A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coesão e coerência. Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscar argumentações que levem a alguma conclusão. A dissertação é dividida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coesão e coerência. Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscar argumentações que levem a alguma conclusão. A dissertação é dividida."— Transcrição da apresentação:

1 Coesão e coerência

2 Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscar argumentações que levem a alguma conclusão. A dissertação é dividida em três partes: Introdução: informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento. Desenvolvimento: parte em que os argumentos devem ser discutidos. É a redação propriamente dita. Conclusão: encerramento da dissertação.

3 Para haver uma boa coerência em um texto há algumas regras: Repetição: para que um texto seja coerente, é preciso que ele contenha, no seu desenvolvimento linear, elementos de recorrência. Progressão: deve haver no desenvolvimento do texto uma ampliação do sentido constantemente renovada. Não-Contradição: no desenvolvimento o texto é preciso que não se introduza nenhum elemento que contradiga o que já foi enunciado anteriormente. Relação: é preciso que os fatos que se denotam, no mundo representado pelo texto, estejam relacionados entre si.

4

5

6 É o conjunto de recursos por meio dos quais um enunciado se liga ou ainda se refere a outros, efetivando o sentido do texto. Entendemos por recursos os elos restabelecidos entre os vários segmentos de um texto. São elementos de coesão: conjunções, preposições, advérbios, pronomes, etc.

7 Uma nova era chegou ao Brasil. O clima é de mudança, de transformação. Depois do traumático impeachment collorido, elegemos os cincos dedos que prometem 'colocar ordem na casa'. Esses dedos já haviam acenado ao povo quando, com o Plano Real, estabilizaram a economia e, por conseqüência, aumentaram o poder aquisitivo dos brasileiros. Agora FHC está nos inserindo na globalização".

8

9 Anáfora: quando se referir a algo já citado no texto; Ex.:O João está doente. Vi-o na semana passada Catáfora:quando se referir a algo que será dito no texto; Ex.:A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado.

10 Elipse:Omissão de um termo na oração; Ex:O Rui caiu e fraturou uma perna. Ambiguidade: Quando um elemento anafórico está empregado num contexto tal que pode referir-se a dois termos antecedentes distintos. Ex: O jornalista desentendeu-se com o jornal por causa de sua campanha a favor do presidente. (a campanha do jornalista ou do jornal?)

11 Há pessoas que amam a rotina, outras que verdadeiramente a abominam. Para as primeiras, a rotina constitui um meio de situar-se, de manter uma certa disciplina e organização produtivas. Para as últimas, rotina é pura caretice, convite ao tédio mortal, descurtição, pasmaceira... Para estas, o bom da vida é viver o que pintar, numa boa, sem regras ou métodos, e, principalmente, sem rotina...( Galasso, L. Ser mãe é sorrir em parafuso. SP: Ática, 1988)

12


Carregar ppt "Coesão e coerência. Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscar argumentações que levem a alguma conclusão. A dissertação é dividida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google