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Prof. Edson-20121 DISCIPLINA SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P) Prof. Edson.

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1 Prof. Edson-20121 DISCIPLINA SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P) Prof. Edson

2 Prof. Edson-20122 Nesta disciplina vamos estudar: - Eletricidade, Eletromagnetismos e Máquinas Elétricas; (1ª Bim.) - Sistemas elétricos gerais de um veículo; - Carga de baterias e baterias; - Alternadores e reguladores; - Sistemas elétricos de partida e de ignição; - Iluminação, fiação, fusíveis, esquemas. Aulas: Semanal: 8 (Hora-Aula:4, e atividades autônomas: 6); Semestral: 144; Carga horária: 120 h

3 Prof. Edson-20123 Bibliografia para o 2 o bimestre: (*São os materiais básicos e o restante é complementar) *Manual de Tecnologia Automotiva Bosch 25a Ed. *Apostila Técnica de Alternadores Bosch (Disponibilizado). *Apostila Técnica de Motores de Partida Bosch (Disponibilizado) * Handbook of batteries, David Linden e Thomas Reddy, McGraw Hill 30 Ed. 2002 *Materiais Disponibilizados pelo Prof. no sitio da disciplina Automotive Electrics and Automotive Electronic – Completely Revised and Extended, Bosch Handbooks, Robert Bosch, 2007, Ed. Wiley. *Valve Regulated Lead Acid Battery, D. J.A. Rand et al., Elsevier 2004. *Introdução à Análise de Circuitos, Robert Boylestad, 10 ed. Prentice Hall.

4 Prof. Edson-20124 Objetivos Específicos da Aula: - Alternadores (Bosch 25 ed. Pág. 974 - 983, Boylestad Cap. 22) - Manual de Alternadores Bosch - Datasheet MC33099 - Datasheet L9407F

5 Prof. Edson - 20125 Sistemas em Corrente Alternada Os alternadores substituíram os dínamos na operação de fornecimento de energia elétrica para os sistemas automotivos e para a carga da bateria. Os alternadores são mais eficientes, leves, funcionais e com menor manutenção se comparados aos dínamos. Estudaremos nesta aula o princípio de geração de corrente alternada para uma melhor compreensão do funcionamento do alternador. O primeiro veículo a usar um alternador foi um veículo da Chrysler em 1950!

6 Prof. Edson - 20126 Alternador da Bosch em corte.

7 Prof. Edson - 20127 Geração de um sinal alternado em um campo magnético Alfonso Martignoni, Eletrotécnica.

8 ECK-20088 Tensão de saída de um alternador AC Alternadores Bosch Ed. 2001/2002

9 ECK-20089 Tensão de saída de um alternador AC

10 Prof. Edson - 201210 Alternador 2 pólos (f=n/60)4 pólos (f=2n/60) 6 pólos (f=3n/60) Com 2 pólos, a força induzida em AB percorre um período completo em cada volta de rotação do induzido, logo, a freqüência é igual a número de rotações por segundo (f=n)

11 Prof. Edson - 201211 Sistemas Polifásicos Rendimento de um alternador trifásico é quase 50% maior que um monofásico. Um número de pólos maior reduz a rotação para uma mesma tensão.

12 Prof. Edson - 201212 Alternadores Bosch Ed. 2001/2002

13 Prof. Edson - 201213 Alternadores Bosch Ed. 2001/2002

14 Prof. Edson - 201214 Circuito de Retificação Meia-Onda

15 Prof. Edson - 201215 Circuito de Retificação Onda Completa

16 Prof. Edson - 201216 Retificação Trifásica Completa

17 Prof. Edson - 201217

18 Prof. Edson - 201218

19 Prof. Edson - 201219

20 Prof. Edson - 201220 Alternador Bosch Formas Construtivas e Aplicações

21 Prof. Edson - 201221 Formação do campo no rotor (roda polar) Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

22 Prof. Edson - 201222 Detalhe do Rotor Tipo Garra

23 Prof. Edson - 201223 Estator e conexões c Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

24 Prof. Edson - 201224 Detalhe do Estator

25 Prof. Edson - 201225 Estator com ligação em triângulo Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

26 Prof. Edson - 201226 Montagem do rotor

27 Prof. Edson - 201227 Detalhe da ponte retificadora

28 Prof. Edson - 201228 Esquema típico de geração trifásica

29 Prof. Edson - 201229 Esquema típico da eletrônica de controle da bobina do rotor

30 Prof. Edson - 201230 Corrente de excitação

31 Prof. Edson - 201231 Corrente de excitação

32 Prof. Edson - 201232

33 Prof. Edson - 201233 Toyota Motors – Charging system - Course material –H8 Regulador de Tensão Toyota

34 ECK-200834

35 Prof. Edson - 201235 Possibilidade de avaliar os diodos usando um osciloscópio Toyota Motors – Charging system - Course material

36 Prof. Edson - 201236 Curva característica de um alternador.

37 Prof. Edson - 201237

38 Prof. Edson - 201238

39 Prof. Edson - 201239

40 Prof. Edson - 201240

41 Prof. Edson - 201241 Alternador Compacto Tipos GC, KC, NC, de 12 pólos Carros de Passeio e Motocicletas

42 ECK-200842 Alternador T1 Duplo Monobloco 24V

43 Prof. Edson - 201243 Alternador T1 Duplo Monobloco 24V

44 Prof. Edson - 2012 44 Distribuição de consumo de carga

45 Prof. Edson - 201245 Distribuição de consumo de carga

46 Prof. Edson - 201246 Distribuição de consumo de carga

47 Prof. Edson - 2012 47 Tipos de alternadores Bosch

48 Prof. Edson - 201248 Curva característica de um alternador. O rendimento médio de um alternador é de 60%.

49 ECK-200849 Demanda energética de consumo Obs. Considerar o rendimento. Considerar que a somatória dos consumidores contínuos e de longa duração não pode ser superior à potência entregue no ponto NL.


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