A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Breve histórico das Ciências Biológicas Sergio Russo Matioli Departamento de Biologia IB - USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Breve histórico das Ciências Biológicas Sergio Russo Matioli Departamento de Biologia IB - USP."— Transcrição da apresentação:

1 Breve histórico das Ciências Biológicas Sergio Russo Matioli Departamento de Biologia IB - USP

2 Hipócrates (~460-~377 A.C.) Considerado como o fundador da medicina, uma das inúmeras aplicações das Ciências Biológicas.

3 Platão A.C.) Filósofo grego dos mais influentes. Geometrista, via as coisas como registros imperfeitos do mundo real, ideal, onde tudo seria resultado de formas geométricas perfeitas.

4 Aristóteles ( A.C.) Discípulo de Platão, imagina a Natureza como uma grande cadeia de complexidade. Propôs a geração espontânea, idéia que fez parte do senso comum por anos.

5 Galeno ( ) Claudius Galenus. Médico romano, escreveu livros que influenciaram a Medicina por cerca de 1500 anos.

6 A Idade Média ( )

7 Leonardo da Vinci ( ) Pintor, escultor, cientista e inventor italiano, comentou sobre a impossibilidade de que os fósseis de organismos marinhos encontrados em montanhas terem sido originados a partir do Dilúvio Universal.

8 Jan Swammerdam ( ) Microscopista holandês, estudou o desenvolvimento de insetos, refutou algumas idéias de geração espontânea, e lançou a base para a teoria preformacionista. Visualizou as céluals vermelhas no sangue

9 Robert Hooke ( ) Inglês, inventou o microscópio composto e escreveu o livro “Micrographia”, com ilustrações muito detalhadas. Contemporâneo de Isaac Newton.

10 Francesco Redi ( ) Médico italiano, mostrou, através de experimentos, que não haveria geração espontânea de insetos e ratos conforme acreditado anteriormente.

11 Anton van Leeuwenhoek ( ) Comerciante holandês muito curioso, desconhecedor das teorias vigentes, descobriu as bactérias, protozoários, células do sangue, e muitos outros organismos microscópicos.

12 Lineu ( ) Carolus Linnaeus ou Carl von Linné, naturalista francês, escreveu a obra “Sistemae naturae”, lançando um sistema de classificação que é, grosso modo, empregado até hoje.

13 Lazzaro Spallanzani ( ) Italiano, professor universitário de lógica, metafísica e grego. Reconhecido por ter refutado a geração espontânea de micróbios, descobriu a fecundação e realizou a primeira inseminação artificial em cães.

14 Vitalismo Doutrina metafísica pela qual os organismos vivos possuiriam algum tipo de energia não física que os distinguiriam de seres inanimados. Essa energia, conhecida como “élan vital” (termo cunhado pelo filósofo francês Henri Bergson [ ]) começou a ser postulada no século 16, coincidindo com a divulgação da teoria da gravitação universal de Newton, que postulava algo semelhante ao que existe entre os corpos que se atraem à distância. Doutrina contraposta pelo materialismo, onde os processos que ocorrem nos organismos não são diferentes daqueles que ocorrem fora deles.

15 Fixismo Doutrina na qual os organismos vivos teriam aparecido na Terra por interferência divina e não teriam sofrido mudanças desde então. Por ter sido apoiada pelo cristianismo, que é derivado do judaísmo, e por outras religiões que pregam uma criação especial, influenciou profundamente o pensamento científico do ocidente.

16 Buffon ( ) Georges-Louis Leclerc, Comte de Buffon, naturalista francês. Escreveu 44 volumes da obra “Histoire naturelle”. Notou a extrema semelhança estrutural de homens e dos grandes macacos e chegou a postular a existência de um ancestral comum. Considerou a existência da evolução das espécies mas não propôs processo algum para isso.

17 Lamarck ( ) Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, originariamente militar, estudou botânica e medicina. Inicialmente protegido de Buffon, propôs a evolução dos organismos através do mecanismo de herança de caracteres adquiridos. Foi depois perseguido por Buffon. Cunhou o termo “Biologia”.

18 Thomas Malthus ( ) Economista político inglês, preocupado com a degradação das condições de vida da Europa, escreveu “Essay on the principle of population”, onde observou que o potencial reprodutivo é sempre muito maior do que o realizado nos organismos e teceu considerações sobre organização das sociedades humanas que não poderiam eliminar a pobreza.

19 François Magendie ( ) Médico francês, é considerado como o fundador da Fisiologia experimental. Por seus estudos com os efeitos de alcalóides, também é considerado como o fundador da Farmacologia experimental. Teve Claude Bérnard como discípulo.

20 Charles Robert Darwin ( ) Naturalista inglês, desistiu dos estudos de medicina para se dedicar à Biologia e Geologia. Baseado nas suas observações “in loco” de populações naturais de animais, propôs, com Alfred Russell Wallace, em 1858, a teoria da evolução por seleção natural, uma das teorias científicas mais revolucionárias de todos os tempos. Escreveu “A origem das espécies”.

21 Theodor Schwann ( ) Médico alemão, isolou a primeira enzima (pepsina). Propôs, com Matthias Jakob Schleiden, a teoria celular, que propunha que todos os organismos são formados por células.

22 Louis Pasteur ( ) Químico francês, demonstrou o papel de microorganismos em diversas doenças. Fundador da Microbiologia, é considerado um dos maiores benfeitores da humanidade por suas descobertas espetaculares e desenvolvimento de vacinas.

23 Gregor Mendel ( ) Monge austríaco, Mendel propôs, baseado em cruzamentos entre variedades de ervilha, duas leis da hereditariedade, uma das quais mostrou ser geral para organismos diplóides. A importância de suas descobertas somente veio a ser reconhecida após a sua morte, em Fundador da Genética.

24 Theodor Boveri ( ) Biólogo alemão, propôs, pouco após a redescoberta das leis de Mendel, conjuntamente com Walter Sutton, a teoria cromossômica da herança, na qual os fatores responsáveis pela hereditariedade estariam localizados nos cromossomos.

25 Archibald Garrod ( ) Médico inglês, propôs, em 1902, a hipótese um gene - uma enzima, através do estudo de doenças genéticas que causam deficiências metabólicas.

26 Oswald Theodore Avery ( ) Médico canadense, juntamente com os americanos Colin MacLeod e Maclyn McCarty, demonstrou que o DNA é o material genético em 1944.

27 Alan Turing ( ) Matemático inglês, demonstrou como padrões morfológicos complexos podem emergir de substâncias difusíveis. Com o matemático húngaro John Louis Von Neuman ( ), que também se interessava por fenômenos biológicos tais como as propriedades de entidades replicantes, fundou uma área atualmente influente da Biologia, conhecida como Ciências da computação.

28 James Dewey Watson (1928-) Francis Harry Compton Crick (1916-) Zoólogo americano e físico inglês, propuseram um modelo de estrutura do DNA baseados em difração de Raios X de cristais da molécula.

29 HUGO (1988-) O “Human Genome Organisation” foi proposto em O primeiro rascunho do genoma humano foi publicado em 2000 e o genoma completo em Foi posto em prática com o apoio do Congresso Norte-americano com o argumento de que o conhecimento da seqüência de nucleotídeos de um genoma propiciaria a cura de doenças.

30 Reducionismo Doutrina pela qual uma área da Ciência pode ser reduzida à outra, que estuda um nível de complexidade inferior, se esta última for capaz de explicar os fenômenos da primeira. A Genética teria sido reduzida à Biologia molecular de acordo com essa doutrina. A doutrina oposta é a do holismo, onde propriedades novas emergeriam quando se aumenta o nível de organização, sem que tais propriedades possam ser previstas a partir daquelas do nível de organização inferior.


Carregar ppt "Breve histórico das Ciências Biológicas Sergio Russo Matioli Departamento de Biologia IB - USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google