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Metodologia de Desenvolvimento de Software – RUP 8. Gestão de Projetos

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Apresentação em tema: "Metodologia de Desenvolvimento de Software – RUP 8. Gestão de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Desenvolvimento de Software – RUP 8. Gestão de Projetos
Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

2 Objetivos da gestão de projetos
Inseridos no RUP: Fornecer uma estrutura para gerenciar projetos software intensivo Fornecer orientação prática para planejar, formar a equipe, executar e monitorar projetos Fornecer uma estrutura para gerenciar riscos Não tratados pelo RUP: Gerenciamento de pessoas: contratar, treinar, instruir Gerenciamento de orçamento: definir, alocar e assim por diante Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes Para gestão de projetos completa: recomendação PMI

3 Fluxo de trabalho da gestão projetos

4 Objetivos das atividades 1
Conceber Novo Projeto: Levar o projeto da idéia à decisão de continuar ou abandonar o projeto Avaliar Risco e Escopo do Projeto: Reavaliar o escopo e o risco do projeto e atualizar o Caso de Negócios (Business Case) Planejar o Projeto: Desenvolver os componentes e seções do Plano de Desenvolvimento do Software Planejar o Restante da Iteração Inicial: Detalhar o Plano de Iteração para conduzir o restante da iteração inicial Gerenciar Iteração: Iniciar, finalizar e revisar uma iteração Reavaliar Escopo e Risco do Projeto:

5 Objetivos das atividades 2
Monitorar & Controlar Projeto: Lançar o trabalho diário, monitorar o status do projeto, relatar a situação para envolvidos e lidar com os problemas Planejar Próxima Iteração: Detalhar o Plano de Iteração para conduzir a próxima iteração Refinar o Plano de Desenvolvimento: Refinar, quando necessário, o Plano de Desenvolvimento do Software Fechamento de Fase: Fechar uma fase assegurando que os objetivos dela foram atingidos Fechamento do Projeto: Fechar o projeto assegurando que os objetivos dele foram atingidos

6 A:Conceber Novo Projeto

7 A: Avaliar Risco e Escopo do Projeto

8 A: Planejar o Projeto 1

9 A: Planejar o Projeto 2

10 A: Planejar o Restante da Iteração Inicial

11 A: Gerenciar Iteração 1

12 A: Gerenciar Iteração 2

13 A: Reavaliar Escopo e Risco do Projeto

14 A: Monitorar & Controlar Projeto 1

15 A: Monitorar & Controlar Projeto 2

16 A: Planejar Próxima Iteração

17 A: Refinar o Plano de Desenvolvimento 1

18 A: Refinar o Plano de Desenvolvimento 2

19 A: Fechamento de Fase

20 A: Fechamento do Projeto

21 Essência da Gestão de Projetos
Planejamento: Caso de Negócio (Business Case) Plano de Desenvolvimento do Software Plano de Iteração Execução: Lista de Riscos Lista de Problemas Ordem de Trabalho Monitoramento e Controle: Registro de Revisão Avaliação de Status Avaliação de Iteração

22 P: Caso de Negócio (Business Case)
Seções típicas: Descrição do produto: Razão de existir do produto Contexto de negócios: Indústria, mercado, etc. Objetivos do produto: Objetivos x riscos  marcos Previsão financeira: Custos x Receitas  ROI (Return Of Investment) O ROI pode variar com a duração do projeto Restrições: Imposições ao projeto (internas, externas, financeiras, prazo, etc.)

23 P: Plano de Desenvolvimento do Software
Normalmente contém: Plano de Aceitação do Produto Plano de Garantia de Qualidade Plano de Gestão de Riscos Plano de Resolução de Problemas Plano de Medidas Métricas de Projeto Formas: Projetos complexos: n planos separados Projetos médios: tudo no PDS formal Projetos simples: tudo no PDS informal

24 P: Plano de Desenvolvimento do Software
Seções típicas do PDS formal: Visão Geral do Projeto: Finalidade, Escopo e Objetivos do Projeto Premissas e Restrições Produtos de Trabalho do Projeto Evolução do Plano de Desenvolvimento de Software Organização do Projeto: Estrutura Organizacional Interfaces Externas Funções e Responsabilidades Processo de Gerenciamento: Estimativas do Projeto Plano do Projeto: Plano da Fase Objetivos da Iteração Releases Planejamento do Projeto Recursos do Projeto Orçamento Planos de Iteração

25 P: Plano de Desenvolvimento do Software
Monitoramento e Controle do Projeto Plano de Gerenciamento de Requisitos Plano de Controle de Planejamento Plano de Controle de Orçamento Plano de Controle de Qualidade Plano de Relatório Plano de Medidas Plano de Gerenciamento de Riscos Plano Close-out (encerramento de fase ou do projeto) Planos de Processo Técnico Caso de Desenvolvimento Métodos, Ferramentas e Técnicas Plano de Infra-estrutura Plano de Aceitação do Produto Planos de Processo de Suporte Plano de Gerenciamento de Configuração Plano de Avaliação Plano de Documentação Plano de Garantia de Qualidade Plano de Resolução de Problemas Plano de Melhoria do Processo Plano de Gerenciamento de Sub-fornecedores Planos Adicionais

26 P: Plano de Desenvolvimento do Software
Seções típicas do PDS informal: Organização do Projeto: Estrutura organizacional Interfaces Externas Funções e Responsabilidades (pessoa x função) Planejamento do Projeto: Fase, Iteração, Objetivos (objetivo, riscos e casos de uso), Datas (início e término) e Esforços (em dias) Recursos do Projeto: Perfis, quantidades de pessoas, abordagem (mobilização ou contratação), treinamentos, etc. Orçamento do Projeto: Recursos financeiros necessários, alocação e controle

27 P: Plano de Iteração Seções típicas: Plano: Recursos: Casos de Uso:
Timelines, marcos intermediários, início dos testes, versão beta, demos e assim por diante para a iteração Recursos: Recursos necessários para a iteração - humanos, financeiros e etc. Casos de Uso: Liste os Casos de Uso e os Cenários que estão sendo desenvolvidos para esta iteração. Critérios de Avaliação: Medidas de funcionalidade, desempenho, capacidade, qualidade, metas de qualidade e assim por diante.

28 P: Lista de Riscos Seções típicas (colunas de planilha):
Identificador: Número e/ou nome do risco Dimensão ou Classificação do Risco: Dependente da taxonomia de riscos utilizada: Recursos: Organização, Fundos, Pessoas, Tempo e Negócio Técnico: Escopo, Tecnológicos, Dependência Externa e Planejamento Descrição Nível de Risco: Probabilidade x Impactos Indicadores: Sinais que indicam o nível de probabilidade do risco Estratégia de Mitigação: Anulação, Transferência e Aceitação Plano de Contingência

29 P: Lista de Problemas Tem formato livre, mas pode abranger:
Uma descrição do problema e uma indicação de sua importância Quaisquer datas relevantes, como, por exemplo, o prazo para a resolução de um problema Impacto no cronograma e nos recursos Riscos, mudanças ou defeitos relacionados Outros documentos relacionados (ou referências a documentos) ou faixa de auditoria Possíveis soluções

30 P: Ordens de Trabalho Meio pelo qual o Coordenador de Projeto comunica à equipe responsável o que deve ser feito e quando Tem formato livre. Normalmente, usa-se: Quadro, planilha ou cronograma contendo: Tarefa Descrição Data de Início Data de Término Recursos Envolvidos

31 P: Registro de Revisão Seções típicas:
Identificação do Projeto e Tipo de Revisão Produtos de Trabalho Revisados e Objetivos da Revisão Participantes da Revisão Planejamento e Localização Problemas Identificados e Recomendações para Resolução Status do Item de Ação Continuar o trabalho (até completar o necessário) Criar Ordem de Trabalho (para trabalho não previsto) Criar Requisição de Mudanças (para tratar mudanças) Problemas a Serem Considerados pelo Coordenador de Projeto Revisão de Acompanhamento Registro de Esforços

32 P: Avaliação de Status Seções típicas: Recursos: Os 10 maiores riscos:
Pessoal e equipe: Status, problemas e principais riscos Dados financeiros: Custos e Receitas, Previstos x Realizados Os 10 maiores riscos: Relate o estado dos 10 maiores risco do projeto Progresso Técnico: Relate as principais entregas técnicas feitas Resultados dos Marcos Principais Relate a situação dos principais marcos até o momento Escopo Total do Projeto ou do Produto Reporte a situação do escopo do produto e do projeto Itens de Ação e Execução Liste os principais itens de ação e execução e a situação deles

33 P: Avaliação de Iteração
Seções típicas: Objetivos da Iteração Atingidos: Tenha certeza que a iteração atingiu seus objetivos Aderência ao Plano: A iteração transcorreu como planejado? Onde erramos? Onde devemos melhorar? Casos de Uso e Cenários Implementados Resultados Relativos aos Critérios de Avaliação Resgate os critérios de avaliação e compare os valores previstos com os realizados Resultados de Testes: Liste os resultados previstos e realizados dos testes Alterações Externas Ocorridas: Liste as mudanças requeridas e aprovadas na iteração Retrabalho Requerido: Identifique áreas que precisam ser trabalhadas na próxima iteração

34 Referências Sigla Referência BOE91
Barry W. Boehm Software Risk Management: Principles and Practices, IEEE Software, Jan JAC98 Ivar Jacobson, Grady Booch, and James Rumbaugh. The Unified Software Development Process Addison Wesley Longman. KRO03 Per Kroll e Philippe Kruchten The Rational Unified Process Made Easy, A Practitioners Guide to the RUP. Addison Wesley Longman. KRU98 P. Kruchten; The Rational Unified Process: An Introduction, Object Technology Series, Addison-Wesley, 1998. MAR05 Márcio Moreira. Resumo do livro Unified Process. Márcio. Uberlândia (MG) MAR06 Márcio Moreira. Engenharia de Software - RUP . Uniube - Universidade de Uberaba - Uberlândia (MG) MAR09 Márcio Moreira. Metodologia e Conceitos de Implantação de Sistemas. Empresa. Bom dia TI. Uberlândia (MG) PMI08 PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Quarta Edição. Guia PMBOK©. USA PMI. PRE95 PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books RUP08 IBM Rational. RUP – Rational Unified Process – 7.5 – For Large and Small Projects IBM Rational. SUM07 Sommerville, Ian. Engenharia de Software. 8ª Ed. Pearson / Prentice Hall


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