A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Literatura Engajada. Participou indiretamente da Inconfidência Mineira, criticando o governo da época de Minas Gerais, que posteriormente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Literatura Engajada. Participou indiretamente da Inconfidência Mineira, criticando o governo da época de Minas Gerais, que posteriormente."— Transcrição da apresentação:

1 TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Literatura Engajada

2 Participou indiretamente da Inconfidência Mineira, criticando o governo da época de Minas Gerais, que posteriormente tornou-se independente de Portugal.

3 LITERATURA ENGAJADA A literatura engajada tem compromisso ideológico (ou político). O autor não está preocupado somente com a literatura como arte. Na realidade, está preocupada em defender uma ideologia politico-social, em detrimento de outra.

4 PRINCIPAIS OBRAS Na mesma época em que escreveu Cartas Chilenas (1787 e 1788), conheceu Doroteia de Seixas, sua famosa musa Marília. Daí sua principal obra Marília de Dirceu, que foi publicada em Lisboa.

5 CARTAS CHILENAS Circularam em Vila Rica, MG (atualmente Ouro Preto), em 1787 e 1788 – vésperas da Inconfidência Mineira. Escritas sob o pseudômino de Critilo (que era Tomás Antônio Gonzaga) enviadas a Doroteu (pseudômino para Cláudio Manuel da Costa). Eram versos escritos em decassílabos, mas com a estrutura de cartas. No total foram 13 cartas.

6 O personagem Fanfarrão Minésio seria o governador da época, Luís da Cunha Menezes. Seu governo era satirizado e criticado nas cartas, em relação à tirania, ao desrespeito às leis e ao abuso de pode. Para o autor, o governador atacava o equilíbrio natural da sociedade.

7 O governador era criticado como pessoa, e não como constituição. Além de satirizar, as cartas mostram uma imagem dos costumes da época e como já havia corrupção nos governo desde então. Da 7ª à 13ª carta obtêm-se apenas fragmentos. Nas cartas, Espanha seria Portugal; Madrid seria Lisboa; Salamanca seria Coimbra; Chile seria Minas Gerais; e Santiago seria Vila Rica.

8 O autor das cartas permaneceu anônimo até Antes de confirmado, pensou-se em Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa.

9 CARTA 1 - FRAGMENTOS Uma velha madrasta me persiga Uma mulher zelosa me atormente E tenha um bando de gatunos filhos, Que um chavo não me deixem, se este chefe Não fez ainda mais do que eu refiro. Não cuides, Doroteu, que vou contar-te Por verdadeira história uma novela Da classe ds patranhas, que nos contam Verbosos nevegantes, que já deram Ao globo deste mundo volta inteira.

10 BIBLIOGRAFIA Literatura Brasileira – William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães – Atual Editora Literatura Brasileira – Faraco e Moura – Editora Ática

11 GRUPO Grupo 2 Carolina Paiva – nº 07 Isabela Cezar – nº 18 Letícia Rocha – nº 27 Rita Augusta – nº 42 Lavínia Prota – nº 46 Turma 101 Profª. Mariana Barata


Carregar ppt "TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Literatura Engajada. Participou indiretamente da Inconfidência Mineira, criticando o governo da época de Minas Gerais, que posteriormente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google