A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deus, em tua graça, transforma o mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deus, em tua graça, transforma o mundo"— Transcrição da apresentação:

1 Deus, em tua graça, transforma o mundo
9ª Assembléia do CMI 2006 Deus, em tua graça, transforma o mundo

2 Conselho Mundial de Igrejas
9ª Assembléia do CMI Porto Alegre 2006 Uma introdução O Conselho Mundial de Igrejas é a maior organização ecumênica do mundo, e tem como objetivo promover a unidade cristã na Fé, testemunho e serviço. O CMI conta hoje com mais de 340 igrejas membros protestantes, anglicanas, ortodoxas, igrejas unidas e outras igrejas em mais de 100 países, representando mais de 550 milhões de cristãos. Esta apresentação é uma introdução à 9ª Assembléia do CMI.

3 Bem-vindos à Assembléia
9ª Assembléia do CMI 2006 Bem-vindos à Assembléia A 9ª Assembléia acontecerá em Porto Alegre, Brasil, de 14 a 23 de Fevereiro, 2006 Um tempo de encontro, oração, celebração e deliberação Envolvimento de milhares de cristãos de todo o mundo A 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas acontecertá em Porto Alegre, Brasil, no início de 2006. A Assembléia contará com a presença de milhares de cristãos de todo o mundo, para um período de comunhão, oração e deliberação. Está entre os maiores e mais representativos encontros deste gênero.

4 As tarefas da Assembléia
9ª Assembléia do CMI 2006 As tarefas da Assembléia A esfera mais alta de decisões no CMI Reúne-se a cada 7 anos Une-se em oração Revisa programas Determina prioridades Emite uma mensagem Elege Presidentes e Comitê Central A Assembléia é a mais alta esfera de decisões dentro da estrutura do CMI. Ela se reúne a cada sete anos para orar e tem a tarefa de revisar programas, identificando prioridades e elegendo novos órgãos diretores. Ao final destes trabalhos, a Assembléia emite uma mensagem para igrejas e congregações ao redor do mundo.

5 O tema da Assembléia ‘Deus, em tua graça, transforma o mundo’
9ª Assembléia do CMI 2006 O tema da Assembléia ‘Deus, em tua graça, transforma o mundo’ Uma oração Um sinal de esperança Baseado no social Centrado no espiritual Visão de plenitude de vida e justiça para todos O tema da 9ª Assembléia é “ Deus, em tua graça, transforma o Mundo.” É uma oração de intercessão a Deus. O tema fala de oração e esperança, e expressa o desejo dos cristãos por um mundo de justiça e plenitude de vida para todos.

6 9ª Assembléia do CMI 2006 Dimensões do tema Através de orações e estudos bíblicos a Assembléia vai abordar o tema integralmente: Deus, em tua graça, transforma nosso mundo Deus, em tua graça, transforma a terra Deus, em tua graça, transforma nossas sociedades Deus, em tua graça, transforma nossas igrejas Deus, em tua graça, transforma nossas vidas Deus, em tua graça, transforma nosso testemunho O tema serve como base para a vida espiritual da Assembléia. A cada dia o tema será desdobrado nas orações e estudos bíblicos.

7 O logotipo da 9ª Assembléia
9ª Assembléia do CMI 2006 O logotipo da 9ª Assembléia Inspirado no tema da Assembléia Em harmonia com o símbolo oikoumene do barco e da cruz Sugere unidade e diversidade Uma alusão ao Brasil O logotipo foi desenhado como uma expressão visual e teológica do tema da Assembléia. Ele faz referência ao símbolo do próprio CMI, de uma cruz e um barco.

8 O simbolismo do logotipo
9ª Assembléia do CMI 2006 O simbolismo do logotipo A mão de Deus A cruz e a Criação O espírito de paz O arco-íris da aliança O mundo tranformado O logotipo, que apresenta a mão de Deus e uma mão orando pela humanidade, incorpora imagens de criação, da cruz, uma pomba da paz e o arco-íris da aliança. O formato, as linhas e o movimento sugerem um mundo em processo de renovação e transformação. As cores escolhidas foram o vermelho, como no logotipo do próprio CMI, junto com as cores da bandeira do Brasil.

9 O contexto: Brasil Porto Alegre, Brasil Maior país da América Latina
9ª Assembléia do CMI 2006 O contexto: Brasil Porto Alegre, Brasil Maior país da América Latina Convite feito pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) Contextos cultural e religioso diversificados A 9ª Assembléia será a primeira a ser realizada na América Latina. O anfitrião é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), como representante das igrejas de toda a região.

10 9ª Assembléia do CMI 2006 Porto Alegre Porto Alegre é uma cidade dinâmica e diversificada, no sul do Brasil. Fundada em 1742, por colonos açorianos (portugueses), ela recebeu também imigrantes principalmente da Alemanha, Polônia, Espanha e Itália.

11 Porto Alegre Capital do Rio Grande do Sul
9ª Assembléia do CMI 2006 Porto Alegre Capital do Rio Grande do Sul Dinâmico centro de cultura e democracia População de 1,5 milhão de pessoas 25 grupos étnicos Vida cultural e religiosa diversificada Porto Alegre é a maior cidade da região sul do Brasil. É a capital do estado do Rio Grande do Sul, que tem fronteiras com o Uruguai e a Argentina. Ela fica situada à beira do lago Guaíba, com acesso à costa Atlântica. Atualmente a cidade tem aproximadamente um milhão e meio de habitantes e é um importante centro industrial, cultural e de democracia popular.

12 9ª Assembléia do CMI 2006 O local da 9ª Assembléia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC) Estrutura profissional para eventos Local que recebeu o Fórum Social Mundial 6 km do centro da cidade Acomodação em hotéis Transporte local Infra-estrutura de qualidade O local escolhido para a 9ª Assembléia é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC). Ela está entre os principais centros educacionais da região e tem recebido inúmeros eventos internacionais, incluindo três edições do Fórum Social Mundial.

13 9ª Assembléia do CMI 2006 O local da 9ª Assembléia A Pontifícia Universidade Católica (PUC) oferece uma moderna e espaçosa infra-estrutura com serviços que atendem todas as necessidades da Assembléia.

14 Participação na Assembléia
9ª Assembléia do CMI 2006 Participação na Assembléia Mais de 700 delegados vindos de mais de 340 igrejas membros do CMI em 100 países Representantes de mais de 200 conselhos, agências e igrejas não-membros Anfitriões brasileiros e latino-americanos Mais de 1500 visitantes e observadores A 9ª Assembléia vai reunir mais de 700 delegados de mais de 340 igrejas ortodoxas, prostestantes, anglicanas, unidas e independentes, membros do CMI. A eles se juntarão centenas de delegados representantes de conselhos associados e agências ecumênicas. A igreja Católica Romana será representada por uma delegação oficial de observadores. A Assembléia será um evento aberto, e espera-se atrair mais de 1500 visitantes do Brasil, América Latina e outras regiões do mundo.

15 O programa da 9ª Assembléia
9ª Assembléia do CMI 2006 O programa da 9ª Assembléia Vida em oração Estudos bíblicos Plenárias Discussões Ecumênicas Mutirão Comitês O programa da 9ª Assembléia contém vários elementos inter-relacionados. Todo o programa vai ser sustentado por uma rica vida espiritual, com orações e estudos bíblicos. Questões essenciais relacionadas às igrejas e ao movimento ecumênico serão discutidas nas sessões plenárias, além de estarem na pauta das Discussões Ecumênicas. Um programa aberto de parcerias chamado “Mutirão” irá oferecer espaço para que igrejas e outros participantes compartilhem experiências. Sessões de “negócios” e os comitês da Assembléia estarão concentrados na organização e nos programas do CMI.

16 9ª Assembléia do CMI 2006 Vida espiritual A Assembléia terá uma vida espiritual rica e diversificada de orações e de cultos.

17 Uma ‘Assembléia que ora’
9ª Assembléia do CMI 2006 Uma ‘Assembléia que ora’ Celebrações de abertura e de encerramento Orações em conjunto pela manhã e à noite Estudos bíblicos em pequenos grupos Celebrações eucarísticas ao meio-dia Culto no domingo com as congregações locais Baseada numa vida espiritual rica em orações diárias, celebrações e estudos bíblicos, a 9ª Assembléia será uma “Assembléia que ora”. Os participantes se reunirão todas as manhãs e ao anoitecer para orar sob uma grande tenda. Depois das preces matinais, os delegados se reunirão em pequenos grupos para os estudos bíblicos. Cerimônias eucarísticas serão realizadas ao meio-dia, diariamente na capela da universidade, seguindo diversas tradições religiosas. A Assembléia também terá ligação estreita com a vida das igrejas locais de Porto Alegre.

18 As plenárias temáticas
9ª Assembléia do CMI 2006 As plenárias temáticas Envolvimento das igrejas em… Justiça Econômica foco em alternativas viáveis Identidade cristã e pluralismo contexto do secularismo e pluralidade religiosa Unidade da Igreja igrejas e o futuro do ecumenismo América Latina celebração com as igrejas latino-americanas Superando a violência celebração da metade da década e renovação Deus, em tua graça, transforma o mundo discernimentos no tema e na mensagem da Assembléia Através de uma série de plenárias temáticas, os participantes irão explorar algumas das principais questões relacionadas ao movimento ecumênico atualmente. Abrangendo desde justiça na economia global até a unidade e o testemunho das igrejas nos dias de hoje, as plenárias vão estimular deliberações entre os participantes. A plenária de celebração com a América Latina vai ajudar os delegados a entenderem a vida e o testemunho das igrejas anfitriãs da Assembléia. Próximo do fim da Assembléia, os participantes irão refletir sobre as idéias que eles receberam ao longo do evento e vão elaborar uma mensagem que será enviada às congregações ao redor do mundo.

19 Discussões ecumênicas
9ª Assembléia do CMI 2006 Discussões ecumênicas Oportunidade para um diálogo sustentável sobre: Mudanças no contexto religioso e cultural Mudanças no contexto ecumênico Mudanças no contexto internacional e político Mudanças no contexto social e econômico Os delegados participarão das “discussões ecumênicas”, num debate sustentado a respeito de uma variedade de tópicos relacionados à vida e ao testemunho das igrejas atualmente. As discussões estarão concentradas nas mudanças dos contextos religioso, ecumênico, político, social e econômico em que as igrejas e os indivíduos cristão são convocados a agir.

20 ‘Mutirão’ - reunindo pessoas para fazer a diferença
9ª Assembléia do CMI 2006 ‘Mutirão’ - reunindo pessoas para fazer a diferença Um espaço aberto a parceiros ecumênicos, congregações, grupos de estudantes e visitantes Oferecendo orações, estudos bíblicos, seminários, exposições e workshops Comunhão e experiências compartilhadas Cultura e celebração Um novo elemento muito importante na 9ª Assembléia será o Mutirão, que em português significa reunir pessoas para um propósito em comum, reunir para celebrar e refletir – reunir para fazer a diferença. O Mutirão vai oferecer um programa diversificado, aberto a todos os participantes da Assembléia. Através do Mutirão ecumênico, centenas de jovens, parceiros ecumênicos, entusiastas do ecumenismo, congregações e grupos de estudantes irão se unir à Assembléia e compartilhar suas vivências dentro da comunidade do CMI. Isso se dará através de cultos, estudos bíblicos, seminários e oficinas, além de atividades culturais. O Mutirão também vai ofecerer espaço para exposições de igrejas e parceiros ecumênicos, para que eles possam apresentar e compartilhar suas experiências e trabalhos de maneira criativa. O Mutirão ecumênico vai unir-se às atividades dos delegados e representantes oficiais, expandindo o círculo de participantes. Será uma oportunidade para crescer e aprender, para encontrar pessoas de diferentes regiões a diferentes tradições, para celebrar e estabelecer em conjunto como ser agentes da presença transformadora de Deus no mundo.

21 A pauta de ‘negócios’ da Assembléia
9ª Assembléia do CMI 2006 A pauta de ‘negócios’ da Assembléia Relatórios do secretário-geral e do moderador do CMI Admissão de novos membros Comitês de programas e de políticas Declaração sobre questões de interesse público Decisões por consenso Novo Comitê Central Mensagem da Assembléia A Assembléia terá uma importante agenda de trabalho. Ela receberá relatórios tanto das equipes de funcionários do CMI quanto dos órgãos diretores. A Assembléia também vai tratar de pedidos de admissão de novas igrejas membros. Delegados, participando dos comitês, irão revisar o trabalho do Conselho Mundial de Igrejas desde a última assembléia, em Harare (1998). Irão também propor prioridades para o futuro e diretrizes, além de declarações a respeito de questões de interesse público. Ainda que procedimentos para votações tenham sido preparados, as decisões serão tomadas por consenso. A Assembléia vai eleger um novo Comitê Central, dentre os delegados, e definir prioridades programáticas.

22 Uma Assembléia jovem Jovens – uma parte central da vida da Assembléia
9ª Assembléia do CMI 2006 Uma Assembléia jovem Jovens – uma parte central da vida da Assembléia Acampamento da juventude durante a Assembléia Formação ecumênica Novas idéias Encontro de jovens antes da Assembléia Programa de stewards durante a Assembléia Espera-se que a 9ª Assembléia tenha mais participantes com menos de 30 anos do que qualquer outra Assembléia anterior. Esta presença jovem irá ajudar a formar uma nova geração de líderes ecumênicos e trazer novos pontos de vista para o diálogo ecumênico atual. O encontro dos jovens pré-Assembléia, imediatamente antes do evento principal, vai preparar os delegados jovens para as reuniões de trabalho e a troca de experiências durante a Assembléia. Um programa de stewards vai envolver 150 jovens de todas as partes do mundo na vida e no trabalho da Assembléia.

23 Participe da 9ª Assembléia!
9ª Assembléia do CMI 2006 Participe da 9ª Assembléia! Ore pelas igrejas e pelo CMI com relação à Assembléia Organize discussões, estudos bíblicos e eventos dentro do tema da Assembléia Participe como delegado de sua igreja Participe no evento de parceria ecumênica “Mutirão” Utilize os recursos disponíveis no website da Assembléia Faça uma doação para apoiar a 9ª. Assembléia A Assembléia é uma oportunidade de se envolver num grande e entusiasmante evento ecumênico. Pede-se às igrejas que orem e reflitam no tema, que mandem delegações e proponham eventos para o Mutirão. Visitantes individuais são bem-vindos a participarem como tais ou contribuirem de outras formas.

24 Website da Assembléia: www.wcc-assembly.info
9ª Assembléia do CMI 2006 Website da Assembléia: O website da Assembléia contém uma grande quantidade de informações úteis e recursos, e será regularmente atualizado até o momento do evento. Durante a Assembléia ele oferecerá notícias direto de Porto Alegre e material litúrgico, no intuito de que as congregações acompanhem a Assembléia em suas orações.

25 Nos bastidores… Um grande empreendimento logístico e humano
9ª Assembléia do CMI 2006 Nos bastidores… Um grande empreendimento logístico e humano Comitê de planejamento da Assembléia e Comitê de Culto da Assembléia Escritório da 9ª Assembléia, em Genebra Coordenador local, em Porto Alegre Apoio de funcionários e voluntários Contato: A 9ª Assembléia será um grande evento logístico e humano. Dois comitês internacionais foram indicados pelo Comitê Central do CMI para a preparação do evento. O Comitê de Planejamento da Assembléia desenvolveu o programa. O Comitê de Culto para a Assembléia preparou as celebrações litúrgicas e as atividades de oração. Um Comitê Organizador Nacional trabalha junto às igrejas no Brasil na preparação para receber a Assembléia. Há dois escritórios, um em Genebra e outro em Porto Alegre (aberto em 2004), para apoiar o trabalho dos comitês e preparar os participantes.

26 God, in your grace, transform the world

27 Deus, em tua graça, transforma o mundo
9ª Assembléia do CMI 2006 Deus, em tua graça, transforma o mundo


Carregar ppt "Deus, em tua graça, transforma o mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google