A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Frase é toda unidade linguística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Frase é toda unidade linguística."— Transcrição da apresentação:

1 Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Oração é a frase ou parte de frase constituída em torno de um verbo (ou locução verbal). Oração é a frase ou parte de frase constituída em torno de um verbo (ou locução verbal). Período é a frase constituída por oração ou orações. Pode ser simples ou composto. Período é a frase constituída por oração ou orações. Pode ser simples ou composto.

2 Sujeito é o termo (palavra ou conjunto de palavras) da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa; Sujeito é o termo (palavra ou conjunto de palavras) da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa; elemento com o qual o verbo estabelece concordância. elemento com o qual o verbo estabelece concordância. A péssima conservação das rodovias provoca muitos acidentes. A péssima conservação das rodovias provoca muitos acidentes. Foram punidos pela justiça os responsáveis pelo acidente. Foram punidos pela justiça os responsáveis pelo acidente. Um sol claro anunciava o horário de verão. Um sol claro anunciava o horário de verão. No escuro, a voz de um mentiroso se revela. Rubem Fonseca No escuro, a voz de um mentiroso se revela. Rubem Fonseca

3 Tipos de sujeito Simples Simples Ficaram velhas todas as notícias. Eu mesmo envelheci. (Carlos Drummond) Composto Composto Dentro da minha cabeça ainda giravam conversas e músicas da madrugada. (Rubem Braga) (Rubem Braga) Oculto Oculto O carro partiu. Ao dobrar a esquina, derrapou como os gangsters de filme. (Nélson Rodrigues) (Nélson Rodrigues)

4 Indeterminado Indeterminado 1- Verbo na 3ª pessoa do plural; 2- Verbo na 3ª pessoa do singular + se. Bateram à minha porta Fui abrir Não vi ninguém. (Manuel Bandeira) Precisou-se de novos professores.

5 Inexistente Inexistente 1- Verbo haver no sentido de existir, acontecer, ocorrer; 2- Verbos ser, estar, fazer e haver no sentido de tempo; 3- Verbo ser indicando tempo ou distância; 4- Verbos indicativos de fenômeno da natureza; 5- Com as expressões passar de (tempo), chegar de, bastar de.

6 Nunca houve cometa igual,assim terrível,desdenhoso e belo (Drummond) Nunca houve cometa igual,assim terrível,desdenhoso e belo (Drummond) Logo haverá remédios para esta doença. Já faz vários anos que o prédio está fechado. Nesta região do país faz pouco calor. Daqui a Manaus são dois mil quilômetros. Hoje é 16 de novembro.

7 Era verão; as praias estavam coloridas, cheias de gente. Ontem choveu muito em todos os estados da região sudeste. Está fazendo 32ºC à sombra. Passava de meia noite. Chega de grito, menino! Basta de preocupação com as dívidas.

8 Linguagem culta e coloquial Tem petróleo na Amazônia.(coloquial) Tem petróleo na Amazônia.(coloquial) Há petróleo na Amazônia.(culta) Há petróleo na Amazônia.(culta) Existe petróleo na Amazônia.(culta) Existe petróleo na Amazônia.(culta) A Amazônia tem petróleo.(culta) A Amazônia tem petróleo.(culta)

9 Análise de sujeito Por que a palavra jogador não pode ser Por que a palavra jogador não pode ser o sujeito da oração? o sujeito da oração? Qual palavra funciona como sujeito da Qual palavra funciona como sujeito da segunda oração e a que classe segunda oração e a que classe gramatical pertence? gramatical pertence? Os torcedores criticaram o jogador que abandonou a seleção. Os torcedores criticaram o jogador que abandonou a seleção.

10 Tipos de Predicado Verbal – verbos significativos: intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto. Verbal – verbos significativos: intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto. Nominal – verbos de ligação: ser, estar, permanecer, parecer, andar, continuar, ficar, Nominal – verbos de ligação: ser, estar, permanecer, parecer, andar, continuar, ficar, virar, tornar, transformar. virar, tornar, transformar. Verbo-nominal Verbo-nominal

11 Predicação verbal Depois do almoço, o tempo virou. Depois do almoço, o tempo virou. O trabalho desapareceu. O trabalho desapareceu. Os jornais publicaram esta notícia. Os jornais publicaram esta notícia. Muitas pessoas viram o acidente. Muitas pessoas viram o acidente. Jamais discordei de você. Jamais discordei de você. Nós confiamos em Deus. Nós confiamos em Deus. O ministro contou toda a verdade para a imprensa. O ministro contou toda a verdade para a imprensa. O diretor enviou o bilhete aos pais. O diretor enviou o bilhete aos pais.

12 Predicação verbal O silêncio da capela era reconfortante. O silêncio da capela era reconfortante. Do avião, o enorme rio parecia uma cicatriz na selva. Do avião, o enorme rio parecia uma cicatriz na selva. A situação permanecia indefinida. A situação permanecia indefinida. O famoso piloto virou herói nacional. O famoso piloto virou herói nacional. A seleção foi vitoriosa. A seleção foi vitoriosa. Os cidadãos estão atentos. Os cidadãos estão atentos.

13 Predicação verbal Os manifestantes invadiram furiosos os escritórios da empresa. Os manifestantes invadiram furiosos os escritórios da empresa. Os turistas chegaram cansados da viagem. Os turistas chegaram cansados da viagem. O tribunal julgou culpado o réu. O tribunal julgou culpado o réu. Os críticos consideram ruim este filme. Os críticos consideram ruim este filme. A professora agradeceu os aplausos emocionada. A professora agradeceu os aplausos emocionada.

14 Predicação verbal Os médicos recomendam que os idosos andem diariamente. Os médicos recomendam que os idosos andem diariamente. João costuma fazer longas caminhadas; João costuma fazer longas caminhadas; às vezes anda dez quilômetros. Seus tios andam muitos tristes, porque você não os visita mais. Seus tios andam muitos tristes, porque você não os visita mais. O vendaval foi tão forte que virou vários carros. O vendaval foi tão forte que virou vários carros. Aquele político corrupto virou prefeito novamente. Aquele político corrupto virou prefeito novamente. De manhã o dia estava lindo, mas depois do almoço o tempo virou. De manhã o dia estava lindo, mas depois do almoço o tempo virou.


Carregar ppt "Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Frase é toda unidade linguística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google