a dados locais; Falta de verba para a realização de visitas nos municípios.

21 Compartilhando Conhecimento
Relacione aqui os experiências de aprendizado que tenham ocorrido durante o processo: Durante o processo observamos que o Estado de Rondônia ainda não tem uma identidade cultural conhecida, os artistas, gestores e produtores ainda não conhecem ou dominam os novos mecanismos oferecidos principalmente pela esfera pública. Também há no estado um grande fluxo de artistas que muitas vezes recorrem aos grandes centros para dar continuidade seja aos estudos ou ao seu trabalho, assim não construindo uma base histórica na cultura Rondoniense.


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