A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCRETIZAÇÕES PARA USUFRUIR-SE PEDAGOGICAMENTE DO PROERD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCRETIZAÇÕES PARA USUFRUIR-SE PEDAGOGICAMENTE DO PROERD."— Transcrição da apresentação:

1 CONCRETIZAÇÕES PARA USUFRUIR-SE PEDAGOGICAMENTE DO PROERD

2 Vygotski: o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, tal constatação nos deixa a missão de transformar as crianças de hoje para evitarmos uma catástrofe futura.

3 Baseando-se nos princípios fundamentais para o direcionamento positivo das crianças, e na inibição de malefícios relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas, o grupo D.A.R.E. ( Drug Abuse Resistance Education) aplicou o programa de contenção e resistência às drogas com crianças norte-americanas, com início em 1983.

4 O Governo brasileiro, por intermédio da Polícia Militar Brasileira absorveu o modelo do programa D.A.R.E. em 1992, batizando o mesmo de P.R.O.E.R.D. ( Programa Educacional de Resistência as Drogas).

5 As sugestões anexadas a seguir, demonstram como tratar da temática das Drogas em sala de aula utilizando o material disponibilizado pelo PROERD.

6 APOSTILA DO PROERD – PÁGINA 34 /28/ 23/63. CIÊNCIAS - CORPO HUMANO SUGESTÃO: Dividir a turma em sete equipes, cada equipe será responsável por trabalhar um órgão do corpo humano, em sentido amplo e destacar implicações do uso e abuso de drogas sobre esses órgãos. Ao final do processo reunir as informações contidas e produzir um painel, com imagens colhidas de jornais, ou com desenhos das crianças sempre destacando o efeito negativo das drogas sobre o corpo e a mente humana. Tal atividade pode ser considerada atividade avaliativa.

7 APOSTILA DO PROERD – PÁGINA 37/40 LÍNGUA PORTUGUESA SUGESTÃO: Entrevistar um adulto sobre o tema bom cidadão – aproveitar o link para perguntar sobre a infância deste cidadão, perguntar se esse cidadão, têm, ou conhece alguém que teve problemas com álcool, tabaco e / ou outras drogas em sua família. Sugestão de atividade: Mini caderno de confidências: Capa – Livre (criação do aluno); Perguntas – 1 - o que você gostaria de mudar no mundo? 2 – quais as coisas que te fazem feliz? 3 – quais os acontecimentos que te deixam triste? 4 – quem são seus melhores amigos? 5 – o que você gosta de fazer nas horas livres? 6 – Você acha que usando álcool; tabaco e outras drogas você conseguiria fazer todas essas coisas e ser Feliz de Verdade? 7 – Não? Porque?

8 APOSTILA DO PROERD – PÁGINA 20 LÍNGUA PORTUGUESA SUGESTÃO: Analisar texto publicitário – utilizar referencial da página 20 para trabalhar a interpretação de propagandas relacionadas ao uso e abuso do álcool para formação de um senso crítico sobre as influências do mercado de bebidas alcóolicas sobre a sociedade. Modelo de texto: Vivemos imersos em propagandas bonitas e engraçadas, que muitas vezes mexem com nosso imaginário. Atualmente as propagandas comerciais que mais chamam a atenção são produzidas por grandes empresas em todos os lugares e horários. As propagandas de cerveja são originais e bem elaboradas vez que exploram imagens de mulheres bonitas, de ex esportistas famosos, de astros da música, incutindo a ideia de sucesso e felicidade associadas ao uso exagerado desta substância psicoativa (droga lícita). Análise de texto: a)Esse texto que você acabou de ler é um texto informativo – informa sobre um determinado assunto; b)Dê um título a este texto (História para Boi Dormir; História para Inglês Ver, Verdades e Mentiras...); c)Você já assistiu propagandas de cerveja? d)Oque mais lhe chamou a atenção, porque? e)Oque você acha de montar uma propaganda que fale a verdade sobre os efeitos do álcool na saúde das pessoas? Atividade avaliativa

9 APOSTILA DO PROERD – PÁGINA 27 MATEMÁTICA - PORCENTAGEM SUGESTÃO: Aproveitar o texto e as imagens das páginas 15 e 27 para iniciar atividade sobre porcentagem. Buscar junto à Organização Mundial da Saúde, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, CEBRID, dados estatísticos sobre o uso de álcool e tabaco entre os jovens (realizar a pesquisa junto com os alunos no laboratório de informática). Exemplo: Partindo desta pesquisa abordar estatisticamente o número de pessoas que morreram no Brasil em acidentes de trânsito relacionados ao Álcool no último ano.

10 GEOGRAFIA Através dos dados colhidos no slide acima, analise os Estados Brasileiros onde mais ocorrem acidentes automobilísticos em relação ao uso do álcool e os Estados que enfrentam os maiores problemas de consumo de drogas. Utilizar de forma transversal tais dados para reforçar o conhecimento geográfico. Traçar um paralelo entre o uso de drogas, violência e morte de jovens por região. (Levantar os dados através do site do Ministério da Saúde).

11 APOSTILA PROERD – PÁGINA 16 HISTÓRIA – COLONIZAÇÃO Sugestão: Pesquisar a origem da cana de açúcar e do tabaco no Brasil. Traçar o perfil histórico das substâncias, suas implicações culturais e econômicas. Ao final realizar atividades relacionadas aos aspectos negativos destes produtos na vida da população brasileira. Como o tabaco e o álcool afetam a sua vida. Associar datas comemorativas e folclóricas que contribuem para o aumento do consumo de drogas lícitas e ilícitas (Carnaval, Copa do Mundo, Ano Novo, Natal)

12 OBSERVAÇÃO: as propostas foram apresentadas apenas como sugestões, o educador tem total e plena liberdade para utilização de modelos adaptados à sua metodologia e conveniência. AGRADECEMOS PELA COLABORAÇÃO. SMPSD.


Carregar ppt "CONCRETIZAÇÕES PARA USUFRUIR-SE PEDAGOGICAMENTE DO PROERD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google