A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Ergonomia? Ergonomia (do grego ergon: trabalho e nomos: lei) é a ciência do trabalho. Após a II Guerra Mundial, procurou-se aplicar o conceito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Ergonomia? Ergonomia (do grego ergon: trabalho e nomos: lei) é a ciência do trabalho. Após a II Guerra Mundial, procurou-se aplicar o conceito."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é Ergonomia? Ergonomia (do grego ergon: trabalho e nomos: lei) é a ciência do trabalho. Após a II Guerra Mundial, procurou-se aplicar o conceito de Ergonomia nas indústrias, afim de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e aumentar a produtividade. A Ergonomia tem sido recentemente considerada como a solução para os problemas relativos à saúde e segurança no trabalho. 2

3 3 Origem da Ergonomia No século 17, Ramazzini estuda as conseqüências do trabalho para a saúde; Tipos de problemas: oculares, de postura, de manuseio de cargas pesadas, mental, etc.; No século 20, Taylor propõe um método para gestão das fábricas, cujo objetivo era o rendimento máximo do homem no trabalho; Jules Amar, também no século 20, apresenta as bases da ergonomia do trabalho físico: efeitos da fadiga e ambiente.

4 4 Objetivos da Ergonomia A melhoria das condições de trabalho tem dois objetivos: 1. Conforto e a saúde dos trabalhadores, evitar os riscos de acidentes e doenças, e reduzir as fontes de fadiga; 2. Eficiência na utilização de ferramentas ou na operação de um sistema. A ergonomia também pode ser utilizada na produção e desenvolvimentos de novos produtos, com a distribuição espacial em ambientes de trabalho e ferramentas adequadas para a fabricação do produto, por exemplo.

5 Objetivos da Ergonomia 5

6 6 Conceitos Básicos Diversidade e variabilidade dos indivíduos e das situações: considerar as diferentes características físicas, de experiências e formação, e ritmos biológicos. Diferenças entre tarefa e atividade: tarefa é tudo que define o trabalho de cada um, e atividade é o trabalho real da pessoa. As estratégias operativas visam a não variabilidade do processo.

7 Conhecimento sobre o homem Conhecimento científico sobre o homem: antropometria, ou seja, a adaptação das dimensões de um equipamento para a maioria das pessoas. 7

8 8 O ambiente físico Podem gerar desconforto ou incômodo, sofrimento, doença, ou ao contrário. Variáveis: 1. Ruído; 2. Temperatura; 3. Iluminação.

9 9 O trabalho Trabalho físico; Trabalho mental.

10 10 Método para estudar o trabalho Observação dos comportamentos; Entrevistas; Resultados.

11 11 A ergonomia em processo de concepção Ao se projetar novos objetos ou máquinas é importante levar em consideração a atividade dos futuros operadores.

12 Conclusão A ergonomia visa a adaptação das tarefas ao homem; O homem não deve ser dividido em partes; Considerar o trabalhador como sujeito no seu trabalho; Deve-se conhecer bem o procedimento de trabalho para o diagnóstico da situação, desenvolver a concepção e soluções; Aumento da produtividade através do bem-estar; 12

13 13 Integrantes Cleivan Augusto Bianchin Edilson de Oliveira Fonseca Felipe Bortoleto Martins Fernando Augusto Custódio Faria Hélio Lopes Moralez Filho Jair Eduardo Alves Mendes Oscar Takeshi Tiago Batista Pinto


Carregar ppt "O que é Ergonomia? Ergonomia (do grego ergon: trabalho e nomos: lei) é a ciência do trabalho. Após a II Guerra Mundial, procurou-se aplicar o conceito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google