A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de sujeito. Para iniciar a conversa... Por qual motivo saber? MUITO SIMPLES! O estudo do sujeito norteará as relações de concordância verbal que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de sujeito. Para iniciar a conversa... Por qual motivo saber? MUITO SIMPLES! O estudo do sujeito norteará as relações de concordância verbal que."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de sujeito

2 Para iniciar a conversa...

3 Por qual motivo saber? MUITO SIMPLES! O estudo do sujeito norteará as relações de concordância verbal que existirão na redação. OBS.: Lembrando que concordância verbal nada mais é do que a relação de número (singular / plural) e pessoa (1ª / 2ª / 3ª) que o verbo estabelece com o seu sujeito.

4 Sujeito simples Basicamente, é aquele que apresenta apenas um único núcleo.

5 Sujeito composto Apresenta mais de um núcleo.

6 Geralmente, aparece na conclusão da redação... Quando os núcleos estão seguidos por palavra de valor resumitivo no singular (tudo, nada, ninguém...), o verbo fica, necessariamente, no singular. Ex.: Os jovens, os mais velhos, ninguém deve ficar de fora do debate a respeito das cotas...

7 Sujeito oculto Quando suprimido por elipse, subentendido, recuperável na desinência verbal ou no contexto da frase.

8 Como pode aparecer no ENEM? FIGURAS DE LINGUAGEM ELIPSE E, é claro, pode surgir alguma questão envolvendo as FUNÇÕES DA LINGUAGEM = APELATIVA OU CONATIVA.

9 Sujeito indeterminado Não pode ser identificado em função da flexão da forma verbal nem do contexto do enunciado.

10 Oração sem sujeito O sujeito inexistente ocorre em orações cujas formas verbais são marcadas pela impessoalidade (verbo flexionado na terceira pessoa do singular). Ex.: Fazem meses que não conversamos. (FORMA INCORRETA) Ex.: Faz meses que não conversamos. (FORMA CORRETA) Ex.: Haviam muitas pessoas na sala da prova. (FORMA INCORRETA) Ex.: Havia muitas pessoas na sala da prova. (FORMA CORRETA)


Carregar ppt "Tipos de sujeito. Para iniciar a conversa... Por qual motivo saber? MUITO SIMPLES! O estudo do sujeito norteará as relações de concordância verbal que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google