A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes."— Transcrição da apresentação:

1 Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes ii campina grande, 02 de dezembro de 2008

2 VISÃO GERAL O crescente aumento do preço do barril do petróleo é apenas uma das razões para a necessidade de utilização de energias alternativas. Petróleo e seus derivados são grandes poluidores, as principais áreas produtoras estão localizadas em países potencialmente conturbados e as jazidas do planeta são finitas, embora não se saiba quando o óleo deixará de jorrar das profundezas da Terra. Um dos grandes desafios dos pesquisadores é desenvolver produtos capazes de substituir os combustíveis atuais. O Brasil tem sua parcela de contribuição.

3 PRINCIPAIS COMBUSTÍVEIS
GASOLINA ÁLCOOL BIODIESEL ELÉTRICO HIDROGÊNIO SOLAR GNV HÍBRIDO FLEX

4 GASOLINA A gasolina é um composto constituído por hidrocarbonetos e produtos oxigenados, é obtida a partir do petróleo. Vem tendo um constante aumento no preço decorrente da escassez do petróleo. VANTAGEM: a maioria dos automóveis e postos são preparadas para receber esse combustível. DESVANTAGEM: preço, não é renovável, grande poluidor. Sua queima, completa resulta em dióxido de carbono CO2 + H2O.

5 ÁLCOOL É obtido a partir da cana de açúcar.
VANTAGENS: menor dependência de combustíveis fósseis, menor emissão de poluentes, maior geração de empregos, sobretudo no campo, os subprodutos da cana são utilizados no próprio ciclo produtor de álcool, como fonte de energia elétrica obtida pela queima do bagaço, e como fertilizante da terra utilizada no plantio, através do chamado vinhoto, tornando uma usina de álcool auto-dependente. DESVANTAGENS: o preço e disponibilidade do álcool variam de acordo com o interesse dos usineiros, pois eles decidem se vão produzir álcool ou açúcar de acordo com o preço internacional de cada produto, más condições de trabalho aos chamados cortadores de cana, as queimadas provocadas na pré-colheita da cana, que por força de lei e pela maior eficiência da colheita mecanizada sem queima serão em breve eliminadas.

6 Queimada da cana de açúcar.
Primeiro carro movido a álcool.

7 BIODIESEL Surgiu na década de 70 na Inglaterra (óleo de amêndoas).
É uma mistura de óleo de origem vegetal em pequena quantidade e diesel do petróleo. VANTAGENS: não deriva totalmente do petróleo, menos poluente, não contribui de forma permanente para o aumento da concentração de CO2, faz parte de um projeto social.

8

9 ELETRICIDADE Pode seguir a fórmula clássica de híbrido (gasolina+ eletricidade) ou pode ser apenas elétrico. Utiliza baterias que tem um período de autonomia e podem ser recarregadas. Pós: ruído, economia. Contras: preço, autonomia, peso das baterias.

10

11 HIDROGÊNIO O hidrogênio é o mais simples e mais comum elemento do universo. Possui a maior quantidade de energia por unidade de massa que qualquer outro combustível conhecido BTU - British Thermal Units Produção; em escala industrial é pelo processo de reforma de vapor, outro modo de produzir hidrogênio é por eletrólise. Pós: 100% limpo, abundante no planeta, não existe barulho no motor. Contra: custo com a produção, e estocagem.

12

13 GÁS NATURAL (GNV) É um combustível disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como alternativa à gasolina e ao álcool. O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos do propano e do butano. Pós: menos poluente que gasolina e álcool, preço em conta, danifica menos o motor e seus componentes. Contra: armazenamento, é derivado do petróleo, reduz a potencia dos motores.

14 SOLAR Utiliza painéis de absorção de energia solar no teto do veículo semelhante ao usado em casas. A energia é armazenada por uma bateria recarregável de íons lítio (igual ao de um ipod, só que mais potente. 28% da luz é transformada em energia elétrica. A energia solar pode variar dependendo da região do planeta.

15

16 HÍBRIDO Um automóvel híbrido é um automóvel que utiliza mais de um motor, sendo que cada um utiliza um tipo de energia para seu funcionamento. Como exemplo, tem-se um automóvel que combine motor a explosão e motor elétrico: um utiliza energia proveniente da queima de combustível e o segundo utiliza energia elétrica. Este é o modelo mais difundido. Embora o automóvel híbrido polua menos do que os automóveis somente com motor a explosão, seus custos são altos se comparados à diferença de emissão de poluentes. Por enquanto, apenas automóveis caros dispõem dessa tecnologia.

17

18 CONVERSOR CATALÍTICO Um Conversor Catalítico é um dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape de um motor de combustão interna. Introduzido nos EUA a partir de 1975 de forma a que fosse comprida a Legislação exigida pela EPA sobre emissões de gases nocivo.

19 MOTOCICLETAS Automóveis podem transportar mais pessoas que uma motocicleta e poluem muito menos. Atualmente, as emissões de gases das motocicletas novas são sete vezes maiores do que as emitidas pelos carros zero quilômetro.

20 www2.itaipu.gov.br/ve


Carregar ppt "Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google