A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha

2 Componentes: ândrea Paim, Camila Soares, Daliza Ribeiro e Verônica Saldanha. Turma:1ºD Curso: Técnico em Agropecuária data:10/06/2011

3 INTRODUÇÃO: Regras saltos e arremessos.
Regras saltos (distância e altura/vara).

4 Salto em Distância O Salto em Distância há muito tempo faz parte das competições esportivas. Cada atleta tem direito a seis tentativas para atingir sua melhor marca. Uma tentativa é considerada válida quando o competidor inicia o movimento do salto dando o último passo antes da linha que limita a área de corrida. Caso o atleta dê seu último toque no solo antes do salto após a linha-limite, esse salto será invalidado. Outras causas de invalidação de um salto: caso o atleta toque, com qualquer parte do corpo, a área posterior à linha de medição localizada na barra de impulsão; toque o lado da tábua de impulsão; toque o solo fora da caixa de areia no momento em que cair; caminhe pela caixa de areia após o salto; dê um salto mortal.

5 Salto inválido quando o pé deixa uma marca na região à frente da permitida na pista de salto.

6 O atleta acelera pela pista, alcançando máxima velocidade antes da região do salto.
Se impulsiona com um pé com os braços para cima para alcançar a altura. Coloca o corpo estendido para manter o equilíbrio e preparar a aterrisagem.

7

8 Salto em Altura O salto em altura é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura. O primeiro evento de salto em altura foi registrado na Escócia, no século XIX, com a fasquia colocada até 1,68 m. A prova faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Atenas em 1896. A altura mínima a saltar é determinada pelos organizadores e juízes de uma competição oficial. Os atletas escolhem a altura a qual desejam começar. E os atletas saltam por turnos e têm três chances de superar essa marca sem derrubar a partida. Após um primeiro salto bem sucedido, são os próprios atletas que decidem que altura vão saltar de seguida. À medida que o atleta vai conseguindo superar as marcas sem derrubar a fasquía, a altura sobe tipicamente em incrementos de 3 a 5cm. Quem falha após três tentativas é eliminado.

9 O salto é declarado nulo se a fasquia cair
O salto é declarado nulo se a fasquia cair. Os atletas podem, no entanto, tocar a fasquia num salto válido, desde que esta não caia do seu suporte.Tendo apenas três tentativas, o atleta pode correr para saltar e pode decidir não saltar, a partir daí conta-se 1 minuto para outra tentativa. Se o tempo acabar é considerado um salto nulo

10

11 A fasquia é uma barra de fibra de vidro ou alumínio, de peso determinado e com cerca de quatro metros de comprimento. A secção da barra é normalmente circular, mas pode também ser quadrada ou triangular. A fasquia é suportada por dois postes verticais. Por detrás da fasquia encontra-se uma zona de queda, revestida de um material que ampara a queda do saltador. O saltador pode fazer uma corrida de balanço, normalmente cerca de 20 metros, até à fasquia.

12

13 Salto com Vara Salto com vara é um evento atlético onde os competidores usam uma vara longa e flexível para alçar altura, e passar por cima de uma barra,as varas eram feitas de bambu ou madeira e, posteriormente, passaram a ser feitas de alumínio, atualmente as varas são feitas de fibra de carbono ou de fibra de vidro. Estas mudanças geraram diminuição do peso da vara e maior flexibilidade.

14 A pista oficial no salto com vara deve medir no mínimo 45m
A pista oficial no salto com vara deve medir no mínimo 45m. O atleta deve saltar sobre um travessão - a fasquia ou sarrafo - apoiado em duas traves verticais. São permitidas um máximo de três tentativas para cada altura escolhida pelo atleta, o qual pode se recusar a saltar sob determinadas alturas com o intuito de alcançar mais rapidamente marcas maiores. Contam como faltas a queda do sarrafo, tanto pelo corpo do atleta quanto pela vara, e a mudança da posição das mãos após a vara ser fincada na caixa de apoio. Três faltas seguidas acabam com a prova.

15

16

17

18 Bíbliografia lto-em-distancia.html

19 Conclusão Concluímos que os salto de distância e altura com vara são muito importantes. E o atleta precisa ter um conhecimento sobre essas modalidades, pois pode se “machucar” ao fazer algum movimento inadequado conforme seu salto.


Carregar ppt "TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google