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SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P)
DISCIPLINA SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P) Prof. Edson Prof. Edson-2012
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Nesta disciplina vamos estudar:
Eletricidade, Eletromagnetismos e Máquinas Elétricas; (1ª Bim.) Sistemas elétricos gerais de um veículo; Carga de baterias e baterias; Alternadores e reguladores; Sistemas elétricos de partida e de ignição; Iluminação, fiação, fusíveis, esquemas. Aulas: Semanal: 8 (Hora-Aula:4, e atividades autônomas: 6); Semestral: 144; Carga horária: 120 h Prof. Edson-2012
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*Manual de Tecnologia Automotiva Bosch 25a Ed.
Bibliografia para o 2o bimestre: (*São os materiais básicos e o restante é complementar) *Manual de Tecnologia Automotiva Bosch 25a Ed. *Apostila Técnica de Alternadores Bosch (Disponibilizado). *Apostila Técnica de Motores de Partida Bosch (Disponibilizado) * Handbook of batteries, David Linden e Thomas Reddy, McGraw Hill 30 Ed. 2002 *Materiais Disponibilizados pelo Prof. no sitio da disciplina Automotive Electrics and Automotive Electronic – Completely Revised and Extended, Bosch Handbooks, Robert Bosch, 2007, Ed. Wiley. *Valve Regulated Lead Acid Battery, D. J.A. Rand et al., Elsevier 2004. *Introdução à Análise de Circuitos , Robert Boylestad, 10 ed. Prentice Hall. Prof. Edson-2012
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Objetivos Específicos da Aula:
Alternadores (Bosch 25 ed. Pág , Boylestad Cap. 22) Manual de Alternadores Bosch Datasheet MC33099 Datasheet L9407F Prof. Edson-2012
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Sistemas em Corrente Alternada
Os alternadores substituíram os dínamos na operação de fornecimento de energia elétrica para os sistemas automotivos e para a carga da bateria. Os alternadores são mais eficientes, leves, funcionais e com menor manutenção se comparados aos dínamos. Estudaremos nesta aula o princípio de geração de corrente alternada para uma melhor compreensão do funcionamento do alternador. O primeiro veículo a usar um alternador foi um veículo da Chrysler em 1950! Prof. Edson
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Alternador da Bosch em corte.
Prof. Edson
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Alfonso Martignoni, Eletrotécnica.
Geração de um sinal alternado em um campo magnético Prof. Edson Alfonso Martignoni, Eletrotécnica.
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Alternadores Bosch Ed. 2001/2002
Tensão de saída de um alternador AC ECK-2008 Alternadores Bosch Ed. 2001/2002
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Tensão de saída de um alternador AC
ECK-2008
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Alternador Com 2 pólos, a força induzida em AB percorre um período completo em cada volta de rotação do induzido, logo, a freqüência é igual a número de rotações por segundo (f=n) 2 pólos (f=n/60) 4 pólos (f=2n/60) 6 pólos (f=3n/60) Prof. Edson
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Sistemas Polifásicos Rendimento de um alternador trifásico é quase 50% maior que um monofásico. Um número de pólos maior reduz a rotação para uma mesma tensão. Prof. Edson
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Alternadores Bosch Ed. 2001/2002
Prof. Edson Alternadores Bosch Ed. 2001/2002
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Alternadores Bosch Ed. 2001/2002
Prof. Edson Alternadores Bosch Ed. 2001/2002
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Circuito de Retificação Meia-Onda
Prof. Edson
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Circuito de Retificação Onda Completa
Prof. Edson
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Retificação Trifásica Completa
Prof. Edson
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Prof. Edson
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Prof. Edson
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Prof. Edson
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Alternador Bosch Formas Construtivas e Aplicações
Prof. Edson
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Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
Formação do campo no rotor (roda polar) Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
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Detalhe do Rotor Tipo Garra
Prof. Edson
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Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
Estator e conexões Prof. Edson c Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
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Detalhe do Estator Prof. Edson
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Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
Estator com ligação em triângulo Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
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Montagem do rotor Prof. Edson
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Detalhe da ponte retificadora
Prof. Edson
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Esquema típico de geração trifásica
Prof. Edson
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Esquema típico da eletrônica de controle da bobina do rotor
Prof. Edson
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Corrente de excitação Prof. Edson
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Corrente de excitação Prof. Edson
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Prof. Edson
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Regulador de Tensão Toyota
Prof. Edson Toyota Motors – Charging system - Course material –H8
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ECK-2008
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Possibilidade de avaliar os diodos usando um osciloscópio
Prof. Edson Toyota Motors – Charging system - Course material
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Curva característica de um alternador.
Prof. Edson
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Prof. Edson
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Prof. Edson
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Prof. Edson
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Prof. Edson
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Carros de Passeio e Motocicletas
Alternador Compacto Tipos GC, KC, NC, de 12 pólos Carros de Passeio e Motocicletas Prof. Edson
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Alternador T1 Duplo Monobloco 24V
ECK-2008
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Alternador T1 Duplo Monobloco 24V
Prof. Edson
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Distribuição de consumo de carga
Prof. Edson
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Distribuição de consumo de carga
Prof. Edson
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Distribuição de consumo de carga
Prof. Edson
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Tipos de alternadores Bosch
Prof. Edson
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Curva característica de um alternador.
O rendimento médio de um alternador é de 60%. Prof. Edson
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Demanda energética de consumo Obs. Considerar o rendimento.
Considerar que a somatória dos consumidores contínuos e de longa duração não pode ser superior à potência entregue no ponto NL. ECK-2008
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