A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 3ª Série POP ART / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 3ª Série POP ART / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 3ª Série POP ART / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES

2 ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações ONDE E QUANDO? A partir do fim dos anos 50, simultaneamente, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

3 CONTEXTUALIZAÇÃO O Pop reflete o estilo de vida que se desenvolveu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos cresceram e se tornaram potência industrial, conduzindo a sociedade a um ritmo desenfreado de consumo, difundindo a noção do sucesso ligado diretamente aos bens materiais. No seio dessa sociedade cresce a cultura de massa, matéria-prima da Arte Pop. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

4 CONTEXTUALIZAÇÃO Uma das primeiras imagens relacionadas ao Pop é a colagem de 1956 de Richard Hamilton “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes”, feita para a exposição “This is Tomorrow”, organizada pelo Independent Group, da Inglaterra. Nela, celebridades e objetos da vida moderna transportam o American Way of Life para a obra de arte. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

5 CONTEXTUALIZAÇÃO Os artistas norte-americanos também têm como referência as colagens tridimensionais de Robert Rauschenberg e as imagens planas e emblemáticas de Jasper Johns, que inicia o uso de objetos e imagens do cotidiano em obras. Precursores dessa atenção especial dada a objetos comuns são também os dadaístas e os surrealistas. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

6 CONTEXTUALIZAÇÃO Os integrantes da “pop art” conseguiram chamar a atenção do grande público ao se inspirar em elementos que em tese não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos. Grandes estrelas do cinema, revistas em quadrinhos, automóveis modernos, aparelhos eletrônicos ou produtos enlatados foram desconstruídos para que as impressões e ideias desses artistas assinalassem o poder de reprodução e a efemeridade daquilo que é oferecido pela era industrial. (1)(1) ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

7 IDEOLOGIA A Pop Art tenta aproximar as chamadas “alta cultura” e “baixa cultura”, apropriando-se de elementos da cultura de massa com a intenção de resgatar a função da arte como participante do dia a dia das pessoas, tentando dar significado à vida da maioria. (2)(2) ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

8 IDEOLOGIA Em 1957, Richard Hamilton descreveria essa arte como “popular, transitória, consumível, de baixo custo, produzida em massa, jovem, espirituosa, sexy, chamativa, glamorosa e um grande negócio”, afirmando a cultura comercial como sua matéria - prima, inesgotável, ao contrário do Dadaísmo, que a considera um mal a ser combatido. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

9 CARACTERÍSTICAS Arte com apelo popular que se comunica diretamente com o público, representando o retorno de uma arte figurativa, em oposição ao Expressionismo que dominava a cena estética desde o final da Segunda Guerra. Incorpora signos e símbolos da cultura de massa suburbana e industrial, como o cinema, a publicidade, as histórias em quadrinhos, a televisão e o design, recusando-se a separar arte e vida. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

10 CARACTERÍSTICAS Utiliza-se de desenhos simplificados e cores saturadas através de técnicas comerciais de reprodução, como o silkscreen, e de materiais industriais, cujo uso intenciona afastar os vestígios do gesto artístico clássico. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

11 CARACTERÍSTICAS Andy Warhol enfatiza, com a repetição de imagens de celebridades como Marilyn Monroe, Mao Tse-tung, Che Guevara ou Elvis Presley, o desgaste que a mídia propicia a elas e a paradoxal ideia de anonimato. (2) (2) ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

12 CARACTERÍSTICAS Já Lichtenstein parece pretender demonstrar, ao extrair fragmentos de histórias em quadrinhos e reproduzi-los manualmente, o caráter efêmero dos interesses e do consumo na sociedade moderna industrializada e os valores que essa sociedade recebe e forma a partir deles. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

13 CARACTERÍSTICAS Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Goma, espuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento. (3)(3) ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

14 PRINCIPAIS NOMES Andy Warhol (1928 – 1987); Peter Blake (1932); Wayne Thiebaud (1920); Roy Lichtenstein (1923 – 1997); Jasper Johns (1930); Claes Oldenburg (1929); Tom Wesselmann (1931 – 2004); Alex Katz (1927); Robert Rauschenberg (1925); Wesley Duke Lee ( ). ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

15 MANIFESTAÇÕES (Pintura) Andy Warhol ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: COM, Andy Warhol /

16 ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações MANIFESTAÇÕES (Grafismo) Andy Warhol Imagem: Campbell's soup can(onion), Andy Warhol /

17 MANIFESTAÇÕES (Colagem) Tom Wesselmann ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: Still life, Tom Wesselmann/

18 MANIFESTAÇÕES (Pintura) Alex Katz ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações imagem: Ada and Luisa, Alex Katz /

19 MANIFESTAÇÕES (Pintura) Roy Lichtenstein ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: Forget it, forget me ( 1962) Roy Lichtenstein /

20 MANIFESTAÇÕES (Pintura e colagem) Jasper Johns ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: Flag above white, Jasper Johns /

21 MANIFESTAÇÕES (Colagem) Richard Hamilton ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: Just what makes today’s homes so different, so appealing? (1956) Richard Hamilton /

22 MANIFESTAÇÕES (Pintura e colagem) Richard Hamilton. ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: Interior (1964) Richard Hamilton /

23 MANIFESTAÇÕES (Pintura) Tom Wesselmann ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: great american nude, Tom Wesselmann /

24 MANIFESTAÇÕES (pintura) Andy Warhol ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: A cat named Sam, Andy Warhol /

25 MANIFESTAÇÕES (Pintura) Andy Warhol ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações Imagem: Ingrid Bergman with hat / Andy Warhol /

26 REFERÊNCIAS movimentos-artisticos.html Pop art. In: Acessado em: 22 de Novembro de Art pop. In: http//oseculoprodigioso.blogspot.com. Acessado em: 22 de Novembro de ARTE, 3º ANO 6. Pop art / características e manifestações

27 Tabela de Imagens SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 15COM, Andy Warhol / warhol/com warhol/com 09/05/ Campbell's soup can(onion), Andy Warhol / warhol/campbell-s-soup-can-onion warhol/campbell-s-soup-can-onion 09/05/ Still life, Tom Wesselmann/ wesselmann/still-life wesselmann/still-life 09/05/ Ada and Luisa, Alex Katz / and-luisa and-luisa 09/05/ Forget it, forget me ( 1962) Roy Lichtenstein / lichtenstein/forget-it-forget-me lichtenstein/forget-it-forget-me /05/ Flag above white, Jasper Johns / johns/flag-above-white johns/flag-above-white 09/05/2012

28 Tabela de Imagens SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 21Just what makes today’s homes so different, so appealing? (1956) Richard Hamilton / hamilton/http-en-wikipedia-org-wiki-file- hamilton-appealing2-jpg hamilton/http-en-wikipedia-org-wiki-file- hamilton-appealing2-jpg /05/ Interior (1964) Richard Hamilton / hamilton/interior hamilton/interior /05/ great american nude, Tom Wesselmann / wesselmann/not-detected wesselmann/not-detected /05/ A cat named Sam, Andy Warhol / warhol/a-cat-named-sam warhol/a-cat-named-sam 09/05/ Ingrid Bergman with hat / Andy Warhol / warhol/ingrid-bergman-with-hat#close warhol/ingrid-bergman-with-hat#close 09/05/2012


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 3ª Série POP ART / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google