A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico Creatinina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico Creatinina."— Transcrição da apresentação:

1 Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico Creatinina

2 Produto da degradação da fosfocreatina (creatina fosforilada) no músculo. Ciclo da creatina: Proteínas ingeridas na dieta Produção de creatina fosfato pelo fígado Consumo da creatina fosfato pelos músculos para geração de energia Produção de creatinina Eliminação da creatinina pelos rins.

3 Clearence de creatinina é usado para avaliar a função renal; Clearence = Creatinina urinária x Volume urinário por minuto / Creatinina sérica; É mais sensível e possui especificidade maior do que a concentração da uréia sérica. A quantidade de creatinina presente no sangue é proporcional a gravidade da doença. Valor de referência: 0,7 - 1,5 mg/dL M: 0,5 a 1,0 mg/dL H: 0,7 a 1,2 mg/dL

4 Valores Aumentados Diminuição da função renal (pelo menos 50% de perda da função renal ); Desidratação e choque; Obstrução do trato urinário; Intoxicação com metanol; Doenças musculares (rabdomiólise, gigantismo, acromegalia, etc.).

5 Valores Diminuídos Debilitação; Gravidez; Massa muscular reduzida.

6 Insuficiência Renal Crônica Lesões renais lentas, irreversíveis e progressivas; Provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as suas funções; O rim pode perder 25%, 50% e até 75% das suas capacidades funcionais, sem causar maiores danos paciente. Se a perda for maior que 75%, passa a ser preciso de um tratamento que substitua a função dos rins.

7 Insuficiência Renal Crônica Principais Causas: Hipertensão ; Diabetes ; Rins policísticos ; Glomerulonefrites ; Infecções urinárias de repetição ; Cálculos renais de repetição.

8 Sinais e Sintomas Quadro inicial sem manifestações; Com o declínio da função renal começam a aparecer sinais, como: Hipertensão arterial; Edema periorbital (ao acordar) e de membros inferiores (fim do dia); Nictúria; Cansaço relacionado com anemia ( eritropoetina); Diagnóstico precoce através de exames laboratoriais.

9 Tratamento Inicialmente: diminuir proteínas, sal e alimentos que contenham fósforo; Remédios para reduzir a perda de albumina na urina a fim de preservar a função renal; Controle da PA; Muitas vezes, torna-se necessário o uso da diálise e/ou o transplante renal.

10 Referências creatinina.html funcao-renal-verificando-valores-normais-no-sangue/ m


Carregar ppt "Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico Creatinina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google