A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resíduos Sólidos Urbanos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resíduos Sólidos Urbanos"— Transcrição da apresentação:

1 Resíduos Sólidos Urbanos

2 Instituições Participantes:
Municípios Selecionados: Pinhalão e Cornélio Procópio

3 1. BRAINSTORMING E ANÁLISE STAKEHOLDERS
Atividade Proposta

4 1. BRAINSTORMING E ANÁLISE STAKEHOLDERS
Os alunos realizaram levantamentos preliminares, em termos de legislação A organização do Brainstorming poderia ser feita no formato alvo, levando em conta as ideias centrais e periféricas Análise Stakeholders constitui na análise do impacto/papel de todos os envolvidos ou partes interessadas no processo

5 1. BRAINSTORMING E ANÁLISE STAKEHOLDERS
Atividades Apresentadas pelas Equipes

6 1.1 BRAINSTORMING Considerações Gerais
A equipe de Cornélio Procópio desenvolveu uma representação gráfica e discutiu somente ideias correlatas com a coleta de lixo. Apresentou também entrevista com o gestor municipal.

7 1.1 BRAINSTORMING Considerações Gerais
A equipe de Pinhalão elaborou uma tabela e abordou aspectos como terceirização, transporte, aterros sanitários, reciclagem e compostagem.

8 1.2 ANÁLISE STAKEHOLDERS Associações de bairros/ catadores/ outras associações não-governamentais; Gestores Públicos; Comércio e empresas diversas; Empresas terceirizadas envolvidas com resíduos sólidos urbanos; Promotoria Pública.

9 2. MAPA DE PROCESSOS Atividade Proposta

10 2. MAPA DE PROCESSOS Representação gráfica das operações, sequência, agentes envolvidos, prazos e fluxos. Auxiliar na identificação de pontos fortes e pontos de vulnerabilidades do processo. Sua construção irá subsidiar o mapa de produtos, resultantes dos processos mapeados.

11 Atividades Apresentadas pelas Equipes
2. MAPA DE PROCESSOS Atividades Apresentadas pelas Equipes

12 2.1 MAPA DE PROCESSO Cornélio Procópio
Elaborada uma tabela, dividida em processo, sub-processo e atividades, que abrange ainda a divisão em etapas de coleta, desde separação pelo morador até a expedição;

13 2.1 MAPA DE PROCESSO Cornélio Procópio
Pelo mapeamento do processo, foram identificadas as vulnerabilidades. De que forma se deu a identificação?

14 2.2 MAPA DE PROCESSOS Pinhalão
A divisão em processos, sub-processos e atividades foi representada graficamente. A abrangência do trabalho vai da coleta à destinação.

15 2.2 MAPA DE PROCESSOS Pinhalão
Equipe citou vários tipos de coleta, como poda e varrição, por exemplo. Não houve mapeamento separado. Entretanto, a existência de transporte diferenciado para poda, por exemplo, foi citada na sequencia.

16 3. MAPA DE PRODUTOS Atividades Propostas

17 3.1 MAPA DE PRODUTOS Considerações Gerais
Compreensão da relação entre o mapa de processos e o mapa de produtos. Busca de produtos mensuráveis ou tangíveis, que possam originar indicadores de desempenho. Os resultados do produto final também podem ser descritos.

18 3.2 PRODUTOS FINAIS Para resíduos sólidos urbanos, alguns produtos podem ser citados: Pesagem do lixo coletado em kg. Percentual de coleta seletiva. Arrecadação com a taxa municipal de coleta. Faturamento com a venda de material reciclado em reais.

19 Atividades Apresentadas pelas Equipes
3. MAPA DE PRODUTOS Atividades Apresentadas pelas Equipes

20 3. MAPA DE PRODUTOS Pinhalão Material Reciclado Lucro Lixo Trabalho
Saúde Pública Lixo não coletado Condição Ambiental Galhos e Folhas Emprego Renda Lixo coletado

21 PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS
3. MAPA DE PRODUTOS Cornélio Procópio MACRO-PROCESSO INSUMOS PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS PRODUTO FINAL COLETA Separação pelo Morador Separação por categoria de resíduos Armazena-mento para coleta adequada Questionar e entrevistar Quantificação dos resíduos produzidos Políticas educacionais Conscienti-zação

22 PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS
3. MAPA DE PRODUTOS Cornélio Procópio MACRO-PROCESSO INSUMOS PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS PRODUTO FINAL COLETA Coleta / Prefeitura Forma de coleta Coleta adequada Aplicação da Taxa de coleta Melhoria da infraestrutura Local do armazena-mento

23 PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS
3. MAPA DE PRODUTOS Cornélio Procópio MACRO-PROCESSO INSUMOS PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS PRODUTO FINAL COLETA Coleta / Asso-ciações Forma de coleta Reciclagem Separação dos resíduos por categoria Pesagem Aplicação da taxa municipal Melhoria da infraestrutura

24 PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS
3. MAPA DE PRODUTOS Cornélio Procópio MACRO-PROCESSO INSUMOS PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS PRODUTO FINAL COLETA Triagem Recebimento dos resíduos Melhoria das condições ambientais e saúde Mecanismos de separação Reciclagem Pesagem Material a ser pesado Quantificação dos resíduos

25 PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS
3. MAPA DE PRODUTOS Cornélio Procópio MACRO-PROCESSO INSUMOS PRODUTOS INTERME-DIÁRIOS PRODUTO FINAL COLETA Expedição Materiais expedidos Rentabilidade Melhoria das condições sociais (oferta de emprego) e ambientais (reciclagem e compostagem)

26 4. ANÁLISE SWOT Atividade Proposta

27 4. ANÁLISE SWOT O mapeamento realizado mostra a estrutura e o fluxo de funcionamento do processo A equipe interpretou e sistematizou as informações recebidas

28 4. ANÁLISE SWOT Formou-se uma matriz por ambiente (externo ou externo) e por qualificação (positivo ou negativo), compondo ameaças e oportunidades, forças e fraquezas.

29 4.1 ANÁLISE SWOT Considerações
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES: Não são diretamente controláveis. São apenas monitoradas. Não podem ser implementadas ou priorizadas. Apenas apontam tendências e cenários.

30 4.1 ANÁLISE SWOT Considerações
FORÇAS E FRAQUEZAS: Fazem parte do processo. São diretamente influenciadas pelas ações do gestor. A falta de lixeiras, por exemplo, pode ser resolvida com a decisão de colocar mais lixeiras nas ruas.

31 Atividades Apresentadas pelas Equipes
4. ANÁLISE SWOT Atividades Apresentadas pelas Equipes

32 4. ANÁLISE SWOT Pinhalão FORÇAS FRAQUEZAS
Coleta em dia (Inclusive feriados) Aglomeração do lixo antes da catação Coleta em feriados Depositar material da poda local indevido Diminuição do lixo depositado no lugar incorreto (Como comparar? Tem relação com a coleta seletiva?) Recursos humanos falhos para coleta da poda (como observar essas falhas sem mapa de processo específico da poda?)

33 4. ANÁLISE SWOT Pinhalão FORÇAS FRAQUEZAS Rota de Coleta (Otimizada?)
Não há lixeiras suficientes na cidade Caminhão de coleta em boas condições Caminhão coletor reserva (Passível de unificação) Não há caminhão reserva para a poda Uso de EPI´s pelos funcionários Não há uso de EPI´s pelos coletores poda

34 4. ANÁLISE SWOT Pinhalão FORÇAS FRAQUEZAS Recursos humanos treinados
Recursos humanos falhos para poda Recolhe líquidos liberados pelo lixo Diminuição dos lixos nas vias públicas e doenças (Consequência da coleta em dia?)

35 RESUMINDO, A PODA É PODA!

36 4. ANÁLISE SWOT Pinhalão OPORTUNIDADES AMEAÇAS
Coleta Seletiva (Não é uma força?) Não conscientização da população (Ou falta de envolvimento popular) Implantação de Associação de Catadores (idem? Esses agentes fazem parte do processo...) Difícil acesso (Do quê? Para quê?) Reciclagem Poluição Logística Reversa Fatores Climáticos

37 4. ANÁLISE SWOT Pinhalão OPORTUNIDADES AMEAÇAS
Educação Ambiental (Valorização da educação ambiental, talvez) Quebra do caminhão coletor da poda (É uma fraqueza o fato de não existir um reserva. A quebra faz parte do DVR) Implantação de lixeiras em locais públicos (É força, depende do Município)

38 4. ANÁLISE SWOT Pinhalão OPORTUNIDADES AMEAÇAS
Má conservação das estradas rurais Treinamento (Também é força)

39 4. ANÁLISE SWOT Cornélio Procópio FORÇAS OPORTUNIDADES
Recursos Financeiros - Taxa de Coleta Coleta seletiva bem estrutura (É uma força) Recursos Humanos (Qualificados? Efetivos? Terceirizados?) Parcerias (Com quem?) Infraestrutura (De que tipo? Especificar) Conscientização da população

40 4. ANÁLISE SWOT Cornélio Procópio FORÇAS OPORTUNIDADES
Rotas de Coleta (Otimizadas) Treinamento (É força) Há respaldo legal – 430/09 (Não se aplica. Condição Básica) Cooperativa (Se eles estão inseridos no processo, podem ser força) Poder de fiscalização da Prefeitura (Não o poder, mas a estrutura de controle) Geração de emprego e renda (Em que sentido?)

41 4. ANÁLISE SWOT Cornélio Procópio FRAQUEZAS AMEAÇAS
Aplicação inadequada da taxa (Interessante o contraponto com a força) Falta de conscientização (Ver contraponto com a oportunidade conscientização) Falta de coleta seletiva municipal Conflito político e corrupção (Explicar) Destino inadequado (Explicar) Crescimento populacional

42 4. ANÁLISE SWOT Cornélio Procópio FRAQUEZAS AMEAÇAS
Caminhão impróprio e centro de triagem (Fazem parte da infraestrutura) Projeto de Lei na Câmara: liberação do dinheiro para outro uso Local de armazenamento inadequado Falta de funcionários baixa renda (interno?) Não fiscaliza (Verificar obs. na força) Regulamentação da associação (Explicar)

43 4. ANÁLISE SWOT Cornélio Procópio FRAQUEZAS AMEAÇAS
Equipe ineficiente ou insuficiente (Contraditório) Mistura do lixo hospitalar e inexistência de separação Não cumprimento da lei 430/09 (Aspecto da legalidade) Exploração de mão-de-obra (De que forma? É interno? Relacionado a RH?)

44 5. DIAGRAMA DE VERIFICAÇÃO DE RISCO - DVR
Atividade Proposta

45 5.1 DIAGRAMA DE VERIFICAÇÃO DE RISCO
Analisar a criticidade das fraquezas e ameaças levantadas na análise SWOT, considerando sua probabilidade de ocorrência, enumerando prioridades da auditoria e apontando pontos de controle e riscos associados.

46 ÁREAS DE ATENÇÃO NO DIAGRAMA DE VERIFICAÇÃO DE RISCO
impacto probabilidade


Carregar ppt "Resíduos Sólidos Urbanos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google