A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software Competência: Compreender as dificuldades inerentes ao desenvolvimento de sistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software Competência: Compreender as dificuldades inerentes ao desenvolvimento de sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software Competência: Compreender as dificuldades inerentes ao desenvolvimento de sistemas.

2 Agenda Problemas. Causas. Mitos de Software.

3 Problemas Más notícias !!

4 Problemas Podem ser caracterizados a partir de uma série de perspectivas diferentes: –Gerentes responsáveis pelo desenvolvimento: As estimativas de prazo e custo são imprecisas (Custos excessivos e prazos que se arrastam por meses ou anos); A produtividade não tem acompanhado a demanda por serviços (Falta de investimento na melhoria profissional);

5 Problemas A qualidade do software às vezes é menos que adequada (Índice de erros e insatisfação dos clientes); –Outras Dificuldades: Não dedicamos tempo suficiente para coletar dados sobre o processo de desenvolvimento do software.

6 Problemas A insatisfação do cliente com o sistema ocorre muito freqüentemente. A comunicação entre o cliente e o desenvolvedor de software é muito fraca. A qualidade do software geralmente é suspeita. Não é realizado um processo de testes sistemáticos. O software existente é muito difícil para manter. A capacidade de manutenção não foi enfatizada como um critério de aceitação do software.

7 Problemas Os prazos e os custos de desenvolvimento são irreais; Os usuários são resistentes; O patrocínio é perdido (ou nunca foi obtido adequadamente); A equipe de projeto não tem pessoal com aptidão adequadas; Gerentes e profissionais evitam as melhores práticas e as lições adquiridas

8 Problemas Boa notícia !!! Cada um dos problemas descritos anteriormente pode ser corrigido a partir da abordagem de engenharia de software.

9 Problemas –Soluções: »Não dedicamos tempo suficiente para coletar dados sobre o processo de desenvolvimento do software. »Os prazos e os custos de desenvolvimento são irreais; »A insatisfação do cliente com o sistema ocorre muito freqüentemente. A comunicação entre o cliente e o desenvolvedor de software é muito fraca. »Os usuários são resistentes; »O patrocínio é perdido (ou nunca foi obtido adequadamente); Plano de Projeto de Software Análise de Requisitos

10 Problemas –Soluções: »A qualidade do software geralmente é suspeita. Não é realizado um processo de testes sistemáticos. »Gerentes e profissionais evitam as melhores práticas e as lições adquiridas; »O software existente é muito difícil para manter. A capacidade de manutenção não foi enfatizada como um critério de aceitação do software. Qualidade/Test e de Software Manutenção de Software

11 Mitos de Software 1) Mitos da gerência: Mito: Já temos um livro que está cheio de padrões e procedimentos para elaborar software, isso já não fornece ao meu pessoal tudo o que ele precisa saber? Realidade: Será que é usado? É completo?

12 Mitos de Software 2) Mitos da gerência: Mito: Meu pessoal tem ferramentas de desenvolvimento de software que estão no estado-da-arte, afinal compramos para eles os computadores mais novos; Realidade: É preciso muito mais do que equipamentos para se produzir softwares de alta qualidade.

13 Mitos de Software 3) Mitos da gerência: Mito: Se nos atrasarmos no planejamento, podemos adicionar mais programadores e ficar em dia. Realidade: Tempo de adaptação e redirecionamento do grupo para treinamento/auxílio.

14 Mitos de Software 4) Mitos da gerência: Mito: Se eu decidir terceirizar um projeto de software vou poder relaxar e deixar que aquela firma o elabore. Realidade: Quem gerenciará o projeto terceirizado?

15 Mitos de Software 5) Mito do Cliente. Mito: O estabelecimento geral de objetivos é suficiente para iniciar a escrita de programas, podemos fornecer os detalhes posteriormente. Realidade: Uma declaração inicial ruim é a principal causa de fracasso do esforço de desenvolvimento de software.

16 Mitos de Software 6) Mito do Cliente. Mito: Os requisitos de projeto mudam continuamente, mas as mudanças podem ser facilmente acomodadas por que o software é flexível. Realidade: O impacto da mudança varia de acordo com o tempo em que ela é introduzida.

17 Mitos de Software 7) Mitos do Profissional. Mito: Quando escrevemos um programa e o fazemos funcionar, nosso trabalho está completo. Realidade: Alguns estudos indicam que entre 50 e 70% de todo esforço é despendido após a implantação.

18 Mitos de Software 8) Mitos do Profissional. Mito: Até que esteja com o programa rodando não tenho como avaliar a qualidade. Realidade: Controle de qualidade e testes devem ser implementados desde o começo de um projeto.

19 Mitos de Software 9) Mitos do Profissional. Mito: O Único produto de trabalho que será entregue para um projeto bem sucedido é o programa executável. Realidade: Documentação para manutenção, reengenharia, utilização, etc.

20 Mitos de Software 10) Mitos do Profissional. Mito: A engenharia de Software vai nos fazer criar documentação volumosa e desnecessária que certamente nos atrasará. Realidade: A engenharia de Software não se relaciona à criação de documentos. Refere-se à criação de qualidade. Melhor qualidade leva a redução de retrabalho. Menor retrabalho resulta em tempos de entrega mais rápidos.

21 Bibliografia Engenharia de Software. Pressman. Capítulo 1, páginas 22 a 30.


Carregar ppt "Engenharia de Software Competência: Compreender as dificuldades inerentes ao desenvolvimento de sistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google