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E-Learning em C&SIG 1 A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA Marco PAINHO Miguel PEIXOTO Pedro CABRAL

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Apresentação em tema: "E-Learning em C&SIG 1 A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA Marco PAINHO Miguel PEIXOTO Pedro CABRAL"— Transcrição da apresentação:

1 E-Learning em C&SIG 1 A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA Marco PAINHO Miguel PEIXOTO Pedro CABRAL Novembro 2005

2 E-Learning em C&SIG 2 Tópicos: 1.Introdução 2.O que é o ensino à distância electrónico (EADE)? 3.O EADE na universidade 4.O mestrado em C&SIG à distância 5.Utilizadores e funções 6.Comunidade Virtual de SIG 7.A qualidade e o Mestrado em C&SIG 8.Conclusão

3 E-Learning em C&SIG 3 1. INTRODUÇÃO Programa de Mestrado e Pós-graduação em C&SIG integralmente disponibilizado via Internet desde 2002 (6ª edição em Setembro 2006). Aproveita o know-how adquirido em vários anos de ensino de SIG. Primeiro mestrado on-line atribuído por universidade portuguesa. Dirigido a pessoas que não podem ter acesso ao ensino presencial.

4 E-Learning em C&SIG 4 2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)? Tira partido das novas tecnologias de informação. Definição conjunto de metodologias e tecnologias que têm como objectivo a promoção do ensino e da aprendizagem através da utilização da Internet como dispositivo de mediação entre os intervenientes e de acesso a recursos

5 E-Learning em C&SIG 5 2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)? Disponibilização de conteúdos multimédia com possibilidades de interactividade. Personalização da oferta de ensino. Inovação dos produtos educativos. Professor passa a ser um mediador de conhecimento.

6 E-Learning em C&SIG 6 2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)? Alunos passam a ser participantes activos no processo de aprendizagem. Disponibilização da informação passa a ser realizada através de conteúdos em formato digital de maior interactividade. Salas de aula são substituídas por comunidades virtuais.

7 E-Learning em C&SIG Pontos fortes do e-learning Redução global de custos. Atinge uma audiência que o ensino presencial não consegue atingir. Nº de estudantes chegando à universidade tem vindo a decrescer em Portugal. Produção de materiais pedagógicos consistentes por parte dos professores.

8 E-Learning em C&SIG Pontos fortes (cont.) Aprender em qualquer lugar e a qualquer hora. Criação de comunidades virtuais que partilham os mesmos interesses. A infra-estrutura tecnológica que suporta a plataforma é uma solução expansível.

9 E-Learning em C&SIG Pontos fracos do e-learning Menor interacção entre estudantes e professores. Fontes de motivação para estudantes são reduzidas. Aprendizagem em grupo é mais difícil. A velocidade e custos de acesso à Internet. Pessoas sem qualificações tecnológicas são excluídas.

10 E-Learning em C&SIG O EADE NA UNIVERSIDADE Custos mais baixos de hardware, software e serviços de telecomunicações. Geração de pessoas mais familiarizada com computadores e Internet. Melhores acessos a computadores interfaces para os utilizadores. Universidades querem chegar a mais estudantes. Ensino ao longo da vida. Ainda existem preconceitos sobre este tipo de ensino.

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12 12 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA 5ª edições, mais de 160 alunos. 6ª edição, Setembro Utiliza o know-how adquirido ao longo dos anos no ensino de SIG; Pretende chegar a todas as pessoas geograficamente dispersas em Portugal, Brasil, PALPs, Timor e todas as comunidades dispersas que falem português. Pretende atingir todas as pessoas que trabalham com SIG e queiram adquirir formação em C&SIG.

13 E-Learning em C&SIG Seminário de SIG anual Parte de Sist. de Informação (Lic. 2 anos)/ SIG (Mestr.) SIG (Lic. 2 anos) Inf. da Est. e Gestão de Informação (Lic. 2 anos) Inf. da Est. e Gestão de Informação (Lic. 4 anos) Conceitos geográficos para SIG e SIG (Lic. 4 anos) Detecção Remota (Lic. 4 anos), SIA e ASDR (Mestr.) Mestrado em C&SIG (3ª Edição) 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA 2002 Mestrado em C&SIG (1ª e 2ª Edição) 2004/5 Mestrado em C&SIG (4 e 5ª Edição) 2006 Mestrado em C&SIG (6ª Edição)

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15 E-Learning em C&SIG 15 ESTRUTURA Mestrado C&SIG Disciplinas Módulos Exames ExercíciosMateriais Ferramentas Forum Bate-papo Ajuda Sessões síncronas

16 E-Learning em C&SIG 16 1º Semestre C&SIG Dados Geo-Espaciais Bases de Dados Ciências Cartográficas Aplicações de SIG I 2º Semestre Modelação em SIG Data Mining Geo-Espacial SIG nas Organizações Detecção Remota Aplicações de SIG II 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)

17 E-Learning em C&SIG O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) Módulo 1Módulo 2Módulo N Tema 1 Tópicos Tópicos Tema N Tópicos

18 E-Learning em C&SIG 18 Cada um trabalha ao seu ritmo. Exige auto-disciplina. Exige curiosidade e vontade de saber mais. Virado para a descoberta. Novidade absoluta em Portugal... e continua a ser. Exige capacidade de adaptação ao novo meio de comunicação. Características: 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)

19 E-Learning em C&SIG 19 Materiais Mestrado C&SIG / UNIGIS disponíveis para leitura e download. Leituras recomendadas nos materiais distribuídos. Materiais pesquisados independentemente pelos alunos. Fontes de informação para estudo 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)

20 E-Learning em C&SIG 20 Auto-avaliação (0%) – passagem de módulo. Avaliação (20%) – conteúdos + outras fontes. Trabalho / Projecto com discussão (80%) – seminário presencial. Avaliação 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)

21 E-Learning em C&SIG 21 Carga horária: 750 horas por semestre. 14 horas semanais de estudo, acrescidas de mais 14 horas semanais para elaboração dos trabalhos para avaliação. 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)

22 E-Learning em C&SIG 22 Certificação e transferibilidade: Reconhecido em qualquer país da UE. Estruturação em ECTS. Possibilidade de o aluno realizar créditos noutras universidades. 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)

23 E-Learning em C&SIG 23 Carga horária: 6,5 ECTS (European Credit Transfer System) - corresponde às seguintes horas de estudo: 90 horasleitura e estudo de documentos em casa e on-line. 8 horasinteracção com o docente vias sessões sincronias na Internet, 4 sessões de duas horas. 4 horasauto-avaliação on-line 2 horasavaliação final on-line. 4 horasparticipação no Fórum de discussão 30 minutos interacção individual presencial ou por método síncrono com o docente. 4 horasinteracção de grupo presencial ou por método síncrono com o docente. 50 horaselaboração dos trabalhos para avaliação

24 E-Learning em C&SIG 24 DE ONDE VÊM OS ALUNOS?

25 E-Learning em C&SIG 25 DE ONDE VÊM OS ALUNOS (5ª Edição)? ALMADA1 ALMEIRIM1 AMADORA1 AVEIRO1 BRAGA1 CAMINHA1 CASCAIS1 CASTELO BRANCO1 LISBOA4 LOULÉ1 LOURES1 MONTEMOR-O-VELHO1 ODIVELAS1 OEIRAS1 PORTO2 TAVIRA1 TORRES VEDRAS2 VILA NOVA DE GAIA1 VILA REAL1 FUNCHAL1 PONTA DELGADA1 TOTAL26

26 E-Learning em C&SIG 26 DE ONDE VÊM OS ALUNOS DA 5ª EDIÇÃO?

27 E-Learning em C&SIG 27 DE ONDE VÊM OS ALUNOS?

28 E-Learning em C&SIG 28 Formação: Arquitectura - Arquitectura Paisagista - Ciências Militares - Eng. Civil - Eng. Agrária - Eng. Agrónoma - Eng. do Ambiente - Eng. Electrotécnica - Eng. Florestal - Eng. Geográfica - Eng. Geológica - Eng. Informática - Eng. Silvícola - Eng. Zootécnica - Geografia - Ensino de Geografia - Biologia - Gestão de Empresas - Gestão de Recursos Humanos - Informática - Planeamento Regional e Urbano - Gestão e Desenvolvimento Social - Ordenamento dos Recursos Naturais Profissão: Empresas privadas – Organismos da administração central – regional e local – Ensino QUEM SÃO OS ALUNOS?

29 E-Learning em C&SIG 29 3 PERFIS A. PROFESSORES B. ADMINISTRADORES C. ALUNOS 5. UTILIZADORES E FUNÇÕES

30 E-Learning em C&SIG 30 A. PROFESSORES Os docentes têm as seguintes tarefas: Preparação dos materiais da disciplina. Realização de 4 a 6 sessões síncronas de 2 horas no início das aulas (uma por módulo). Responder aos s dos alunos num prazo de 48 horas (dias úteis). Estar presente nas 2 sessões presenciais anuais para a realização do seminário de defesa dos trabalhos. Interface semelhante ao do aluno.

31 E-Learning em C&SIG 31 B. ADMINISTRADORES O administrador dever realizar as seguintes tarefas: inscrição de alunos, suporte técnico e emocional, esclarecimento de dúvidas por , criação das disciplinas e publicação de materiais A gestão da plataforma que pode ser utilizada de forma remota via Internet.

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33 33 C. ALUNOS O aluno pode: Realizar os módulos das disciplinas através da leitura dos textos e realização dos exercícios; Comunicar com colegas e professores através das sessões síncronas, , bate-papo e do fórum; Visualizar e realizar download dos diversos materiais e aplicações.

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44 44 Elo de ligação - SIG. Gerou uma nova comunidade (11+160) Todos os intervenientes (Professores e Alunos) passam a ser participantes activos no processo de aprendizagem. Existem semelhanças entre os relacionamentos interpessoais na comunidade virtual e no mundo real. Continuam a existir comportamentos colaborativos e não-colaborativos. Tendência para acentuarem esses comportamentos. 6. COMUNIDADE VIRTUAL DE SIG

45 E-Learning em C&SIG 45 Sessão síncrona Fórum geral Fórum por disciplina Chat geral MODOS DE INTERACÇÃO: ALUNO / PROFESSOR E ALUNO / ALUNO 6. COMUNIDADE VIRTUAL DE SIG

46 E-Learning em C&SIG A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG A formação em ambientes de EADE depende essencialmente de cinco factores [Ryan et al 2000]: 1. Organização e gestão pedagógica (Professores) 2. Conteúdos e materiais dos cursos (Saber científico) 3. Motivação e empenhamento dos intervenientes no processo (Objectivos) 4. Acompanhamento tecnológico permanente (Ajuda e Sistema de interacção) 5. Avaliação dos alunos e dos cursos (Certificação).

47 E-Learning em C&SIG A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG Qualidade desempenha um papel importante no sistema educativo do ISEGI. 40 alunos de 5 países diferentes na 1ª edição. Taxa de resposta de 65% (questionários enviados por ). Objectivo foi avaliar o grau de satisfação dos alunos. O ISEGI avalia anualmente todos os seus docentes.

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52 E-Learning em C&SIG CONCLUSÕES Ensino ao longo da vida e e-learning são dois conceitos importantes para as universidades do século XXI. Estabelecimento de uma Comunidade Virtual de utilizadores de SIG. Resultados encorajadores com os questionários da 1ª e 2ª edição.

53 E-Learning em C&SIG CONCLUSÕES Certificação e transferibilidade correspondem às exigências da Sociedade da Informação. Estrutura de suporte e acompanhamento é fundamental. Não basta investir numa plataforma. A qualidade é a chave do sucesso.

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55 E-Learning em C&SIG 55 QUESTÕES ? OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO !


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