A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 DisNET Ser digital na UA A experiência de eLearning na Universidade de Aveiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 DisNET Ser digital na UA A experiência de eLearning na Universidade de Aveiro."— Transcrição da apresentação:

1 1 DisNET Ser digital na UA A experiência de eLearning na Universidade de Aveiro

2 2 DisNET EduNET EduNET DisNET DisNET2002

3 3 DisNET Objectivos Promoção e avaliação de novas metodologias e tecnologias Promoção e avaliação de novas metodologias e tecnologias Promover comunicação/interacção Explorar flexibilização temporal (ferramentas assíncronas) Simplificar o acesso aos docentes Estimular a produção e a melhoria de conteúdos de suporte à aprendizagem Adaptação à mudança de públicos-alvo Adaptação à mudança de públicos-alvo Diversificação de públicos-alvo Oferta de soluções diversificadas para públicos diversificados Adopção de metodologias de ensino a distância

4 4 DisNET EduNET Início em Outubro de 1998 Início em Outubro de 1998 Estudantes a tempo inteiro no campus Estudantes a tempo inteiro no campus Orientado para disciplinas semestrais Orientado para disciplinas semestrais Participação voluntária dos docentes Participação voluntária dos docentes Cada docente define a sua própria estratégia Cada docente define a sua própria estratégia Suporte total aos utilizadores: instalação, utilização, manutenção de todos recursos baseados na INternet Suporte total aos utilizadores: instalação, utilização, manutenção de todos recursos baseados na INternet Cursos de pós-graduação e Formação Especializada Cursos de pós-graduação e Formação Especializada Mestrado Desenvolvimento profissional Cursos de graduação/formação inicial Cursos de graduação/formação inicial Comunidades de aprendizagem distribuídas Comunidades de aprendizagem distribuídas Formação de professores

5 5 DisNET Disciplinas EduNET / / / /2002 1º Semestre2º Semestre Suporte total aos docentes

6 6 DisNET Contas (logins) EduNET / / / /2002 1º Semestre2º Semestre 4500~5000 estudantes

7 7 DisNET Estratégias EduNET Disponibilização de conteúdos (complemento de aulas presenciais) Disponibilização de conteúdos (complemento de aulas presenciais) Totalmente baseado na Internet (substituição de aulas presenciais) Totalmente baseado na Internet (substituição de aulas presenciais) Avaliação on-line Avaliação on-line Estudantes (questões e trabalhos) Avaliação de docentes e disciplinas (inquéritos) Tutoriais (materiais multimedia) Tutoriais (materiais multimedia) Portfólios digitais Portfólios digitais Grupos de discussão Grupos de discussão Simulação de ambientes reais de mercado Simulação de ambientes reais de mercado

8 8 DisNET Resultados EduNET Número crescente de docentes/estudantes/web sites Número crescente de docentes/estudantes/web sites Acesso crescente aos materiais disponibilizados Acesso crescente aos materiais disponibilizados Baixo nível de comunicação/interacção (docentes/estudantes) Baixo nível de comunicação/interacção (docentes/estudantes) Melhoria de resultados nos estudantes em tempo parcial Melhoria de resultados nos estudantes em tempo parcial Maior eficiência na avaliação de grandes números de estudantes Maior eficiência na avaliação de grandes números de estudantes Melhoria na qualidade dos conteúdos Melhoria na qualidade dos conteúdos Eficiência na actualização/difusão de conteúdos Eficiência na actualização/difusão de conteúdos

9 9 DisNET

10 10 DisNET CEMED – Centro de MM e de Ensino a Distância Suporte e formação Suporte e formação Consultoria em metodologias Tecnologias Gestão Gestão Servidores Utilizadores Conteúdos Avaliação e monitorização Avaliação e monitorização Promoção Promoção Consultoria externa Consultoria externa Parceria em projectos de I&D (ECIU, UFBa) Parceria em projectos de I&D (ECIU, UFBa) Recursos humanos: 2 full-time, 1 part-time Recursos humanos: 2 full-time, 1 part-time

11 11 DisNET Exportar a experiência do EduNET para as áreas da educação contínua e formação ao longo da vida Exportar a experiência do EduNET para as áreas da educação contínua e formação ao longo da vida Desenvolver experiência com modelos totalmente a distância baseados em Internet Desenvolver experiência com modelos totalmente a distância baseados em Internet Programa de formação em TICs lançado pela UNAVE em Abril de 1999 Programa de formação em TICs lançado pela UNAVE em Abril de 1999 Ausência de pré-requisitos Atitude orientada para o mercado Estrutura modular Duração: 1 mês ou 2 meses Duração: 1 mês ou 2 meses Certificação por módulo Certificação por módulo Certificado final de Técnico de Multimédia Interactiva dependente de exame presencial Certificado final de Técnico de Multimédia Interactiva dependente de exame presencial

12 12 DisNET Módulos disponíveis Introdução à Multimédia Introdução à Multimédia Introdução à Internet Introdução à Internet Programação com HTML Programação com HTML Programação com JavaScript Programação com JavaScript Programação com Java/J++ Programação com Java/J++ Web design/Macromedia Flash Web design/Macromedia Flash Desenho digital/Macromedia Freehand Desenho digital/Macromedia Freehand Fotografia Digital/Adobe Photoshop Fotografia Digital/Adobe Photoshop Edição Digital de Aúdio e Vídeo/Adobe Premiere Edição Digital de Aúdio e Vídeo/Adobe Premiere Guionismo Multimédia Guionismo Multimédia Interfaces Multimédia Interfaces Multimédia Autoria Multimédia/Macromedia Director Autoria Multimédia/Macromedia Director Modelação e Animação 3D/3D Studio Max Modelação e Animação 3D/3D Studio Max

13 13 DisNET Materiais de suporte à aprendizagem Livro(s) de referência Livro(s) de referência Fornecidos opcionalmente aos estudantes Materiais disponíveis no sítio web Materiais disponíveis no sítio web Guia de estudo Calendário Conteúdos/ficheiros adicionais Referências adicionais e web links Guia de utilização do WebCT

14 14 DisNET Resultados do programa Programa em funcionamento contínuo desde April 1999 Programa em funcionamento contínuo desde April 1999 Mais de 400 estudantes Mais de 400 estudantes Média de módulos/estudante >2 Média de módulos/estudante >2 Estudantes provenientes de todo Portugal, mas também dos países africanos de expressão Portuguesa, Brasil e das comunidades de emigrantes Estudantes provenientes de todo Portugal, mas também dos países africanos de expressão Portuguesa, Brasil e das comunidades de emigrantes Maior expressão de estudantes de regiões menos desenvolvidas Maior expressão de estudantes de regiões menos desenvolvidas Teve início em 4 Novembro 2002 uma edição especial para residentes na Madeira (em colaboração com a Secretaria Regional de Educação do Governo Regional da Madeira/NESI) Teve início em 4 Novembro 2002 uma edição especial para residentes na Madeira (em colaboração com a Secretaria Regional de Educação do Governo Regional da Madeira/NESI)

15 15 DisNET

16 16 DisNET DisNET Início em Outubro 2002 Início em Outubro 2002 Programa orientado para grau académico Programa orientado para grau académico Programa de modelo misto: presencial/não presencial Programa de modelo misto: presencial/não presencial Orientado para pós-graduações (Mestrado e Formação Especializada) Orientado para pós-graduações (Mestrado e Formação Especializada) Primeiro curso: Mestrado em Multimédia em Educação Primeiro curso: Mestrado em Multimédia em Educação Aceitação excepcionalmente boa: Aceitação excepcionalmente boa: quase 8 candidatos por vaga Edição especial para residentes na Madeira Expectativa de aumento da oferta em 2003/2004 Expectativa de aumento da oferta em 2003/2004 Expectativa de contribuir em mais de 20% para o total de estudantes em tempo completo da UA em Expectativa de contribuir em mais de 20% para o total de estudantes em tempo completo da UA em 2007.

17 17 DisNET Maiores dificuldades Aceitação do eLearning/aprendizagem suportada na Internet, como forma de aprendizagem de qualidade (nomeadamente no Ensino Superior) Aceitação do eLearning/aprendizagem suportada na Internet, como forma de aprendizagem de qualidade (nomeadamente no Ensino Superior) Adopção de novos paradigmas de ensino e aprendizagem Adopção de novos paradigmas de ensino e aprendizagem Descoberta e compreensão de novos modelos compatíveis com os novos paradigmas: Descoberta e compreensão de novos modelos compatíveis com os novos paradigmas: Novos papéis de docentes e estudantes Novos métodos de trabalho Novas estratégias de avaliação

18 18 DisNET Contactos Fernando Ramos | CEMED Universidade de Aveiro Aveiro


Carregar ppt "1 DisNET Ser digital na UA A experiência de eLearning na Universidade de Aveiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google