A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia ENERGIA SOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia ENERGIA SOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima."— Transcrição da apresentação:

1 6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia ENERGIA SOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia

2 2 APLICAÇÕES DAS VÁRIAS TECNOLOGIAS continuação

3 3 Housing Area of Amersfoort - Netherlands – 1MW – 500 houses 4,05h/dia

4 4

5 5

6 6 Usina Gemasolar no sul da Espanha entre as cidades de Sevilha e Córdoba tecnologia que acumula energia e produz eletricidade mesmo em dias chuvosos e à noite. a torre iluminada com painéis solares de 120 metros quadrados os painéis refletem a luz do sol sobre a torre e transmitem energia equivalente a mil vezes a que recebemos em terra. funcionar 24 horas por dia a energia gerada é armazenada em um recipiente de sais dissolvidos, com temperatura superior a 500 graus. Estes sais são usados posteriormente para produzir vapor e assim acionar uma turbina que gera eletricidade. 19,9 MW

7 7 concentradores solares

8 8 Sistema solar de geração de eletricidade (geração de vapor diretamente nos coletores) Fonte: DGS, 2005

9 9 709MW Imperial Valley Solar Project e 663.5MW Calico Solar Project MOTOR STIRLING - California Sistema parabólico registra nova recorde mundial na conversão de energia solar em eletricidade, alcançando 31,25% de rendimento.

10 10 CURIOSIDADE: Motor Stirling Os pratos solares geram eletricidade focalizando os raios solares em um receptor, que transmite o calor para um motor Stirling. O motor consiste em um sistema selado cheio de hidrogênio. À medida em que o gás aquece e resfria sua pressão aumenta e diminui. A mudança na pressão movimenta os pistões no interior do motor, produzindo energia mecânica que, por sua vez, faz girar um gerador que produz a eletricidade.

11 11 ENERGIA SOLAR TÉRMICA (AQUECIMENTO DE ÁGUA, REFRIGERAÇÃO)

12 12 Sistema de Aquecimento usando o Sistema Termosifão Sistema Comercial de Aquecimento - BH

13 13

14 14 energia solar é renovável, não poluente, além de contribuir para a preservação do meio ambiente; proporciona economia e conforto ao usuário; valoriza o imóvel; custo de instalação está reduzindo com os anos; possui baixo custo de manutenção; é um bem durável: possui vida útil de até 20 anos; redução do consumo de energia elétrica na substituição do chuveiro elétrico; grande potencial no Brasil que se encontra em uma região entre os trópicos e próximo à linha do Equador, privilegiando-se das elevadas temperaturas praticamente todo o ano. VANTAGENS DO SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR NO BRASIL


Carregar ppt "6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia ENERGIA SOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google