A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação Profª. Ms. Daniela Benaion Barroso Parte I – Assuntos 1 e 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação Profª. Ms. Daniela Benaion Barroso Parte I – Assuntos 1 e 2."— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação Profª. Ms. Daniela Benaion Barroso Parte I – Assuntos 1 e 2

2 Assunto 1: A Célula OBS: Este assunto será revisto por ser item básico na 7ª série, justificando a necessidade de conhecê-lo com segurança.

3 Histórico da citologia (estudo da célula) Robert Hooke – analisando ao microscópio ficas fatias de cortiça (um tipo de casca de árvore), visualizou microscópicas cavidades, caixinhas ocas, que denominou cella que em latim quer dizer pequeno compartimento, formando depois a palavra cellulaque hoje conhecemos como CÉLULA. Imagem vista por Hooke

4 A Teoria celular Schleiden e Schwann, após estudarem vários tipos de plantas e animais propuseram esta teoria que dizia que TODOS OS SERES VIVOS SÃO CONSTITUÍDOS POR CÉLULAS

5 Estrutura das Células Tipos de célula Procarionte (possui membrana plasmática, citoplasma e DNA espalhado no citoplasma. Eucarionte ( possui membrana plasmática, citoplasma e núcleo protegido pela carioteca onde fica o DNA)

6 Tipos de células eucariontes Célula animal Célula vegetal

7 Assunto 2: Características dos Seres Vivos Metabolismo: conjunto de reações químicas que mantém um organismo vivo.

8 Nutrição Processo pelo qual os organismos obtém energia para realizar seu metabolismo Os organismos que obtém seu próprio alimento são chamados de AUTÓTROFOS e os que não produzem seu próprio alimento são os HETERÓTROFOS.

9 Respiração É a troca de gases entre o organismo vivo e o ambiente. Os seres vivos que utilizam o gás oxigênio na respiração são chamados de AERÓBIOS (maioria dos seres vivos) e os que não utilizam, são chamados de ANAERÓBIOS (alguns fungos e algumas bactérias). Leveduras – fungos unicelulares

10 Sensibilidade, reação e movimento Capacidade de perceber estímulos e reagir a eles. O movimento também é uma característica dos seres vivos.

11 Adaptação Características desenvolvidas ao longo da evolução e que permitem aos organismos sobreviver e se reproduzir em determinadas condições ambientais Ex: nadadeiras para ambientes aquáticos. Asas para o voo Capacidade de dormência de algumas sementes.

12 Reprodução Capacidade de gerar seres e perpetuar a espécie. Pode ser SEXUADA, quando envolver a participação de dois indivíduos para que haja a FECUNDAÇÃO, originando um embrião.

13 Os embriões podem se desenvolver Dentro do corpo da mãe – esses são chamados VIVÍPAROS. Fora do corpo da mãe – em ovos. Esses são chamados OVÍPAROS.

14 Reprodução A reprodução pode também ser ASSEXUADA quando não envolve a união de células reprodutoras. Pode ser por Divisão binária (um ser unicelular origina dois iguais) Fragmentação (quando um pedaço que se parte origina outro ser) Multiplicação vegetativa (folha ou galho origina nova planta) Gemulação (formação de brotos ou gêmulas) Esporulação (formação de esporos)

15 Reprodução assexuada Divisão binária fragmentação Multiplicação vegetativa Gemulação ou brotamento esporulação


Carregar ppt "CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação Profª. Ms. Daniela Benaion Barroso Parte I – Assuntos 1 e 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google