A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipologia Definição: Tipologia é a maneira de contar a história Bíblica da salvação, de modo que algumas fases mais antigas sejam vistas como prenúncio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipologia Definição: Tipologia é a maneira de contar a história Bíblica da salvação, de modo que algumas fases mais antigas sejam vistas como prenúncio."— Transcrição da apresentação:

1 Tipologia Definição: Tipologia é a maneira de contar a história Bíblica da salvação, de modo que algumas fases mais antigas sejam vistas como prenúncio de fases posteriores, ou que suas fases posteriores sejam vistas como comprimento de fases anteriores.

2 Tipos Antítipos Tipologia Definição: Definição:
O original grego typos esta traduzido de diversas formas por figura, divisa, exemplo modelo. Na sua acepção comum, exprime um símbolo que esta por vir, quer uma personagem, quer incidente ou quer uma instituição. Definição: É uma realidade prefigurada pelo tipo, é comprimento do tipo.

3 Exemplos de Tipologia Antítipos Tipos Nm cap.17 Atos cap.2.24 e 32
Fala do antítipo da vara que brotara e que fora colocada na presença do Senhor. Mateus cap.12.40 È o Antítipo do tipo mencionado em Jonas. Lucas cap É o Antítipo do tipo relatado em Levítico. João cap e 16 Relato do Antítipo do tipo, mencionado em gênesis cap Nm cap.17 Temos um belo quadro da ressureição de Jesus Cristo, no florescimento da fara de Arão; o que nos faz lembra daquela manhã na qual as mulheres chegaram até ao sepulcro do Senhor Jesus e descobriram que aquele que procuravam não estavam mais morto mas havia ressuscitado. Jonas cap Na história de Jonas, cujos ¨ Três dias e três noites¨ são mencionados pelo o Senhor como tipos do período que ele mesmo passaria no coração da terra. Lv cap Na purificação do leproso, existe uma prefiguração da ressureição. Duas aves vivas e puras deviam ser apresentadas em favor do leproso curado Uma das aves era morta num vaso de barro em cima de água corrente , e a ave viva devia ser mergulhada no sangue daquela , e deixada solta para o campo aberto. O sangue derramado da primeira ave fala-nos a respeito da morte de Cristo; e a segunda ave,da ressureição de Jesus Cristo, que ¨que foi para o céu e está a mão direita de Deus¨ Gênesis cap.22.1 – 19 Em gênesis vemos que Isaque, Ao ser recebido de volta por Abraão depois o ter oferecido voluntáriamente,era uma figura da ressureição; e,posto que sabemos que Abraão é um tipo do Pai,que não poupou seu Filho,e que Isaque é tipo do cordeiro oferecido por¨Jeová Jiré¨, não podemos estar errados ao enxergarmos a cena como prenuncio da morte e ressureção de Jesus Cristo.

4 Exemplos de Tipologia as roupas do crente
Tipos Antítipos isaias cap.59,6 Traz a figuração do estado de pecado que o homem se encontrava. Apocalipse cap Já nos traz a concepção de santificação e pureza.

5 Exemplos de Tipologia espirito santo
Tipos Antítipos ezequiel cap Netas passagem,vimos como foi o vento que vivificou os ossos secos. Atos cap.2-2 No Pentecoste, quando foi outorgado o Espirito Santo, houve um ¨som como de um vento muito forte¨.

6 Conclusão Neste breve estudo sobre tipologia bíblica ,vimos a importância de relacionarmos as passagens do VT com a o NT,onde percebemos a indicação de fatos que iriam acontecer em um tempo futuro, tendo total relação com os fatos que aconteceram ao longo da história bíblica. É importante também, para que o aluno de teologia tenha maior consciência e maturidade para a interpretação dos textos, relacionando um com o outro, o que promoverá um maior crescimento teológico.


Carregar ppt "Tipologia Definição: Tipologia é a maneira de contar a história Bíblica da salvação, de modo que algumas fases mais antigas sejam vistas como prenúncio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google