A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Oração é a frase ou parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Oração é a frase ou parte."— Transcrição da apresentação:

1 Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Oração é a frase ou parte de frase constituída em torno de um verbo (ou locução verbal). Período é a frase constituída por oração ou orações. Pode ser simples ou composto.

2 elemento com o qual o verbo estabelece concordância.
Sujeito é o termo (palavra ou conjunto de palavras) da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa; elemento com o qual o verbo estabelece concordância. A péssima conservação das rodovias provoca muitos acidentes. Foram punidos pela justiça os responsáveis pelo acidente. Um sol claro anunciava o horário de verão. “No escuro, a voz de um mentiroso se revela.” Rubem Fonseca

3 Tipos de sujeito Simples “Ficaram velhas todas as notícias.
Eu mesmo envelheci.” (Carlos Drummond) Composto “Dentro da minha cabeça ainda giravam conversas e músicas da madrugada.” (Rubem Braga) Oculto “O carro partiu. Ao dobrar a esquina, derrapou como os gangsters de filme.” (Nélson Rodrigues)

4 Indeterminado 1- Verbo na 3ª pessoa do plural; 2- Verbo na 3ª pessoa do singular + se. “Bateram à minha porta Fui abrir Não vi ninguém.” (Manuel Bandeira) Precisou-se de novos professores.

5 Inexistente 1- Verbo haver no sentido de existir, acontecer, ocorrer; 2- Verbos ser, estar, fazer e haver no sentido de tempo; 3- Verbo ser indicando tempo ou distância; 4- Verbos indicativos de fenômeno da natureza; 5- Com as expressões passar de (tempo), chegar de, bastar de.

6 “Nunca houve cometa igual,assim terrível,desdenhoso e belo” (Drummond)
Logo haverá remédios para esta doença. Já faz vários anos que o prédio está fechado. Nesta região do país faz pouco calor. Daqui a Manaus são dois mil quilômetros. Hoje é 16 de novembro.

7 Era verão; as praias estavam coloridas,
cheias de gente. Ontem choveu muito em todos os estados da região sudeste. Está fazendo 32ºC à sombra. Passava de meia noite. Chega de grito, menino! Basta de preocupação com as dívidas.

8 Linguagem culta e coloquial
Tem petróleo na Amazônia.(coloquial) Há petróleo na Amazônia.(culta) Existe petróleo na Amazônia.(culta) A Amazônia tem petróleo.(culta)

9 Análise de sujeito Por que a palavra jogador não pode ser
o sujeito da oração? Qual palavra funciona como sujeito da segunda oração e a que classe gramatical pertence? Os torcedores criticaram o jogador que abandonou a seleção.

10 Tipos de Predicado Verbal – verbos significativos: intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto. Nominal – verbos de ligação: ser, estar, permanecer, parecer, andar, continuar, ficar, virar, tornar, transformar. Verbo-nominal

11 Predicação verbal Depois do almoço, o tempo virou.
O trabalho desapareceu. Os jornais publicaram esta notícia. Muitas pessoas viram o acidente. Jamais discordei de você. Nós confiamos em Deus. O ministro contou toda a verdade para a imprensa. O diretor enviou o bilhete aos pais.

12 Predicação verbal O silêncio da capela era reconfortante.
Do avião, o enorme rio parecia uma cicatriz na selva. A situação permanecia indefinida. O famoso piloto virou herói nacional. A seleção foi vitoriosa. Os cidadãos estão atentos.

13 Predicação verbal Os manifestantes invadiram furiosos os escritórios da empresa. Os turistas chegaram cansados da viagem. O tribunal julgou culpado o réu. Os críticos consideram ruim este filme. A professora agradeceu os aplausos emocionada.

14 Predicação verbal Os médicos recomendam que os idosos andem diariamente. João costuma fazer longas caminhadas; às vezes anda dez quilômetros. Seus tios andam muitos tristes, porque você não os visita mais. O vendaval foi tão forte que virou vários carros. Aquele político corrupto virou prefeito novamente. De manhã o dia estava lindo, mas depois do almoço o tempo virou.


Carregar ppt "Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Oração é a frase ou parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google