A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição nº 06 06 de Maio de 2012. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição nº 06 06 de Maio de 2012. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão."— Transcrição da apresentação:

1 Lição nº de Maio de 2012

2 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? II Co

3 O verdadeiro amor tudo suporta, mas não pode tolerar o pecado, porque o amoroso Deus exige santidade e justiça de seus filhos.

4 Apocalipse E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente: 19 - Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

5 1ª 2ª 3ª 4ª

6 A Igreja de Tiatira tem como uma de suas características o foco maior nas obras das mãos dos homens do que a crença na sã doutrina. Além disso, Jesus repreende essa igreja por ela permitir o ensino de heresias e falsas doutrinas. Veja o comparativo no quadro abaixo: ÉFESOTIATIRA Esquecera o Primeiro AmorFizera-se conhecida pelo amor Odiava o mauTolerava o mau Tinha um líder exemplar Tinha um líder condizente com o mundo

7 1 – A Cidade de Tiatira : O nome "Tiatira" é originário de duas palavras que significam sacrifício e contínuo. A cidade de Tiatira situava-se no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa castelo branco), na Turquia. Não era uma cidade rica como Éfeso, mas a colonização romana havia deixado ali uma marca em transformar a região numa província romana. Famosa pelo seu tecido único no mundo o indigo, conhecido até hoje o indigo blue jeans. Era também sede de uma espécie de sindicato de profissionais das mais diversas áreas.

8 A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16.14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes as associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluindo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Ártemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos – veja Atos 19.34) e um santuário a Sibila (oráculo, são um grupo de personagens da mitologia greco-romana. São descritas como sendo mulheres que possuem poderes proféticos sob inspiração de Apolo.) Sambate.mitologia greco-romanaproféticosApolo A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.

9 2 – A Igreja em Tiatira – A Igreja, agora com sua sede em Roma, nega a doutrina da salvação por meio de Jesus Cristo e promove a heresia do sacrifício contínuo para se adquirir a salvação e purificação dos pecados, o que envolve penitências, indulgências, obras das próprias mãos (como pagamento de promessas) - todas idéias satânicas que o próprio Senhor Jesus classifica como sendo "coisas profundas de Satanás" (Apocalipse 2.24). Todas essas práticas pagãs vieram da Babilônia. Satanás fez exatamente a mesma coisa nos costumes religiosos dos babilônicos. Somente se trocavam os nomes dos deuses e das práticas. Não é à toa que Jesus se refere à Babilônia como "mãe das meretrizes e das abominações da terra" (Apocalipse 17.6). Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira (Atos 16.14), mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.

10 1 – Filho de Deus – Jesus escolhe aqui o título de Filho de Deus, que é superior ao título escolhido em Ap 1.13 quando se denomina Filho do Homem. Jesus escolhe esse título ao falar com a Igreja de Tiatira por causa do paganismo deles, que pregavam Jesus como humano e desprezavam Sua natureza divina. O final dos tempos é marcado por vários falsos mestres que ensinam que Jesus Cristo seria apenas humano, negando sua natureza divina.

11 2 – Onisciente – Jesus descreve o seu corpo glorificado pela seguinte razão: é assim que Ele virá em sua Segunda Vinda, e virá para julgar as nações. Portanto, ao se revelar assim à Igreja de Tiatira, significa que Jesus olhará para essa Igreja com extremo juízo porque ela permitiu a infiltração de falsas doutrinas dentro de si, ensinando-as aos servos Dele (Ap 2.20).

12 3 – Supremo Juiz – As palavras do Senhor tornam-se cada vez mais fortes. O Senhor diz que Ele é o que tem olhos como chama de fogo. Nada pode ocultar-se dos seus olhos. Ele é a luz; Ele é a iluminação. Ao mesmo tempo Ele diz que tem pés semelhantes ao bronze polido. Na Bíblia, bronze significa julgamento (interpretação teológica). O que os olhos veem, os pés julgam. Aleluia por isso!!!

13 1 – Amor. O amor tudo supera, diz Paulo, mas não pode ser conivente com o pecado. Deus abomina o pecado, mas ama o pecador, e esse amor não tolera o erro de compactuar com abominações. Então, disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro. Êx O amor não poderia desconhecer o que é certo diante de Deus.

14 2 – Serviço. Seu serviço: significa o ministério da Igreja de Tiatira. A Igreja ainda sim servia à população. Estes praticavam serviços em favor dos santos. Imitando a apostólica Jerusalém, Tiatira erguia-se como exemplo para as demais igrejas. Todavia, seu amor carecia de perfeições.

15 3 – Fé. O fogo não queima sem combustível; assim como combustível sem fogo não queima; assim é a fé sem obras ela é morta e obras sem fé também é morta. Portanto pelas obras se vê a fé um povo, ou seja, a fé nos leva a realizar o impossível para os homens pois Deus age de acordo com nossa fé. Assim era essa igreja, ousava muito além dos limites.

16 3 – Paciência. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. Rm Vejam o produto final da paciência! Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. I Co

17 5 – Abundância em Obras. As obras em Tiatira aumentaram até serem mais que as primeiras. No v. 19, vemos seis coisas a serem aprovadas em Tiatira: Obras Amor Serviço Fé Paciência Mais obras.

18 1 – A Jezabel de Tiatira. Sinônimo de idolatria e adultério, seu nome em Hebraico significa Casta, mas nada ela diferia de uma rameira (prostituta). O caráter e as ações de Jezabel mulher de Acabe, ganham um significado simbólico no Apocalipse, referindo-se a uma mulher que se diz profetiza. Para indicar que a ira de Deus seria contra ela, por seus falsos ensinos e imoralidades.

19 2 – O Ministério de Jezabel. Jezabel introduziu o culto a Baal na época de Elias. Portanto, havia um poder maligno, um demônio, por trás da autoridade da rainha Jezabel que denominamos principado (Efésios 6.12). Na Igreja de Tiatira, sem dúvida havia um espírito maligno debaixo da hierarquia do principado de Jezabel regendo a falsa religião, o que a Bíblia chama de governador deste mundo tenebroso (no grego kosmokrator) que é mencionado em Efésios A função do kosmokrator é reger uma falsa religião dominando as populações. O espírito de Jezabel regia o culto a Baal, provocando contaminações ao povo que o seguia como, por exemplo, a prática de prostituição e alimentação de coisas sacrificadas a ídolos. Obviamente, tais práticas são altamente condenadas pela Palavra de Deus.

20 3 – A Obra de Jezabel. Induzir os homens a idolatria e ao adultério. Naquele tempo já havia falsos ensinos nas igrejas, hoje se compararmos existem inúmeros que se vestem de ovelhas mas que no fundo são lobos, ensinando a igreja não a ir a Deus mas se afastar de Deus. Temos de ter cuidado com o rebanho que o Senhor nos confiou, seja para pastoreá-lo, ou ensiná-lo, temos de dar conta de tudo. Não podemos permitir que os lobos devorem nossas ovelhas e vendo não fazemos nada, tomemos atitudes não de repulsa mas de ensinamentos verdadeiros e aprovados pelo Senhor, assim todas as ovelhas saberão se defender das astutas ciladas do inimigo.

21 Nesta carta, a mais longa das sete, faz-se advertência solene aos que persistentemente se entregam à prostituição espiritual. Se recusarem a arrepender-se, deverão partilhar da condenação de Jezabel. Mas o Senhor é gracioso até para com os piores dos malfeitores – dei-lhe tempo para que se arrependesse. Arrependimento é sempre a saída de Deus. A vida moldada segundo o padrão de Cristo é a vida que pode receber a participação certa com ele em seu domínio.


Carregar ppt "Lição nº 06 06 de Maio de 2012. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google