A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Perfil do Voluntariado em Defesa Civil no Espírito Santo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Perfil do Voluntariado em Defesa Civil no Espírito Santo"— Transcrição da apresentação:

1 O Perfil do Voluntariado em Defesa Civil no Espírito Santo
Universidade Federal de Santa Catarina Centro Universitário de Pesquisa e Estudo Sobre Desastres O Perfil do Voluntariado em Defesa Civil no Espírito Santo Aluno: Armin Augusto Braun Curso de Especialização em Planejamento de Defesa Civil Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa Responsáveis: Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Dra. Flávia Regina Souza Ramos, Dra.

2 Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 1 Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

3 Problema O serviço voluntário prestado no âmbito do Sistema Estadual de Defesa Civil no Espírito Santo produz um trabalho relevante frente aos esforços despendidos para a sua manutenção?

4 Defesa Civil do Espírito Santo
Objetivo Geral Propor um modelo de trabalho voluntário a ser aplicado no Sistema Estadual de Defesa Civil do Espírito Santo

5 Objetivos Específicos
Definir o papel e a capacitação para o trabalho como voluntário em Defesa Civil; Criar um referencial para criação de Núcleos de Defesa Civil; Definir o papel de entidades de serviço voluntário, em áreas setoriais, no âmbito Sistema estadual de Defesa Civil do Espírito Santo

6 Justificativa Advento do Decreto 5376: “...treinamento de voluntários e de equipes técnicas...” Inexistência de estudos específicos na área, dificulta o desenvolvimento de iniciativas relacionadas aos NUDEC’s; Falta de comprometimento do voluntário com o serviço que se presta a fazer: O voluntário do “pão com mortadela”; Contraposição entre comunidade treinada e voluntário em DC.

7 Definição de Voluntário da ONU
“O voluntário é o jovem ou adulto que por interesse pessoal e espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a atividades voltadas ao bem estar social e a outros campos”

8 Contraposição: Comunidade treinada Voluntário
Mecanismos de prevenção dentro da comunidade, e que sejam intrínsecos a ela; Percepção de risco; Conhecimentos básicos sobre DC; Minimizar os riscos; A comunidade define a ação. Voluntário Lei 9608 ( do Serviço Voluntário); Termo de adesão; Treinamento Específico; Dedicação de parte de seu tempo; Solidariedade (auto-ajuda); Valores e atitudes; Direitos e responsabilidades.

9 Desenvolvimento Preparar os órgãos municipais de DC a trabalhar com voluntários; Diagnosticar oportunidades e possibilidades; Planejamento de ações; O voluntário na comunidade; Gerenciamento Sustentação e crescimento

10 Madre Teresa de Calcutá
“Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.” Madre Teresa de Calcutá


Carregar ppt "O Perfil do Voluntariado em Defesa Civil no Espírito Santo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google