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Seis Sigma Conceitos Introdutórios. A Visão de Jack Welch Acho que o grande problema do 6Sigma é que muitas empresas ainda não o compreenderam bem e ainda.

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1 Seis Sigma Conceitos Introdutórios

2 A Visão de Jack Welch Acho que o grande problema do 6Sigma é que muitas empresas ainda não o compreenderam bem e ainda não sabem como transmiti-lo a todo seu pessoal. Se examinarmos esse conceito, veremos que há dois tipos de 6-Sigma. Um é para os tecnólogos, ideal para projetar novos e sofisticados produtos. Trata-se do tipo estatístico, importantíssimo para promover inovações que dão certo já da primeira vez, sem erros. Mas em geral as pessoas ficam pasmas, com sono e mortalmente entediadas com as estatísticas desse 6-Sigma. É insuportável; é quase como ir ao dentista. Por outro lado, você pode explicar o 6-Sigma para 350 mil funcionários apenas como variação, pois, em sua forma mais simples, 6-Sigma significa: Quero que tudo saia sempre do mesmo modo, sem variação; quero que o cliente receba o que desejar, como desejar e quando desejar. Esse é o segundo tipo que interessa às empresas. HSM Management - novembro-dezembro 2003

3 Foi durante um Passeio pela Galeria- na qual as equipes explicavam seu progresso a lideres da empresa – que o principal executivo da empresa começou a desafiar um dos lideres da equipe. Se você pensa que este é o problema, disse o executivo, por que você não...? e sugeriu uma solução. O líder da equipe tentou explicar que suas analise e dados eram preliminares e que mais trabalho seria necessário pra confirmar suas suspeitas. O executivo insistiu ao longo de mais vários minutos, entretanto, argumentando em favor da solução que propusera. Face ao interrogatório do chefe do chefe do chefe do chefe, o líder de equipe tornava-se cada vez mais embaraçado e inseguro quanto a como responder. Naquele momento, num ato de coragem corporativa, um dos faixas-pretas da empresa, um gerente de serviços financeiros que havíamos treinado como coach das equipes Seis Sigma, literalmente se interpôs entre o principal executivo e os gráficos da equipe. Declarou, em essência: Nós não vamos simplesmente nos atirar em uma solução porque estamos utilizando o processo Seis Sigma! O líder da empresa imediatamente reconheceu seu erro. Em vez de se zangar, riu e desculpou-se. Mais tarde, dirigindo-se a todo o grupo, ele contou a historia e elogiou o faixa-preta por ter defendido a Estratégia Seis Sigma. Nós não estamos mais no modo Just Do It, disse ele. Dedicar tempo à compreensão de um problema e um processo antes de consertá-lo é melhor – mas vocês podem ter que nos lembrar de tempos em tempos até nos acostumarmos a este novo caminho. (Pande, 2001, Prefácio XI) Six Sigma!

4 para Medição de Qualidade Programa para Medição de Qualidade Processo para Melhoria Contínua Método para Condução de Projetos Facilitador para Mudança Cultural Six Sigma! 6Sigma pode ser usado como:

5 Medição de Qualidade 6 Sigma é um Programa de Qualidade baseado em estatística É uma metodologia rigorosa para melhorar o controle de processo. Six Sigma!

6 Exemplo de Manufatura Medição de Qualidade Produção Lâmina de Aço Espessura é um CTQ (Parâmetro Crítico para Qualidade) Espessura Nominal = 1,00 mm Mínimo = 0,95 mm Máximo = 1,05 mm Perda de Produção Média = 100 m / rolo Problema ou caso de negócio

7 Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Clientes esperam 1,00 mm Limite Superior Limite Inferior Mas permitem alguma variação dentro da Faixa de Especificação Espessura Nominal 1,00 mm Não Menor Que 0,95 mm Não Maior Que 1,05 mm Medição de Qualidade

8 Espessura Não Menor Que 0,95 mm Não Maior Que 1,05 mm Medições Reais com Micrômetro Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior 1,00 mm Medição de Qualidade

9 Espessura Há grande Variação Gerando Perdas Perdas (como identificá-las no gráfico?) Não Menor Que 0,95 mm Não Maior Que 1,05 mm Perda Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Medição de Qualidade

10 Revendo uma Estatística Básica Espessura Média = 0,993 mm Desvio Padrão = 0,025 mm Média 0,993 mm Desvio Padrão 0,025 mm Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Na Média está OK – O Problema é a Variação Medição de Qualidade A média pode ser considerada boa? Por quê? E a variação?

11 Quão Capaz é o Processo de Produzir dentro da Especificação ? Sigma = Faixa de Espec / 2* DP = 0,10 / 0,05 = 0,10 / 0,052= Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Desvio Padrão 0,025 mm Faixa de Especificação (limite superior – inferior) (1,05-0,95) 0,10 mm Limite Superior Limite Inferior Medição de Qualidade Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo O que fazer para melhorar a capacidade do processo?

12 Desvio Faixa Esp 2 0,10 mm 0,025 mm Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Medição de Qualidade

13 Desvio Faixa Esp 3 0,10 mm 0,017 mm Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Medição de Qualidade

14 Desvio Faixa Esp 4 0,10 mm 0,012 mm Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Medição de Qualidade

15 Desvio Faixa Esp 5 0,10 mm 0,010 mm Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Medição de Qualidade

16 Desvio Faixa Esp A Perda de Produção está Significativamente Reduzida! 6 0,10 mm 0,008 mm Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Medição de Qualidade

17 A Perda de Produção está Significativamente Reduzida! Por quê? Se todas as medições estiverem dentro do limite inferior e superior a qualidade do processo pode ser considerada boa? Não seria melhor se estivessem o mais próximo possível da Espessura Nominal? Por quê? Sim, quanto mais próximo dela menor a chance de ocorrer desvios significativos que afetem a qualidade final do produto. O ideal é fugir da proximidade dos limites (qualquer variação no processo, por menor que seja, afeta o resultado. Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Superior Limite Inferior Medição de Qualidade

18 Exemplo Comercial Medição de Qualidade Prazo de entrega de produtos O Prazo é um CTQ (Parâmetro Crítico para Qualidade) Prazo Normal = 24 horas Mínimo= 16 horas Máximo= 28 horas Atender os requisitos do cliente é chave para manter o negócio

19 Exemplo Comercial – Prazo de Entrega Clientes esperam receber produtos em 24 horas Mas permitem alguma variação Tempo esperado 24 horas Limite Superior Limite Inferior Não Menor Que 16 horas Não Maior Que 28 horas Medição de Qualidade

20 Prazo de Entrega Não Menor Que 16 Não Maior Que 28 Medições Reais junto aos clientes Exemplo Comercial – Prazo de Entrega Limite Superior Limite Inferior 24 Medição de Qualidade Média: 23 horas Desvio Padrão: 4 horas

21 Prazo de Entrega Não Menor Que 16 Não Maior Que 28 Exemplo Comercial – Prazo de Entrega Limite Superior Limite Inferior 24 Medição de Qualidade Medições Reais junto aos clientes Média: 23 horas Desvio Padrão: 4 horas Cliente Insatisfeito 4% Abaixo 11% Acima

22 Não Menor Que 16 Não Maior Que 28 Exemplo Comercial – Prazo de Entrega Limite Superior Limite Inferior 24 Medição de Qualidade A metodologia 6 Sigma ajuda a descobrir as causas da grande variação e eliminá-las 4% Abaixo 11% Acima

23 Não Menor Que 16 Não Maior Que 28 Exemplo Comercial – Prazo de Entrega Limite Superior Limite Inferior 24 Medição de Qualidade A metodologia 6 Sigma é uma caixa de ferramentas que nos ajuda na busca da causa raiz dos problemas

24 Medição de Qualidade O 6 Sigma é uma caixa de ferramentas... O importante é saber qual usar na hora certa 6 Sigma Pareto Mapas do Processo DOE FMEA Causa e Efeito CEP QFD

25 Limite Superior Limite Inferior 2 Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Faixa deDesvioNível % Especif.PadrãoSigmaDentro Medição de Qualidade Sigma = Faixa de Espec / 2* DP Faixa de Especificação = (limite superior – inferior)

26 Limite Superior Limite Inferior 3 Faixa deDesvioNível % Especif.PadrãoSigmaDentro Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Medição de Qualidade Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

27 Limite Superior Limite Inferior 4 Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Faixa deDesvioNível % Especif.PadrãoSigmaDentro Medição de Qualidade Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

28 Limite Superior Limite Inferior 5 Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Faixa deDesvioNível % Especif.PadrãoSigmaDentro Medição de Qualidade Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

29 Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Faixa deDesvioNível % Especif.PadrãoSigmaDentro Limite Superior Limite Inferior 6 Medição de Qualidade Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

30 Faixa deDesvioNível % Especif.PadrãoSigmaDentro Nível Sigma é uma Medição de Capacidade de Processo Limite Superior Limite Inferior 6 Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Medição de Qualidade

31 Processo Para Melhoria Contínua 6 Sigma dá uma abordagem baseada em processo para melhoria contínua. Pode ser usado em qualquer processo de negócios Six Sigma!

32 Três Rotas para escolher : 1) Controle Melhorado Definir D Medir M Analisar A Melhorar I Controlar C Processo Para Melhoria Na Média o Processo é Ótimo - os problemas estão na Variação

33 Três Rotas para escolher : Definir D Medir M Analisar A re-Projetar D Verificar V A Média precisa Melhorar – Problema Estrutural c/ Processo e/ou Projeto A Média precisa Melhorar – Problema Estrutural c/ Processo e/ou Projeto 2) Reprojeto Processo Para Melhoria

34 Design For Six Sigma Três Rotas para escolher : Desenvolver Novo Processo - Criando Processo com Capacidade 6 Sigma DFSS 3) Novo Processo Processo Para Melhoria

35 Facilitador para Mudança Cultural Para ser bem sucedido, 6 Sigma requer uma mudança radical na forma que a organização trabalha. A Liderança do Negócio e 6 Sigma podem juntos transformar uma empresa Six Sigma!

36 As empresas estão constantemente em alerta para ganhar competitividade, utilizando ferramentas já consagradas como armas para vencer a concorrência. Apesar do enfoque em formas inovadoras de criar produtos e prestar serviços, uma constante permanece: as empresas que oferecem produtos e serviços de melhor qualidade sempre vencem a concorrência. O método Seis Sigma de melhoria é uma abordagem testada e aprovada em várias partes do mundo, e que tem sido eficaz em ajudar as empresas a dominarem sua concorrência (ECKES 2001, p.15). Six Sigma! [...] é importante o reconhecimento da necessidade de gerenciar a mudança da cultura em decorrência do método Seis Sigma. A aplicação desse método envolve uma transformação cultural para lidar com fatos e dados. Para algumas empresas, essa transformação significará uma mudança radical em suas práticas de gestão. Por essa razão, espera-se que surjam resistências. (ECKES, 2001, p. 14)

37 A empresa Novelis entende que mais que alavancar resultados financeiros, a principal função do programa Seis Sigma é criar uma cultura permanente de melhoria contínua em todos os níveis, sendo as bases o inconformismo com desperdícios e a crença que sempre podemos fazer melhor (SEIS SIGMA SUMMIT 2007). Six Sigma! Em 2001, a ALL - América Latina Logística iniciou a implantação do Programa Seis Sigma na sua gestão, praticando o seu valor "metodologia e qualidade para melhorar sempre". Desde então, o programa passou por algumas mudanças estruturais visando à adequação de perfil e melhor aproveitamento. Apesar das mudanças, o programa se enraizou na companhia, passando a fazer parte da cultura da empresa o uso do Seis Sigma por nossos "faixa preta em solução de problemas." (SEIS SIGMA SUMMIT 2007).

38 [...] para que a metodologia do Seis Sigma funcione, todos os níveis da empresa precisam estar ativamente envolvidos. A Gestão de Processo do Negócio é o veículo pelo qual o envolvimento das pessoas é iniciado e mantido. (ECKES, 2001, p.264). Uma das definições do Seis Sigma é técnica – mensuração do nível de satisfação dos clientes. Uma outra definição é cultural – conseguir que todas as pessoas na empresa desenvolvam e aperfeiçoem uma busca constante e contínua pela perfeição. (ECKES, 2001, p.52). [...] a mudança precisa ser iniciada no topo da organização. A mudança mais crucial em uma organização para implementar o Seis Sigma com sucesso é que a liderança gerencial - os CEOS e seu staff - esteja convencida e necessite que o Seis Sigma seja a solução para movimentar seus negócios (PEREZ, 1999, p. 211). Six Sigma!

39 [...] um padrão bastante comum entre as pessoas é que a maioria delas associa mudanças a perdas e quando isso acontece, fica claro por que existe resistência às mudanças. Existe até um componente biológico na resistência. O que o corpo faz quando recebe um transplante de coração? Mesmo que esse coração novo e saudável signifique a diferença entre a vida e a morte, o corpo tenta rejeitá-lo (ou seja, resistir a essa mudança), optando pela manutenção do coração velho e doente. Se a mudança está associada à perda, as pessoas só a aceitarão se duas coisas forem mostradas a elas: primeiro, que haja uma necessidade de mudança (senão a organização poderá morrer); segundo, que haja um ganho para o indivíduo afetado pela mudança. Em outras palavras, deve haver um OQEGCI (o que eu ganho com isso), para que o indivíduo resolva ser apoiador da mudança. (ECKES, 2001, p.198). Six Sigma!

40 Abordagem Fundamentalmente Diferente Facilitador de Mudança Antes do 6 Sigma: 1)Inspecionar o produto 2)Tratar os sintomas percebidos como causas 3)Iniciar ações para eliminar os sintomas Difícil de atingir melhoria sustentável a longo prazo Com 6 Sigma : Sustentável via Controle em processo - sem Inspeção 1)Medir saída do processo & analisar dados 2)Identificar as causas raízes (foco na causa e não no sintoma) 3)Descobrir relações quantitativas entre a saída e as variáveis do processo (y = x1 + x2 +...) 3)Desenvolver & implementar plano de controle

41 Inspecionar o produto é seguro ?Inspecionar o produto é seguro ? Quais são os problemas e impactos causados pela inspeção ?Quais são os problemas e impactos causados pela inspeção ? Inspeção de Produto

42 Champions (Part-Time) Master Black Belts (MBB) Black Belts (BB) Green Belts (GB) Champions (Part-Time) Master Black Belts (MBB) Black Belts (BB) Green Belts (GB) Funções Seis Sigma Facilitador de Mudança

43 Lucratividade Significativamente Maior Processos Mais Simples - Velocidade Foco Real no Que o Cliente Quer Maior Satisfação do Empregado Lucratividade Significativamente Maior Processos Mais Simples - Velocidade Foco Real no Que o Cliente Quer Maior Satisfação do Empregado O Que é 6 Sigma É Atingir Resultados

44 PERGUNTAS: Six Sigma!!!


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