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Operacionalizando as questões de pesquisa FACIMED – 2012.1 Investigação científica II – 5º período Professora Gracian Li Pereira.

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1 Operacionalizando as questões de pesquisa FACIMED – Investigação científica II – 5º período Professora Gracian Li Pereira

2 Elaborando uma questão de pesquisa Domínio da literatura ◦Revisão da literatura médica sobre o tema a ser abordado Atualização ◦Atenção às novas publicações ◦Atitude cética ◦Novas tecnologias Imaginação ◦Observação, criatividade e persistência Escolher o orientador certo

3 Características de uma boa questão de pesquisa Factível ◦Amostra adequada, domínio técnico, viável em termos de tempo e custo, foco. Interessante ◦Pesquisador e equipe estimuladas Nova (original/inovadora) ◦Novos achados/achados confirmatórios Ética ◦Aprovação em comitê de ética Relevante ◦Mais importante: avanços científicos, mudar manejo clínico ou políticas de saúde, direcionar pesquisas futuras

4 Questão principal e questões secundárias Vantagens de múltiplas questões: eficiência do estudo Desvantagens de múltiplas questões: complexidade de execução e interpretação Focar em uma questão principal e como alcançar a resposta para ela

5 Questão PICO População Intervenção Comparação Outcome (Desfecho) Algumas vezes, um dos itens não faz parte da questão (estudos onde não há intervenção ou comparação).

6 Questão PICO Quais as características sócio-demográficas dos pacientes com hanseníase atendidos pelo ambulatório de doenças parasitárias da FACIMED? População ◦Pacientes com hanseníase atendidos pelo ambulatório de doenças parasitárias da FACIMED Intervenção ◦Não há Comparação ◦Não há Outcome (Desfecho) ◦Características sócio-demográficas

7 Questão PICO O tratamento com metformina é mais eficaz em controlar a glicemia que o tratamento com glibenclamida em pacientes com diabete melito tipo 2 atendidos no Hospital Regional de Cacoal? População ◦Pacientes com diabete melito tipo 2 atendidos no Hospital Regional de Cacoal Intervenção ◦Metformina Comparação ◦Glibenclamida Outcome (Desfecho) ◦Eficácia no controle da glicemia

8 Questão PICO Ajuda a operacionalizar as palavras-chave importantes para a pesquisa bibliográfica inicial sobre o tema a ser pesquisado Cada item pode ainda ser esmiuçado em um termo mais específico, por exemplo, “eficácia no controle da glicemia” pode ser traduzido para “valores normais de hemoglobina glicosilada”

9 Revisão da literatura Iniciar com a leitura de livros-texto e passar para revisões sistemáticas/metanálises sobre o tema e então para artigos originais Familiarizar-se com as principais bases de dados e os operadores utilizados em cada uma delas: treino!

10 Anteprojeto Expansão da questão de pesquisa Ajuda a organizar as idéias Princípio do projeto propriamente dito

11 Exemplo de anteprojeto. Adaptado de Hulley, 2008.

12 Atividade para casa Operacionalizar a questão de pesquisa em questão PICO Escrever o anteprojeto: ◦Título ◦Questão de pesquisa ◦O que houver já pensado em relevância CADA GRUPO DEVERÁ ENTREGAR A ATIVIDADE IMPRESSA E APRESENTÁVEL!

13 Referências Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady D, Hearst N, Newman TB. Delineando a Pesquisa Clínica, Uma Abordagem Epidemiológica. 3 a Ed., Porto Alegre: ArtMed, Haynes RB, Sackett DL, Guyatt GH, Tugwell P. Epidemiologia Clínica: Como Realizar Pesquisa Clínica na Prática. 3 a Ed., Porto Alegre: ArtMed, 2008.


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