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Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional

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Apresentação em tema: "Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional"— Transcrição da apresentação:

1 Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional
Centro Universitário SENAC - Lapa/Scipião – Pós-graduação – Lato Sensu Curso: Roteiro Audiovisual Disciplina: Política e Mercado Audiovisual Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional

2 Mercado e Política Audiovisual
Cinema brasileiro e mundial Indústria e Comércio, Políticas de Estado e Mercado Cinematográfico Constituição do mercado cinematográfico no Brasil Presença maciça no mercado interno do filme estrangeiro Iniciativas do Estado para desenvolvimento da produção cinematográfica nacional (Políticas Públicas) - Lei de obrigatoriedade de exibição do cinema nacional de 1932 (Decreto de Getúlio Vargas) Protecionismo, reserva de mercado e Cota de Tela Enfrentamento do “gargalo” da distribuição e exibição

3 Mercado e Política Audiovisual
Cinema brasileiro Indústria, Política e Mercado Legislação para o setor audiovisual Criação dos primeiros órgãos reguladores da atividade cinematográfica e associações (ACPB – Associação Cinematográfica dos Produtores Brasileiros) Cinema industrial (RJ/SP) e cinema independente Embrafilme e a Fundação do Cinema Brasileiro - FCB ( ) financiamento da produção e distribuição nacional

4 Mercado e Política Audiovisual
Cinema da Retomada ( ) Lei Rouanet (lei 8.313/1991) – Programa Nacional de Apoio a Cultura - patrocínio direto do Estado - venda de cotas de patrocínio - patrocínio direto dedutível do imposto de renda Lei do Audiovisual (Lei 8.685/1993) Leis municipais e estaduais de incentivo fiscal Novos mecanismos de fomento a produção audiovisual Isenção Fiscal Enquadramento na lei, pré-qualificação e captação de recursos junto a iniciativa privada/mercado

5 Mercado e Política Audiovisual
Cinema brasileiro na atualidade Criação da ANCINE 2001/2002– Agência Nacional do Cinema Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) – Estímulo Estatal Nova institucionalidade para o cinema brasileiro, coroando a política de mecenato oficial gerenciado pelo mercado. Mecanismo de política pública de incentivo a indústria de cinema no Brasil Instrumento de apoio às distribuidoras brasileiras independentes Estímulo a parceria entre empresas produtoras e distribuidoras nacionais independentes

6 Mercado e Política Audiovisual
Cinema brasileiro na atualidade Políticas Públicas para o setor audiovisual Papel da Secretaria do Audiovisual (Sav/Minc) e CTAv – Centro Técnico Audiovisual – Decine, Depto de Cinema e Vídeo Fomento, acesso, preservação, modelos de negócios, aprimoramento técnico, artístico, gerencial e financeiro. Fundo Nacional de Cultura (FNC) – Incentivo a Inovação Audiovisual – Editais Edital de desenvolvimento de roteiros


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